É isto que acontece quando você não lava os lençóis, segundo a ciência

Você sabe a importância e as consequências de não trocar os lençóis com frequência? Leia este artigo e você vai querer lavá-los mais vezes.

Adriana Acosta Bujan

O trabalho de casa nunca acaba, sempre há coisas para limpar e lavar: a louça, a cozinha, a geladeira, o banheiro, os quartos e também as roupas. Algumas pessoas decidem lavar roupa quando o cesto está transbordando ou reservam um dia especial para isso. Mas quando você lava os lençóis?

O ideal é colocar lençóis limpos uma vez por semana, mas a verdade é que muito poucas pessoas o fazem. Há inclusive um estudo publicado em Hammonds em que muitas pessoas que vivem no Reino Unido admitiram que lavavam os lençóis apenas uma vez ao ano! Isso é mais comum em pessoas que moram sozinhas. Mas a pesquisa não surpreende, pois algumas pessoas desconhecem a importância e as consequências de não lavar os lençóis com frequência.

O que pode acontecer se você não lavar os lençóis com frequência?

Além de sua cama cheirar mal, isso leva à proliferação de ácaros, percevejos e fungos, que podem causar sérios problemas de saúde, até mesmo a morte. Veja mais detalhes a seguir:

1. Acúmulo de bactérias

É normal que, durante o dia, coletemos germes no corpo causados ​​pelo suor, secreções e contato com o exterior; então, quando chegamos em casa e decidimos ir para a cama, todos aqueles germes ficam nos lençóis e nas fronhas. Imagine quantos você pode acumular por um mês ou mais!

Segundo especialistas, em apenas uma semana é possível acumular 5 milhões de bactérias chamadas estafilococos, E. coli e outras similares conhecidas como gram-negativas. Elas se reproduzem formando colônias e assim, sucessivamente, vão crescendo mais e mais.

Advertisement

Além disso, você deve saber que cerca de um terço das pessoas carregam bactérias Staph em seus corpos, o que significa que seus lençóis provavelmente estão cheios dessas bactérias.

O problema é que, quando dormimos, temos contato com nossos lençóis sujos e isso pode causar pneumonias, infecções do trato urinário, diarreias e algumas outras infecções resistentes aos antibióticos.

2. Atraem insetos e aracnídeos

Muitas pessoas já ouviram falar dos ácaros da pele, que são minúsculos aracnídeos que medem 0,2mm de comprimento, tem oito patas, semelhantes a aranhas ou carrapatos. Eles vivem por cerca de um mês, mas a fêmea produz 20 ovos por vez, portanto, se multiplica rapidamente.

Em alguns casos, são realmente inofensivos; no entanto, existem pessoas que são alérgicas e podem sofrer de doenças atópicas, como a asma. Esses animais são normalmente encontrados na superfície de camas, colchões, lençóis e travesseiros.

Outros seres microscópicos que podemos encontrar nos lençóis são percevejos, que são insetos com cerca de 5mm de comprimento, de cor marrom avermelhada e achatados. Esses animais saem à noite em busca de alimento, que é sangue. Quando somos picados, sua saliva, que contém uma substância perigosa, impede a coagulação do sangue.

Advertisement

3. Frieira

Também conhecida como pé de atleta, é uma infecção por fungos causada pela transpiração dos pés com o uso de sapatos fechados e apertados. Geralmente causa descamação e coceira, ardência e queimação.

Essa infecção é contagiosa e pode se espalhar através de feridas abertas, cortes e machucados na pele. Se seu cônjuge tem pé de atleta, é provável que você seja infectado pelo contato com os lençóis por compartilhar a mesma cama.

Além disso, você deve saber que existem outras bactérias e fungos que contaminam os lençóis, que podem causar infecções como micose, fungo nas unhas, entre outras, se você não os lavar com frequência. 

Há ainda outra pesquisa publicada na revista “Alergy” que aponta que os travesseiros contêm grande quantidade de várias espécies de fungos que podem causar doenças respiratórias.

4. Aparição de acne

Muitas mulheres não têm o hábito de tirar a maquiagem antes de dormir. Esse mau hábito pode fazer com que bactérias como Escherichia coli e outras se acumulem nas capas dos travesseiros.

Advertisement

Portanto, por não ter um bom hábito de higiene pessoal, é comum que o excesso de maquiagem cause acne e espinhas. Esta infecção é causada por muitas células mortas obstruindo os poros da pele, então as bactérias podem ficar presas dentro dos poros e se reproduzir, fazendo com que a pele inche e fique vermelha.

5. Alergias

A poeira que entra em casa, e principalmente na cama, pode causar alergias, como asma. Inclusive, existem pessoas que sofrem de uma alergia aos ácaros que causa espirros frequentes, congestão nasal e olhos lacrimejantes.

Portanto, é aconselhável lavar os lençóis com frequência, pelo menos uma vez por semana, com água quente para eliminar bactérias, fungos ou manchas, o que ajuda a evitar alergias.

Agora já sabe, é muito importante manter os lençóis limpos para evitar infecções que colocam em risco a sua saúde e a de sua família. Mesmo você achando que não, a sujeira dos lençóis e travesseiros também pode causar insônia, impedindo você de descansar.

Não há nada como dormir em um local limpo para poder repor toda a energia gasta durante o dia. Então, agora que já sabe, não deixe de trocar sua roupa de cama com frequência.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Esto es lo que sucede cuando no lavas tus sábanas, según la ciencia

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.