Egoísmo ou imaturidade? Quando ele não ama você nem a deixa ir

Entenda o que leva uma pessoa que não ama mais você não deixá-la ir embora, não querer perdê-la.

Erika Otero Romero

Há casais que, quando os observamos, podemos ver de longe o quanto se amam; é como se o amor os mantivesse flutuando em uma bolha inatingível. Às vezes é fácil perceber quando as pessoas se amam.  O mesmo se aplica àquelas que são nada mais do que acomodadas e aversas à mudança.

Quando se trata de nós mesmos, de nosso próprio relacionamento e do que o outro sente, a situação fica mais difícil. Isso pode fazer com que nos enganemos quando as coisas não vão bem, por nos recusamos a admitir que podemos perder um relacionamento que levou anos para se manter estável.

Esta é uma situação insustentável porque há muita incerteza e dúvida; ninguém merece viver assim. Com certeza você vai se perguntar por que esse tipo de situação ocorre, e vamos esclarecer essa questão mais adiante.

O amor às vezes pode apresentar alguns dilemas. Alguns deles podem levar o casal a se amar mais, mas outros são confusos e dolorosos. Um exemplo infelizmente comum é o daquelas pessoas que, embora não amem você, não o deixam ir embora. Seguram você a todo custo.

Essa é uma situação insustentável porque há muita incerteza e dúvida; ninguém merece viver assim. Você certamente vai se perguntar por que esse tipo de situação ocorre – vamos esclarecer essa questão mais adiante.

Advertisement

Como descobrir que seu parceiro não ama você?

Relacionamentos amorosos têm idas e vindas. Não podemos fingir – quando se trata de amor – que todas as coisas são estáveis ou imutáveis. O amor de um casal às vezes gera uma pequena dose de sofrimento. Apesar disso, esses momentos dolorosos ajudam a fortalecer o relacionamento. Além disso, você descobre que os momentos de bem-estar e felicidade são muito mais frequentes.

Você sabe que seu relacionamento está no caminho certo quando seu parceiro demonstra interesse por você, a respeita e você se sente apoiada. Acontece o contrário quando ele deixa de amá-la. Não há sinais de afeto, não há interesse por assuntos que tenham a ver com você. Também não há apoio e a indiferença é total. Algo em você diz que ele não a ama, você sente incerteza e muita indiferença vindas dele.

Lá no fundo você sabe que não há mais amor. Então, quando você enfrenta a situação e revela sua intenção de sair, a pessoa entra em aparente angústia. Jura pelo que há de mais sagrado que ama você do jeito dela, que precisa de você em sua vida. Ela muda durante alguns dias, tornando-se afetuosa; no entanto, passado um tempo, a situação se repete.

É aí que surge uma dúvida que deixa você confusa: “Se ele não me ama, por que não me deixa ir? “. Bem, você vai descobrir.

Por que ele segura você se não a ama?

Há várias razões para isso acontecer:

Advertisement

Egoísmo

Daremos um exemplo um pouco absurdo, mas que poderia ser ajustado à situação.

Digamos que seu parceiro se comporte como uma criança que perdeu o interesse por um brinquedo. E quando sua mãe sugere doá-lo, ela se recusa e tem um ataque de raiva.

Quando age com você da mesma maneira, você tem certeza de que ele não a ama. Apesar disso, ele acha que precisa de você para preencher um vazio. Ele pode ter medo da solidão, pode gostar das coisas que você faz para ele, da atenção que recebe de você. Isso tudo lhe proporciona comodidade e benefícios que fazem com que ele não queira deixá-la ir.

Agora, que fique claro: no momento em que encontrar outra pessoa, ele vai abandoná-la sem pensar duas vezes. Esse é o nível do seu egoísmo.

Possessividade e egocentrismo

Há pessoas que nem sequer cogitam a ideia de serem “substituídas por outras”. O simples fato de saber que você pode encontrar alguém que a ame como você merece pode deixá-lo perturbado, pois na cabeça dele, você pertence a ele.

Advertisement

É isso que acontece muitas vezes com os narcisistas, você é deles e ninguém mais pode ter você e dar-lhe o que ele não quer oferecer.

Imaturidade emocional

Só uma pessoa emocionalmente imatura não conhece o verdadeiro significado do amor e o que isso implica. Adora se sentir amado, desejado e necessário, mas não quer se entregar.

Acha que você depende dele

É engraçado, mas algumas pessoas acreditam que você não sai do lado delas porque precisa delas; é por isso que você não pretende terminar o relacionamento. Foi isso que um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology descobriu .

Sendo assim, seu parceiro tentará mantê-la ao seu lado para evitar que você tenha dificuldades caso se afaste dele. Ele fará isso apesar de não sentir amor por você.

Por causa dos filhos

Os filhos do casal costumam ser usados como desculpas para manter um relacionamento em que não há mais amor. Fazem isso achando que é melhor para eles crescerem e ficarem em uma lar em que os pais não se amam mais do que serem filhos de pais divorciados.

Advertisement

Como contornar a situação

Se este for o seu caso, ou seja, você identificou os sintomas de ausência de amor, o melhor é estabelecer imediatamente um limite para essa situação tão prejudicial a você.

Nada de bom resta de um relacionamento onde apenas uma pessoa está envolvida, sentimentalmente falando. Tente cobrir claramente os pontos negativos. Caso a outra pessoa queira continuar nesse mesmo círculo vicioso, tome uma decisão contundente.

A melhor coisa a fazer por você e sua família, se houver crianças envolvidas, é conversar claramente sobre o que está acontecendo. As crianças podem ser pequenas, mas, acredite, conseguem perceber o que está acontecendo entre seus pais.

Aja e busque a própria felicidade. Você merece ser amada e merece se amar. Isso vale para homens e mulheres.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Egoísmo o inmadurez?: cuando no te aman, pero tampoco te dejan ir

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.