Especialista deixa 4 dicas poderosas para pais aproximarem-se dos filhos

Você poderá criar um relacionamento saudável com seu filho sem muita dificuldade.

Stael Ferreira Pedrosa

A Dra. Laura Markham tem um currículo quilométrico no que concerne à relação pais e filhos. Ela é autora de vários livros sobre parentalidade, é Ph.D. em psicologia clínica na Universidade de Columbia, é coach de aconselhamento para pais. É expert em maternidade e gravidez, dando consultoria e aconselhamento a vários sites. Já foi entrevistada no rádio e na TV e, ainda por cima, é mãe de dois filhos.

A Dra. Laura está convencida de que os pais estão fazendo o trabalho mais difícil do mundo e sem ferramentas ou informações. Seu desejo, ela diz, é “mudar o mundo através do apoio aos pais. Uma família de cada vez”.

Em um artigo no Psychology today, ela dá valiosas dicas para melhorar a interação pais e filhos. Aqui, baseado no artigo, trazemos algumas de suas contribuições para fazer o trabalho mais difícil do mundo, que é criar nossos filhos.

O que se espera dos pais?

Certamente orientar os filhos, dar limites, estabelecer uma rotina, corrigir o mau comportamento. Isso tudo já sabemos, o que não sabemos e que a Dra. Laura quer deixar claro, que não é apenas isso. Temos que fazer tudo isso sim, mas a maneira como fazemos é que dirá se temos ou não um relacionamento saudável com nossos filhos.

Pesquisas têm mostrado que são as interações positivas que definirão se o relacionamento é saudável ou não, pois “são elas que criarão um saldo positivo na nossa conta de relacionamento”, afirma a doutora. E, segundo as pesquisas, são necessárias pelo menos cinco interações positivas para cada negativa se quisermos manter um relacionamento saudável e feliz que resista aos problemas cotidianos.

Advertisement

O que fazer para construir um relacionamento feliz com os filhos?

A dra. Laura sugere algumas atitudes diárias que ajudarão a construir um relacionamento saudável, feliz e duradouro:

1. Interações físicas

  • Aconchegue cada filho por 5 minutos logo que ele acorde.

  • Abrace cada um ao sair para a escola. Diga-lhe que não vê a hora de vê-lo novamente em casa e saber como foi seu dia. Diga “divirta-se”.

  • À noite, deite-se com cada um por algum tempo antes de dormir. Não precisa ser com todos. Cada noite com um deles e diga que os ama.

2. Presença

  • Tomem o café da manhã juntos e procure saber quais as expectativas deles para o dia.

    Advertisement
  • Encontre um tempo diário (15 minutos) para ficar com cada criança, apenas para demonstrar amor e estar juntos e brincar, conversar, construir um forte ou cabanas na sala – do jeito delas.

  • Escreva um bilhetinho amoroso e coloque no lanche deles.

  • Acompanhe-os até o ponto do ônibus da escola, ou cantem juntos no carro.

  • Desligue o celular para recebê-los quando chegarem em casa.

  • Ria de suas piadas.

    Advertisement
  • Façam uma guerra de travesseiros de vez em quando.

  • Conversem à mesa durante as refeições.

3. Ensino paciente

  • Em vez de gritar com eles para se apressarem em sua rotina pela manhã, capacite-os a serem responsáveis por si mesmos através de um cronograma ou gráfico ilustrado com cada tarefa. Apenas sorria e mostre o que fazer em seguida.

  • Quando brigarem, não tome partido. Apenas ouça a cada um com empatia e senso de humor, ajudando-os a encontrarem uma solução.

  • Veja cada birra como um pedido de socorro. Há sempre algo por trás de uma. Deixe-o confortável o suficiente para que seu filho se sinta seguro o suficiente para chorar e expressar todos seus conflitos internos.

    Advertisement
  • Lembre-se que atitudes devem ter limites, emoções não. Deixe-os expressarem seus sentimentos.

  • Leia para eles antes de dormir.

4. Demonstração de amor (em todas as formas)

  • Ao ajudar com as tarefas escolares, mostre bondade e encorajamento.

  • Demonstre empatia e bom humor mesmo quando não querem obedecer, quando relutam em ir para a cama, etc. Não deixe a frustração assumir o controle.

  • Ouça amorosamente seus problemas sem interrompê-los ou corrigi-los.

    Advertisement

Certamente não são todos os pais que têm esse tempo disponível para tais atitudes todos os dias, mas façam sempre que possível. Ao sair do trabalho, desliguem-se da empresa, dos problemas financeiros e do celular. Dediquem a noite à família. Estejam presentes na hora do jantar e na hora de ir para a cama.

Ainda de acordo com a dra. Laura, hábitos como estes, criam um relacionamento mais doce com as crianças, que passam a cooperar mais, brigar menos, e seguir melhor as orientações e conselhos, mesmo quando chegarem à adolescência.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.