Ensinando boas maneiras aos filhos

Os filhos são o reflexo do lar em que eles vivem, eles são o espelho dos pais.


Tati Ippolito

O papel da família é educar as crianças para que elas cresçam aprendendo a respeitar o próximo, vivendo em sociedade.

Os filhos são o reflexo do lar em que eles vivem, eles são o espelho dos pais.

Mas então aparecem algumas dúvidas, como “qual a idade certa para ensinar” ou então “qual o papel da escola nisso”, entre outros. Veja a seguir as respostas para essas questões.

Idade

Não há uma idade certa para ensinar, mas o ideal é após os dois anos de idade, pois com essa idade a criança já começa a entender melhor as coisas.

Seja um exemplo

Desde o nascimento, a criança começa a perceber e ter contato com o ambiente que a cerca e como ele funciona, então os pais devem ser sempre exemplos para as crianças, pois elas se inspirarão e “imitarão” os pais.

Chame a atenção

por favor

É importante que os pais destaquem as palavras que devem ser ditas, chamando a atenção para elas, como: “você pode, por favor, fazer tal coisa?”, e repreendê-lo se não forem feitas.

O papel da escola

A base vem de casa, mas a escola também é um espaço que pode auxiliar na formação do indivíduo e na sua boa educação, principalmente na questão sociedade, mudando do ambiente familiar.

Advertisement

Atividades

Elas são importantes para que a criança aprenda a lidar com as suas emoções, não brigando ou chorando se perder.

Ensinar as boas maneiras

Ensinar os filhos parece ser uma tarefa muito complicada, mas não é tanto assim, apesar de precisar de extrema dedicação. Uma dica importante é para, alem de falar para ele o que fazer ou como agir, fazer as coisas e ser um exemplo para ele.

Ensinar a comer e a se portar na mesa do jantar

Você vai saber quando chegar a hora de colocá-lo junto à mesa com toda a família. Veja dicas neste artigo como ensinar boas maneiras à mesa.

Veja a seguir algumas dicas para ensinar comportamentos básicos.

Obrigado

Diga sempre quando fizerem um favor para você, por menor que seja. O exemplo é a base para o aprendizado.

Por favor

Assim como “obrigado”, você deve dizer ”por favor” sempre que pedir algo, lembrando de chamar a atenção para essas palavras.

Saudações cotidianas

Cumprimente as pessoas educadamente ao sair de casa, acorde a criança com beijos e abraços, repetindo os atos ao dormir. “Bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” devem estar no dia a dia da família.

Dia em família

Pelo menos uma vez por semana ser inteiramente da família, saindo ou fazendo algo juntos, mostrando à criança a importância da união.

Refeições

Organize tudo e deixe a mesa impecável, ensine o seu filho a organizar seu prato, copo e talheres. Ensine-o a pegar o alimento da forma certa e a comer com os talheres corretamente.

Valorização

Ensine a criança a valorizar o que ela tem.

Advertisement

Seguindo essas dicas seu filho terá boas maneiras naturalmente, sendo sempre educado e se comportando adequadamente em qualquer lugar.

Toma un momento para compartir …

Tati Ippolito

Tatiana tem grande paixão por escrever e pretende ajudar as pessoas com isso, ou entreter, no caso de seu blog http://inspiration-tatis.blogspot.com.br.