Em que ponto o divórcio é inevitável?

O seu casamento chegou ao ponto de onde não há retorno? Apesar do que os outros possam dizer, o divórcio é uma escolha para você e seu cônjuge fazerem juntos.


Janeen Diamond

Em que ponto no casamento é tarde demais para começar de novo? Esta é a pergunta vital que as pessoas se fazem quando acreditam ter alcançado o que eu costumo chamar de “o ponto de onde não há retorno”.

No fim de semana passado, eu estava conversando com uma amiga muito próxima e enquanto eu ouvia sobre as dificuldades que ela está enfrentando em seu casamento, eu sinceramente não tinha certeza de que conselho deveria dar. É tão fácil olhar para a situação de alguém de fora e dizer: “Mas vocês se amam. Não vale a pena uma última tentativa?” E é ainda mais fácil dizer: “O cara é um idiota. Coloque-o para fora!”

O sofrimento de minha amiga tornou-se intenso e ela chegou a esse ponto onde sente que a única opção é deixar o casamento. Caso contrário, ela nunca poderá superar a dor, a traição, a desonestidade que ela experimentou. Vários amigos e membros da família estão cientes de sua situação, criando outro nível de complicação.

Então, em que ponto de um casamento é tarde demais para começar de novo? Eu gosto de dizer que a resposta é diferente para todos. Há muitos fatores a considerar, mas uma das primeiras considerações é: Vocês ainda se amam? Às vezes, quando duas pessoas se amam, elas podem fazer milagres acontecerem.

Se você está lutando e encontra-se naquele “ponto de não retorno”, aqui estão algumas ideias a serem consideradas.

  1. Ainda que você queira procurar conselho de algumas pessoas confiáveis, só você e seu cônjuge sabem toda a história, e só os dois devem tomar as decisões sobre o seu relacionamento.

  2. Seja metódico sobre o seu processo de tomada de decisão. Anote os sentimentos e faça listas para que você possa estudar as coisas.

    Advertisement
  3. Tome o tempo necessário e não se apresse em nada.

  4. Ponha a sua raiva e mágoa de lado e se esforce em ter conversas profundas com o seu cônjuge para que possa chegar à raiz dos problemas que criaram o caos atual.

  5. Seja aberto e honesto nas discussões com o seu cônjuge para que você possa tomar decisões conscientes sobre o que ambos acham ser a melhor solução.

Mesmo que você e seu cônjuge decidam que o divórcio é inevitável, isso pode ser feito gentilmente. Sei disso por experiência, e é muito melhor para o bem-estar de todos os envolvidos se duas pessoas maduras podem amigavelmente concordar em deixar o outro seguir em frente com sua vida. Você vai ser mais feliz, seus filhos serão mais felizes, e seu mundo vai acabar por ser um lugar melhor.

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original At what point is divorce inevitable?.

Toma un momento para compartir …

Janeen Diamond

Janeen Diamond began her career with KUTV News, and hosts productions through her company, "Your TV Spot." She has authored, "Save Your Marriage in 30." Janeen is co-creator of "Teen Impact TV." She writes for HopeAfterDivorce.org and FamilyShare.com