Energize seus filhos para a vida

Você quer que seus filhos estejam prontos para enfrentar o mundo quando eles deixarem seu ninho protetor? Minha geração foi criada por pais que viveram na época da Grande Depressão e Segunda Guerra Mundial. Devido a experiências de vida únicas, el


Glenn Alma Butterfield

Você quer que seus filhos estejam prontos para enfrentar o mundo quando eles deixarem seu ninho protetor?

Minha geração foi criada por pais que viveram na época da Grande Depressão e Segunda Guerra Mundial. Devido a experiências de vida únicas, eles sabiam o quão importante era ensinar princípios úteis que nos ajudariam por toda nossa vida.

Minha esposa se perguntava porque seu pai havia lhe ensinado noções básicas de eletricidade em casa. Quando nós construímos nossa casa após a aposentadoria, ela fez questão de tomar conta da instalação elétrica. Nós fizemos tudo (mesmo construir a estrutura completa e o encanamento) por causa das habilidades que tínhamos aprendido ou adquirido através do tempo. Hoje, nós tentamos passar algumas dessas habilidades aos nossos netos.

À medida que você ensina seus próprios filhos e os ajuda com seu desenvolvimento pessoal, aqui estão algumas sugestões que você pode utilizar para prepará-los a terem sucesso num mundo incerto.

1. Ensine-os a como trabalhar (e amar o que faz!)

Treine-os a dedicarem-se o melhor que puderem em cada pequeno trabalho que fizerem, grande ou pequeno. Encoraje-os a terminar o que começam. É importante que eles possam entender o que significa ser responsável. Não lhes permita fazer algo mal feito e faça-os admitir os próprios erros. Ensine-os muitas habilidades, e como utilizar uma variedade de ferramentas, mesmo uma batedeira, um ferro de passar, um aspirador, a chave de fenda, a furadeira, o cortador de grama, etc. Seus filhos usarão a ética que aprenderem bem como as habilidades por toda a vida. Você nunca saberá quando eles precisarão.

2. Ensine-os a como se comportar

Há 5 princípios básicos que são importantes que seus filhos aprendam:

(1) Honestidade: Uma pessoa honesta não precisa inventar desculpas.

Advertisement

(2) Respeito: Respeitar a si mesmo, outras pessoas, propriedades, leis, vida e natureza.

(3) Gratidão: Essa é a marca da nobreza, assim como a caridade, humildade, gentileza.

(4) Serviço: Esse é o amor em ação. Jesus Cristo é o principal exemplo de serviço.

(5) Coragem: Coragem para resistir. Coragem para refazer. As palavras de Shakespeare ainda são válidas: “Isto acima de tudo: seja verdadeiro a ti mesmo, e assim deve ser, como a noite segue o dia, então tu não poderás ser falso com qualquer homem”.

3. Ensine-os a cuidar dos próprios brinquedos

Isto é em preparação para cuidar de cosias de maior valor. Tudo terá mais valor se cuidado propriamente e não tratado mal.

4. Ensine-os a amar, orar, cantar e encontrar alegria em leitura

Crianças precisarão disso por toda a vida, especialmente quando estiverem velhos e frágeis. Essas habilidades serão os amigos de uma mente sem muitas forças e cansada. Por exemplo: As palavras de um hino ou uma escritura memorizada podem ajudar você a dormir mais rápidamente e com efeito melhor do que contando carneiros.

5. Ensine-os a como observar

Ensine seus filhos a observar como as coisas são feitas, onde as coisas estão, e quem está em sua volta em cada situação. Eles estarão sempre atentos com o que acontece à sua volta e nunca desprevenidos. Eles saberão o que fazer na maior parte das circunstâncias. E também, os empregadores adoram pessoas que aprenderam a observar bem.

Traduzido e adaptado por Chris Ayres do original Energize your kids for life por Glenn Alma Butterfield.

Toma un momento para compartir …

Glenn Alma Butterfield

Glenn Butterfield tem 4 filhas, 17 netos e 2 bisnetos. Ele serviu na marinha dos Estados Unidos e lutou na Guerra da Korea. Recebeu seu bacharelado em jornalismo e educação secundária pela Universidade Brigham Young.