Esperar mudança no outro é contraproducente por esta simples razão

Uma desavença com minha colega de trabalho me fez enxergar a maneira correta de provocar uma mudança em uma situação que estava ficando insustentável.

Diana Cantor Martinez

Uma enxurrada angustiante de más notícias tem inundado a mídia ultimamente. As redes sociais estão repletas de manchetes e compartilhamentos sobre rumores de guerra, corrupção no alto escalão de vários países, vírus e suas variantes, catástrofes naturais, insensibilidade do ser humano em relação ao meio ambiente, entre outras coisas. Ao mesmo tempo, são organizadas marchas, protestos e manifestações para gerar conscientização sobre vários temas, com o propósito de gerar mudança de mentalidade e atitude. 

Todos nós esperamos que o mundo mude, que nosso cônjuge mude, que nossos filhos sejam diferentes, que nossos colegas de trabalho um dia mudem. No entanto, poucos pensam em mudar a si mesmos. Este seria um bom começo!

Eu queria que ela mudasse

Há alguns anos, trabalhei em uma empresa como gerente de setor. Entre minhas colegas havia uma bastante difícil de se lidar, lembro que poucos queriam interagir com ela, inclusive eu. Embora o meu trabalho e o dela estivessem interligados, tudo era feito através da minha assistente. Assim, evitávamos o contato que, ao meu ver, parecia melhor evitar.

Um dia, minha assistente ficou doente e tirou licença médica durante uma semana. Sem outra alternativa, tive que trabalhar com a outra gerente. As coisas começaram um pouco tensas e foram piorando. Um dia, passamos uma manhã inteira discutindo uma diferença de números. O desgaste emocional foi muito grande para nós duas, e tínhamos trabalho atrasado porque não conseguíamos chegar a um acordo.

Favorecer a mudança

Exaustas, resolvemos parar para almoçar, cada uma para o seu lado. Durante o almoço, refleti um pouco sobre minha atitude. Percebi que eu estava demonstrando muita resistência e que tudo o que eu queria era que as coisas fossem feitas do meu jeito. 

Advertisement

Voltando do almoço, antes de começar, eu disse: “Você quer um sanduíche?” Ela ficou realmente surpresa, mas aceitou de bom grado. A próxima coisa que eu disse, quando o sanduíche foi trazido para nós, foi: “Estamos discutindo esse mesmo processo há horas e precisamos avançar. Então, gostaria que experimentássemos da maneira que você propôs. Se não der certo, podemos fazer do jeito que eu propus”. Ela aceitou sem hesitar e, para sua sorte, as coisas saíram do jeito que ela havia proposto.

É incrível como uma simples mudança em nós mesmos pode mudar determinada situação. Nunca espere que a mudança venha do outro. Quando algo não estiver dando certo, dê você o primeiro passo. Isso é aplicável em qualquer relacionamento: no casamento, com os filhos, com a família, na comunidade de maneira geral. 

Abaixo estão três coisas que você precisa para favorecer uma mudança em uma situação:

1. Deixe de lado o orgulho

Para dar um passo à frente em qualquer situação que precisa mudar, é preciso deixar de lado o orgulho e o desejo de querer ter sempre razão. 

O medo de expor uma imperfeição pode levar as pessoas a se apegarem a algo, a permanecerem no erro. Não há nada de errado em aceitar que estamos errados ou que a razão não está do nosso lado; pelo contrário, é um ato generoso que nos une ao outro pela empatia.

Advertisement

2. Seja o primeiro a ceder

Diante de uma situação inamovível que ameaça tornar-se num muro difícil de derrubar, seja você o precursor, o primeiro a ceder. Seja o líder de uma mudança, por menor que seja. Seja o primeiro a ceder o assento, a juntar uma embalagem caída no chão – mesmo que não tenha sido você quem a deixou cair, a interromper uma discussão e se desarmar, a pedir desculpas, a assumir a responsabilidade.

3. Olhe para dentro de si

Parar de apontar o dedo e olhar para nós mesmos é necessário para avançarmos a uma direção diferente, que abra caminho para a mudança. É fundamental refletir sobre a responsabilidade que temos na situação atual e a mudança que ela requer.

Mudar é uma decisão pessoal. Você não pode mudar seu marido, seus filhos, seu chefe nem seus pais. Você não pode mudar o mundo. Mas o paradoxo é que, ao iniciar uma mudança em si mesmo, muitas coisas podem mudar, tornando-se diferentes. 

Quando penso no que mencionei na introdução deste artigo, acredito que ainda temos a possibilidade de mudar as circunstâncias pessoais que cercam nossas vidas e, dessa forma, impactar a sociedade e o mundo de maneira geral. Ainda é possível que isso aconteça. A mudança nasce em você!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Quiero que los demás cambien

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Diana Cantor Martinez

Hay un momento de la vida en que descubrimos que necesitamos un cambio para poder avanzar y crecer reconoce el momento y no pierdas la oportunidad.