Escovando os dentes de seu filho: 5 dicas úteis

Escovar os dentes de seu filho pode ser uma luta. Mas você pode transformar essa luta em uma experiência agradável com paciência e não se preocupando demasiadamente.


Heather Hoyt

Admito que eu era uma preguiçosa. Quando apontaram os primeiros dentes da minha filhinha eu não os escovava. E continuei não escovando quando nasceram mais. Eu sabia que precisava. Às vezes eu tentava, mas era sempre tão difícil. Ela resistia e tornava quase impossível colocar uma escova de dente em sua boca.

Finalmente eu caí na real quando um dia notei que os dentes de minha filha não pareciam muito limpos. Precisavam ser escovados. Então comecei a fazê-lo. Passei a escovar seus dentes todos os dias.

Crianças precisam da mesma higiene dental básica que você tem com seus próprios dentes, pois a cárie pode acontecer mesmo em tenra idade. O New York Times relata que os dentistas em todo o país estão tratando crianças em idade pré-escolar já com seis a dez cáries, ou até mais, sendo às vezes necessário utilizar anestesia geral no tratamento. No Brasil o Projeto de Saúde Bucal – 2003 mostrou que 27% das crianças entre 18 a 36 meses e quase 60% das crianças de 5 anos de idade apresentavam pelo menos um dente decíduo cariado. Em média, uma criança brasileira com até 3 anos de idade já possui, no mínimo, um dente com experiência de cárie. Aos 5 anos esse valor aumenta para quase três dentes.

Cárie precoce (ou cárie da primeira dentição) é a doença crônica mais comum em crianças pequenas, de acordo com a Academia Americana de Médicos.

Então, escovar os dentes de seu filho deve ser uma prioridade.

A coordenação motora das crianças pequenas não é suficiente para escovar os dentes corretamente, já que sua musculatura fina não está pronta. Elas precisam de ajuda.

Aqui estão algumas dicas:

Advertisement

Seja inflexível

Você deve escovar os dentes de seu filho duas vezes por dia, isso é inegociável. Quando fiz o compromisso de escovar os dentes da minha filha todas as noites e pela manhã como parte de sua rotina, ela começou a aceitar que escovar os dentes faz parte da vida e parou de resistir. Às vezes, ela vai à frente correndo para o banheiro para pegar sua escova. Alguns dias são melhores que outros, mas mantenha a rotina.

Não se preocupe em ser perfeito

Há ainda momentos em que minha filha resiste a escovar os dentes. Mas eu continuo tentando todos os dias, embora algumas vezes apenas uns poucos dentes sejam escovados. Pelo menos é melhor que nada.

Deixe seu filho ajudar

Minha filha não pode escovar bem os dentes por conta própria, no entanto, ela pode tentar. Ela gosta de fazer tudo o que a mamãe faz, então, todas as manhãs, enquanto eu escovo os dentes, ela pega sua escova e se junta a mim. Mesmo que a maioria apenas mastigue e lamba a escova em vez de escovar dentes, estão criando bons hábitos para o futuro.

Experimente

Eu tentei diferentes posições para sua escovação dentária. Às vezes, ela sobe em um banquinho, às vezes eu a seguro em meus braços ou no colo, e às vezes corremos em volta da sala rindo por um tempo. Você pode experimentar diferentes sabores de creme dental e escovas diferentes até encontrar uma que o seu filho se interesse em passar algum tempo com ela, seja criativo e tente descobrir o que funciona com ele.

Torne divertido

Eu já cantei para minha filha suas canções favoritas enquanto escovava os dentes, imitei animais, fiz a escova virar avião, etc. Ela acha engraçado morder a escova de modo que eu não possa movê-la mais. Deixei-a fazer isso algumas vezes e ri com ela, porque quando escovar os dentes é divertido, os dentes ficam limpos.

Verifique com seu pediatra ou dentista sobre o creme dental adequado. Meu dentista disse que eu poderia usar uma pequena quantidade de creme dental com flúor, mas talvez sem flúor fosse melhor. Se o seu filho odeia o sabor da pasta de dente, então simplesmente não use nenhuma.

Na maioria dos dias, eu consigo escovar com sucesso todos os dentes da minha filha, mas evou um longo tempo para chegar lá. As crianças precisam ter uma boa saúde oral, e isso deve começar quando ainda são bem pequenos.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Brushing your toddler’s teeth: 5 helpfull hints, de Heather Hoyt.

Toma un momento para compartir …

Heather Hoyt

Heather é mãe de uma bela filha. Nascida em Utah mas atualmente vive no deserto de Nevada.