Ela não me quer mais. O que faço?

Marido, se você está passando por isso, veja como agir perante a essas situações comuns e reverter um pedido de divórcio, renovando a relação com a mulher que ama.


Suely Buriasco

Tem crescido o número de maridos que enfrentam o drama de ouvir de suas esposas que o casamento chegou ao fim e, consequentemente, mais eles têm buscado ajuda. Homens que desafiam a cultura da inabilidade masculina de lidar com assuntos emocionais e se colocam dispostos a lutar por suas famílias.

Pontos em comum

Achei interessante destacar alguns pontos comuns que tenho observado em maridos que passam por essa situação, até para alertar os que ainda não chegaram ao ponto de escutar suas esposas pedirem o divórcio.

1- Elemento surpresa

São homens que jamais imaginaram que um dia a esposa tomaria essa postura de terminar com a relação. Foram tomados de surpresa, por nunca considerar a possibilidade dela sequer pensar em pôr fim ao casamento.

2- A apaziguadora

Consideravam que ela seria sempre a apaziguadora, pois quase sempre cabia à esposa reverter situações difíceis. Isto é, sempre colocaram nas esposas a incumbência de manter o casamento.

3- Brigas constantes

Entendem que a relação com a esposa já vinha sendo muito difícil há algum tempo, viviam brigando e momentos de paz eram cada vez mais raros.

4- Provocaram o afastamento

Para evitar discussões optaram por se afastar da esposa e mesmo do lar, criando desculpas cada vez mais “esfarrapadas” para ficar menos junto à família.

5-Consciência dos erros

Esses maridos sabem que erraram muito, enumeram muito do que teria sido “colaborações suas” para que o casamento enfrentasse tamanha crise.

Advertisement

6- Mostram arrependimento

Buscam ajuda em amigos, familiares e profissionais, demonstram à esposa grande arrependimento por não ter observado antes sinais de que o casamento está por um fio.

7- Não querem que o casamento acabe

Querem manter a família e não aceitam o fim do casamento, dizem que jamais tiveram isso por vontade e que amam suas esposas.

E o que fazer?

A mulher quase sempre pensa muito antes de propor a separação; antes desse posicionamento radical, tenta de todas as formas fazer com que o casamento ganhe novo fôlego. Por isso é que muitos maridos se surpreendem, pois, se acomodam na situação de que ela sempre estará ali; pronta a manter a paz.

Por isso, marido, pode ter certeza que sua esposa pensou muito antes de falar em separação e se ela considerou essa possibilidade é porque está muito magoada e tem em mente que as alternativas estão esgotadas.

“Não adianta mais”

O que precisa ser feito, o mais rápido possível, é desconstruir a ideia de que tudo acabou e renovar a relação. Se você, marido, encontra-se nessa situação precisa tomar iniciativa para salvar seu casamento, passando a refletir sobre formas de transformar os itens acima.

Vá à luta

Pense em formas seguras de agradar a sua esposa, mas não se esqueça do principal: demonstrar que você mudou e quer operar grande mudança na relação de vocês. Converse afetuosamente com a mulher que você ama, demonstrando seus sentimentos com segurança e clareza.

Seja você o elemento surpresa e a envolva novamente com a certeza de que juntos vocês podem construir um novo e feliz casamento.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.