Especialistas dão 6 motivos reais para manter sua casa arrumada

A bagunça em sua casa pode te afastar daqueles que você mais ama. Portanto, você deve conhecer as razões para mudar isso e ter uma vida mais harmoniosa. 

Adriana Acosta Bujan

Se você mantiver a sua casa limpa, coisas boas virão”. Minha mãe vivia me dizendo essa frase para incutir em mim o bom hábito da limpeza. Lembro-me de que, desde muito jovem, todo fim de semana eu tinha que limpar meu quarto, recolher meus brinquedos, tirar o pó dos móveis, varrer e arrumar minhas roupas. 

Quando minha mãe morreu, continuei aplicando esses ensinamentos junto com minha irmã e meu pai; nós três nos organizávamos com as tarefas domésticas, para manter um ambiente saudável para todos. Sem exagero, posso afirmar que a casa ficava brilhando. 

No entanto, quando me casei, tudo mudou radicalmente, já que meu marido não é uma daquelas pessoas que colaboram com o trabalho doméstico. Talvez por causa de sua educação ou costumes que recebeu na infância. Essa situação nos levou a ter muitos conflitos no relacionamento. 

De um lado estou eu, sentindo-me incompreendida, levando todo fardo de responsabilidades, e, do outro lado, meu marido, dizendo-me que ninguém está me forçando a limpar e que sou exagerada.

 

Advertisement

Uma conquista de cada vez 

Talvez eu possa estar exagerando em relação à limpeza e ordem; mas, na verdade, é importante ensinar esse hábito, já que a bagunça não causa apenas contratempos para encontrar as coisas necessárias, mas também problemas de saúde, como estresse, depressão ou ansiedade. Também causa conflitos nas relações sociais e conjugal. 

Eva Selhub, autora de Your Health Destiny, diz que, ao ter bagunça em casa, as pessoas estão mais propensas a desenvolver mecanismos de enfrentamento, como encontrar consolo na comida, ou comer em excesso, contribuindo para distúrbios alimentares. 

Portanto, para evitar essas e outras consequências, você deve levar em conta essas razões que o motivarão a manter um espaço limpo e arrumado. 

1. Adeus ao estresse! 

A pia cheia de louças sujas, uma enorme pilha de roupas, papéis bagunçados, brinquedos por toda parte, poeira acumulada em todos os cantos, assoalho com aparência opaca e cheios de sujeira; é claro que isso deixa qualquer um estressado, uma vez que a bagunça leva a pensar nas tarefas que ficaram por fazer. 

Um estudo mostra que a bagunça faz com que as pessoas tenham um baixo nível de cortisol, o que causa depressão, ansiedade e transtornos do humor. Quando você tem uma lista de pendências para fazer e não consegue finalizá-las, isso causará estresse, até mesmo dificuldade para dormir. 

Advertisement

O que deve fazer? Você pode começar tirando do seu campo de visão todos os objetos que não são necessários ou que você não usa com frequência. Desta forma, você começará a ter mais espaço e a limpeza será mais fácil. 

2. Melhores resultados 

Muitas vezes, culpamos as crianças por tirarem notas baixas, até mesmo as punimos, proibindo qualquer coisa, contanto que estudem para aumentar as notas. No entanto, o baixo desempenho escolar pode ser causado pela desordem que há em casa. 

Isso acontece quando você não tem um lugar exclusivo para trabalhar ou fazer lição de casa, pois, obviamente, você acaba escolhendo qualquer espaço, como a sala de jantar ou a mesa da cozinha, o sofá na sala ou a cama, entre outros. Isso tornará difícil a concentração, pois faz com que se perca facilmente a atenção, afetando também a memória e a percepção, tornando-o menos produtivo. 

Portanto, é aconselhável ter um espaço especial e único ao realizar qualquer trabalho, para processar melhor as informações. Isso ajudará você e seus filhos a obterem melhores resultados e alcançar as metas desejadas. 

3. Mais energia 

Especialistas dizem que a bagunça provoca cansaço e fadiga física e mental. Há, inclusive, uma conexão direta com a falta de sono. Portanto, você se sentirá exausto apenas observando o caos que tem em casa. 

Advertisement

Então, prepare-se mentalmente e estabeleça um dia para a limpeza. Você pode até mesmo motivar-se ouvindo sua música favorita. Ao fazê-lo, você se encherá de energia, proporcionando à sua família um ambiente saudável, seguro e cheio de coisas positivas. Além disso, você se sentirá menos irritada e mais produtiva. 

 

4. Boas decisões 

Viver é ter de tomar decisões, boas ou ruins, fazemos isso a todo momento. Quando a casa está desorganizada e suja, é provável que você tenha dificuldade tomar decisões acertadas, já que o caos nos leva a ter pensamentos instáveis. Portanto, você pode não encontrar facilmente soluções para os problemas. 

Recomenda-se começar a limpeza pelo quarto, onde as decisões são geralmente tomadas em casal. 

5. Melhores relacionamentos 

Quando a casa é bagunçada, é muito provável que o número de visitas de amigos ou familiares fique reduzido. E não necessariamente porque tenham casas limpas e organizadas, mas pela possibilidade de contraírem alguma doença, especialmente respiratória ou alérgica. 

Advertisement

Talvez você já tenha se acostumado a não receber visitas com frequência, no entanto, “ser sociável” faz parte da vida. Além disso, você saberá que os amigos são indispensáveis para se sentir bem. Então, mexa-se e comece e limpe o seu espaço, não apenas para os seus amigos, mas também para a sua família e para você mesma. 

6. Amor e harmonia 

Quando decidir fazer uma mudança radical no quesito limpeza da casavocê verá mais harmonia familiar, além uma melhora nos relacionamentos e na comunicação com o cônjuge e seus filhos. 

Caso se sinta sobrecarregada pelo peso das responsabilidades (como no meu caso), não se esqueça de começar a delegar funções e tarefas para cada membro da família. Desta forma, você estará incentivando-os a desenvolver o bom hábito da limpeza e contribuindo para que todos da casa se sintam mais felizes por estarem em um lugar agradável. 

Não importa se a sua casa não brilhe como ouro, por mais arrumada que possa estar. Basta limpá-la sem cometer exageros. Sua vida e a de sua família serão beneficiadas,promovendo união e fortalecendo o vínculo entre vocês. 

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Lo dicen los expertos: 6 razones reales para tener ordenada tu casa

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.