Especialistas apontam 5 imprudências que estão destruindo as suas costas

Estes erros podem causar desde dores temporárias a graves alterações estruturais da coluna vertebral.


Erika Strassburger

Há algo mais limitador do que um mal jeito no pescoço, uma dor na lombar ou dor em qualquer região das costas? Especialistas apontam 5 erros comuns que causam desde dores temporárias a graves alterações estruturais da coluna vertebral:

1. Má postura no uso de smartphone e tablet

Uma matéria publicada no The New York Times mostra que, segundo o estudo feito pelo fisioterapeuta Steve August da Nova Zelândia, inclinar o pescoço para frente para usar o celular está arruinando a coluna das pessoas, principalmente dos adolescentes. Os médicos estão identificando sérios problemas posturais, visto antes apenas em idosos.

O mesmo se aplica ao uso do tablet, de acordo com este artigo publicado no Harvard Medical School. “Seu pescoço abriga o topo da sua coluna, que é uma pilha de pequenos ossos chamados vértebras cervicais. Os pesquisadores determinaram que segurar um tablet muito baixo em seu colo pode forçar essas vértebras e os músculos do seu pescoço curvam-se demais para frente, causando tensão e até mesmo lesões de músculos, nervos, tendões, ligamentos e discos da coluna vertebral.”

2. Postura inadequada ao usar o computador de mesa

Monitor muito baixo, teclado muito alto, corpo curvado para frente são alguns erros comuns que podem comprometer seriamente a sua coluna. Este site de Orientações Médicas mostra quais cuidados se deve ter ao sentar-se em frente ao computador, especialmente para quem o usa durante várias horas ao dia:

  • O monitor dever estar na mesma altura dos olhos, para que a cabeça e o pescoço fiquem retos.

  • As costas precisam estar totalmente apoiadas no encosto da cadeira.

  • O antebraço e as mãos devem estar em linha reta, com o cotovelo junto ao corpo.

    Advertisement
  • As pernas devem ficar em um ângulo próximo aos 90° e os pés totalmente apoiados em uma superfície (no chão ou em um banco)

A imagem abaixo mostra a postura ideal.

3. Uso inadequadamente do notebook

De acordo com um artigo publicado no site The Guardian, uma pesquisa feita com 1.000 adultos no Reino Unido mostrou que 79% das pessoas que trabalham com notebooks queixam-se que esse aparelho está fazendo mal à sua saúde. Apesar das facilidades que eles proporcionam, em comparação aos computadores de mesa, a saúde de seus usuários tende a ser mais prejudicada.

Sobre usar o notebook na cama, os especialistas são unânimes em afirmar que não há posição satisfatória; uma ou outra parte do corpo acaba sendo afetada. Mas a saúde pode ser poupada através de algumas adaptações, quando usado no colo ou sobre a mesa. O vídeo abaixo mostra o que pode ser feito:

4. Dormir em qualquer posição e em qualquer lugar

A pior posição para dormir é a de bruços, afirmou o ortopedista Ivan Rocha em uma entrevista ao programa Bem Estar. O médico salientou que essa posição prejudica a rotação do pescoço e pode causar torcicolo, lesões e inflamações. Além disso, usar travesseiro e colchão deformados por um período considerável de tempo causa má postura e inflamações, além de agravar os problemas de coluna que já existem.

As imagens abaixo indicam as maneiras corretas e incorretas de se dormir, de barriga para cima e de lado:

5. Sedentarismo

O sedentarismo é um dos maiores vilões da dor nas costas. Segundo o ortopedista Nelson Barsam, em matéria publicada no site Hérnia de Disco, “a maioria das dores nas costas está relacionada com a falta de uma atividade física. (…) Com exercícios físicos coerentes a cada idade, é possível prevenir tais dores.”.

Se você não quiser desenvolver sérios problemas de coluna, comece desde já a corrigir sua a postura nas situações mencionadas acima, inclusive ao andar, sentar-se e agachar; e a inserir os exercícios físicos em sua rotina. Mas se o estrago já foi feito, procure um ortopedista ou reumatologista. Ele irá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento. Dependendo do caso, uma quiropraxista também poderá ajudar.

Para mais dicas de saúde

Toma un momento para compartir …

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.