Ele é obcecado por você? Aqui estão 5 maneiras de descobrir

Um relacionamento bom tem uma pitada de ciúme, um certo cuidado com o bem-estar do outro e isso torna o relacionamento doce, mas e se for demais?


Stael Ferreira Pedrosa

Um relacionamento saudável envolve emoções saudáveis, troca de afeto e familiaridade um com o outro. O problema é quando tudo isso está fora das medidas do que é saudável. Ninguém quer estar em um relacionamento onde as emoções são mínimas, a troca de afeto é unilateral e não há espaço para fazer parte do mundo do outro. Pelo menos nesse aspecto é mais fácil terminar o relacionamento e buscar outro melhor. O problema surge quando é o oposto.

O termo em inglês “infatuation” define um sentimento de paixão, apego excessivo, loucura por alguém. A única palavra em português que poderia exprimir tal sentimento é obsessão.

A definição psicológica de obsessão seria uma neurose observada através dos pensamentos, ou ações, que costumam ser repetitivos e compulsivos.

Leia: Como mostrar ao seu cônjuge que ele é emocionalmente abusivo

Um relacionamento obsessivo caracteriza-se por demonstrações excessivas de afeto, cuidado e ciúme por parte de um dos parceiros. Frases como: “Nunca a deixarei, ficaremos juntos até que a morte nos separe”, ou “Nunca vou deixá-la sozinha”, podem mostrar uma pessoa obcecada, mas envolve mais que palavras, as atitudes devem ser também observadas para saber se o seu par é obcecado por você. Para ajudar a descobrir se é o seu caso, a Dra. Monique Belton, doutora em relacionamentos e coautora do livro The Essential Guide to Overcoming Obsessive Love(O guia essencial para superar um amor obsessivo), dá algumas dicas:

5 maneiras de saber se ele é obcecado por você

1. Atração física imediata

Geralmente o obsessivo fica altamente interessado sexualmente na vítima e faz de tudo para ter relações sexuais, pois para ele o sexo é uma maneira de se ligar profundamente ao parceiro. Por isso se você conheceu alguém há pouco tempo e ele já quer logo ser íntimo, tome cuidado. O homem que a ama verdadeiramente irá esperar até o momento certo.

2. Pressa

O não obsessivo tem planos para o futuro, se ele a ama faz planos de compromisso, como noivado e casamento. Já o obsessivo quer casar logo, ele já fica imaginando como será seu sobrenome com o dele. E quando você diz que é cedo, precisam se conhecer um pouco mais, ele costuma usar frases como: “Para quê? Eu já sei que você é o grande amor da minha vida.”

Advertisement

3. Não respeita sua privacidade

Ele quer (às vezes exige) que você compartilhe todas as suas senhas com ele. Quer ter acesso ao seu telefone e agenda de contatos. Costuma esperar por você na saída da escola ou trabalho sem avisar, aparecer nos lugares onde ele sabe que você está, ficar em frente à sua casa esperando você sair e em casos mais graves, passa a segui-la.

Leia: Dicas de como sair de um relacionamento abusivo

4. Ele a proíbe

Seja sair sozinha, ir a festas, sair com as amigas, vestir determinadas roupas, conversar com homens ou até mesmo ter contato com seus familiares, se você não mora com eles. A princípio ele vai pedir com jeitinho, dizendo que tem medo de perdê-la, que você é tudo para ele, etc. Se você ceder, ele irá proibindo mais e mais. E, caso você quebre as “regras”, ele ficará furioso e poderá até agredi-la.

5. Ele insiste

Ele quer que você diga “eu te amo”, ainda que forçadamente. Se você não diz isso a cada ligação, ou bilhete, ou seja lá que ocasião for, ele logo começará a imaginar que você não o ama ou pior, ama outro. Então ele irá insistir e forçar que você diga. Aliás, forçar a barra é uma expressão que define um obcecado. Ele quer tudo à força. Ele é insistente. Ele se acha certíssimo no que faz.

Se você consegue ver seu parceiro (ou a si mesma) nas descrições acima, é melhor recuar e pensar melhor. Fuja dessa pessoa, dê um jeito de terminar o relacionamento antes que seja tarde demais. Muitas vezes eles se tornam perseguidores e começam a perseguir a vítima. Nesse caso, o melhor é mudar de cidade e não deixar endereço.

Leia também: Relacionamentos abusivos e os remédios jurídicos

Toma un momento para compartir …

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.