Em um mundo cheio de divisões, vamos construir pontes de amor e misericórdia

Tornar este mundo um lugar melhor para se viver pode ser mais fácil do que você pensa. Está pronto para esta grande viagem?

Emma E. Sánchez

Por muitos anos, a humanidade travou batalhas históricas para preservar a paz e a liberdade dos homens. Muitos heróis em nossa história deram suas vidas nessa tentativa. Porém, apesar das vitórias conquistadas, parece que tudo foi em vão, pois nos dias de hoje, vivemos em um mundo cheio de discórdias e com pouca empatia de uns para com os outros.

Só de observar alguns minutos à nossa volta já podemos perceber que a humanidade continua em batalha, talvez sem espadas ou canhões, mas com outros tipos de violência, aquela que não prejudica o corpo, mas prejudica a alma, que destrói emocionalmente devido a diferentes ideologias e formas de ver o mundo.

Infelizmente, é esse o cenário que estamos tendo que viver e que deixaremos para nossos filhos e netos, se continuarmos com essas atitudes destrutivas. No entanto, podemos fazer a nossa parte para construir pontes de amor e misericórdia para mudar a situação atual. Todos temos a responsabilidade de ajudar a melhorar a vida das pessoas que nos rodeiam, sem que precisemos ser parecidos. Tudo por amor à nossa espécie e, acima de tudo, a DEUS que nos ama incondicionalmente.

A esperança é a última que morre

Vamos parar de reclamar do mundo em que vivemos, é hora de mudar, começando por você mesmo; desta forma, podemos ensinar os outros a agirem com amor, em vez de ódio, ressentimento e orgulho. Vamos transformar nossos corações para sermos heróis de nossa própria história.

Para isso, precisamos refletir sobre alguns aspectos que nos ajudarão a melhorar o mundo. Aqui compartilho algumas ideias:

Advertisement

1. Fazer o bem sem olhar a quem

É fácil pensar nisso, mas fazer é difícil, pois não estamos acostumados a ajudar os outros sem receber algum tipo de recompensa ou benefício. Mas pense assim: sua recompensa não será material, mas espiritual, pois você terá satisfações que encherão sua vida de alegrias

Lembre-se daquilo que os avós costumavam dizer, que tudo volta para nós. Seja o bem ou o mal que você faça neste mundo, sempre voltará multiplicado para você. É por isso que ajudar outras pessoas o ajudará a encher sua vida de bênçãos.

2. Participar de associações sociais

Uma boa opção para construir pontes de amor e misericórdia é participar de qualquer associação social sem fins lucrativos que chame sua atenção. Pode ser prestar serviço em um asilo, resgatar animais abandonados, visitar um orfanato, entre outras ideias.

Ajudar os outros é muito fácil, é só tomar a decisão e agir. Lembre-se de que não é necessária contribuição financeira em alguns casos, só por estar no lugar certo você pode mudar o mundo.

3. Torne-se um guia para mudar vidas

Deus sempre nos coloca no lugar certo, podemos dizer que somos anjos que ajudam os outros apenas dando nossos conselhos, opiniões e compartilhando experiências de vida. Nesse caso, você deve ser muito sensível para conseguir identificar quem precisa de você para, então, agir.

Advertisement

Lembre-se de que nem todas as pessoas são boas em expressar suas emoções ou sentimentos, por isso, a partir de agora você terá que ser muito observador.

Isso não significa tornar-se uma pessoa imprudente, pelo contrário, você deve falar apenas coisas positivas para as pessoas que precisam.

4. Crie oportunidades

Se você está se saindo bem financeiramente, não hesite em criar oportunidades de emprego para as pessoas que precisam; especialmente nas comunidades esquecidas pelo governo. Se é empresário, não hesite em começar um negócio onde possa gerar empregos, ou mesmo oferecer ajuda para essas pessoas identificarem as suas aptidões.

Ou seja, ofereça seus serviços gratuitamente para quem realmente precisa. Talvez você seja muito bom na cozinha e possa ensinar às pessoas para que possam montar seus próprios negócios.

5. Compartilhe a palavra de Deus

Você não precisa ser um especialista em religião, mas sim em conhecer abundantemente as bênçãos que são concedidas pelo criador. Quando você compartilha a palavra de Deus, o mundo se transforma magicamente; pois muitos estão vivendo sem esperança e fé.

Advertisement

Compartilhe suas próprias experiências ou qualquer versículo que chame sua atenção. Sempre haverá pessoas cujos corações serão alcançados com essas mensagens e, assim, poderão adaptá-las à própria vida. Lembre-se, Deus o guiará, não tenha medo de errar. As coisas fluirão se você se entregar a Ele.

6. Cuide do que é mais valioso

O mais valioso é a família que temos, cuidar dela, orientar e apoiar. Comece transformando o mundo dentro de seu próprio lar. Ensine seus filhos a compartilhar, a serem empáticos e gratos. Assim você poderá receber grande satisfação, repleta de amor, misericórdia e união.

Seja uma boa esposa, ou uma boa companheira, assim como uma boa filha, ou um bom marido ou irmão; para que todo o seu mundo vibre em harmonia, amor e paz .

Agora já sabe, você pode mudar o mundo fazendo a sua parte. Aja com amor em tudo o que fizer, pensar e dizer. Lembre-se de que a satisfação de ajudar os outros é valiosa, pois enche seu coração de paz.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original En un mundo lleno de divisiones, construyamos con puentes de amor y misericordia

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.