Essas duas atividades liberam o hormônio do amor no casamento

Descubra maneiras de fazer com o que o hormônio do amor seja liberado no seu organismo e no de seu cônjuge, e prepare-se para os resultados! 

Fernanda Gonzales Casafús

Passar o tempo livre em casal pode ajudar muito a fortalecer a relação, no que se refere a realizar atividades que estimulem os sentidos e nos fazem relaxar, longe da vida cotidiana. 

Segundo os especialistas, há duas atividades que são particularmente excelentes para liberar ocitocina, também conhecido como o “hormônio do amor”.  Essas atividades são: pintura e jogo de tabuleiro. O que você acha? 

Pintar e jogar 

estudo, realizado pela Universidade de Baylor e publicado na revista científica Journal of Marriage and Family, levou em conta vinte casais que preencheram um questionário sobre sua vida familiar ou convívio. 

Esses casais foram separados em dois grupos. Um deles pintou por uma hora, enquanto o outro jogava jogos de tabuleiro. Os resultados mostraram que os níveis de ocitocina aumentaram durante a realização dessas atividades. 

O estudo concluiu que o hormônio do amor é liberado durante as atividades recreativas do casal, e algumas atividades podem fazer com que mais ocitocina seja liberada do que outras. Os fatores determinantes para isso são: o toque e o fato de essa atividade ser uma novidade. 

Advertisement

O hormônio do amor 

Você certamente já ouviu falar da ocitocina. Esse hormônio que nos deixa repletos de amor quando nasce um filho, e circula em nosso corpo quando amamentamos, abraçamos, beijamos e acariciamos. 

A ocitocina é gerada pelo hipotálamo e é responsável pelo sentimento de apego a nossos filhos nos seus primeiros minutos de vida, assim como pelo estímulo sexual no casamento. Também pelo controle da ansiedade e do estresse. 

O hormônio é secretado mediante estimulação externa. Quando é liberado no corpo, uma série de mecanismos químicos são desencadeados no cérebro, produzindo diversas reações, entre elas, a sensação de prazer que é tão associada a esse hormônio. 

Aumentar o amor, liberar o estresse 

Pintar e jogar jogos de tabuleiro podem parecer atividades simples para se fazer em casal, mas podem ajudar grandemente a fortalecer o vínculo. Além delas, há muitas outras coisas que podemos fazer para liberar o hormônio do amor. 

Segundo publicação da revista médica Psychoneuroendocrinologya ocitocina é gerada no corpo por meio de estimulação natural. Levando em consideração que esse hormônio é gerado como resposta muito positiva ao nosso estado de humor, relacionamento com os outros e controle da ansiedade, deveríamos realizar atividades que promovem a sua produção. 

Advertisement

Qualquer comportamento que seja positivo e gratificante para nós resultará na liberação de ocitocina no cérebro, o que, automaticamente, nos dará uma sensação de bem-estar.  

Se quer se sentir mais confortável com aquelas coisas cotidianas que vocês fazem a dois, você deve prestar mais atenção a todas as atividades que geram alegria, pois elas resultam em um vínculo maior consigo mesmo e com os outros. 

Mais atividades para liberar o hormônio do amor 

Quem está em um relacionamento de muitos anos sabe que inovação e criatividade desempenham um papel fundamental no casamento para que a chama do amor e da paixão não se apague. 

Portanto, se você chegou até aqui, provavelmente é por estar interessado em saber quais são as atividades que liberam ocitocina no casamento, para promover o vínculo e fortalecer a relação/ 

Além de conseguir pincéis, tintas e jogos de tabuleiro, você pode tentar também outras atividades, se quiser tornar o momento a dois romântico e, ao mesmo tempo, divertido. 

Advertisement

Contato físico 

As carícias, os abraços e beijos estão no pódio, em termos de liberação de ocitocina no organismo. Não se trata apenas de intimidade sexual, mas de gestos de carinho ao longo do dia, como dar as mãos, um tapinha nas costas de apoio, um beijo de despedida. 

Todo contato físico no casamento aumenta e fortalece o vínculo diariamente. Não se esqueça de expressar seu amor por meio desses gestos tão lindos e necessários. 

Palavras de apoio 

Ouvir o outro melhora muito o vínculo, é uma boa maneira de liberar ocitocina e aumentar a confiança. Quando escutamos a pessoa amada, concentramo-nos em apoiá-la e oferecer-lhe palavras de encorajamento, nosso cérebro recebe um sinal de prazer, que estimula os bons sentimentos em relação ao outro. 

É de suma importância para a relação nutrir o hábito de ouvir um ao outro. Não se esqueça de dedicar o tempo necessário. 

Exercícios 

Os exercícios físicos são um excelente ativador de ocitocina e, se praticados em casal, melhor ainda. Ao nos exercitar, liberamos endorfinas e ocitocina, que estão relacionados à sensação de felicidade e prazer. 

Advertisement

Fazer exercícios a dois pode ser muito divertido, uma vez que permite que estejamos juntos em um ambiente descontraído, sentindo que estamos fazendo algo “juntos”. Sair para correr, dar uma caminhada ou jogar uma partida de tênis podem ser atividades reconfortantes, capazes de fazer aumentar o amor no casamento. 

Desabafar 

Chorar e nos apoiar no cônjuge também pode fazer aumentar a produção de ocitocina, uma vez que sentimos o enorme consolo que esperávamos encontrar nos braços de quem amamos. 

Quer estejamos de um lado ou de outro, é sempre bom sentirmo-nos à vontade para expor o que sentimos a quem amamos. Chorar pode ser uma atitude libertadora, que nos ajuda a eliminar o estresse e acalmar nossas ansiedades e medos. 

Praticar atos de caridade 

O serviço ao próximo é uma boa atividade para realizar em casal, pois também favorece a liberação do hormônio do amor. Sentir que estão fazendo algo pelos outros pode encher o casal de alegria e compaixão, não apenas pelos outros, mas também entre si. 

Oferecer-se como voluntário, seja para ajudar em asilos ou orfanatos, ou em diferentes causas, pode ser um grande objetivo comum que irá uni-los como casal. 

Advertisement

Como pode ver, liberar o hormônio do amor pode ser tanto cotidiano quanto divertido. Trata-se de fazer coisas em casal que gere prazer, aumente o amor e a confiança. Aderir à prática de atividades que favoreçam a liberação de ocitocina no corpo trará benefícios a nível pessoal e de casal. Ouça seu coração e mãos à obra! 

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Estas dos atividades liberan la hormona del amo en la pareja 

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.