Dramatizar seus problemas só os piora

Pensar sobre os problemas constantemente pode ser grave para a sua saúde física e mental. Aprenda a transformá-los em situações positivas.

Adriana Acosta Bujan

Todos temos experimentado alguma situação difícil e triste; dessas que o deixam deitado na cama chorando por horas e que lhe fazem acreditar que o universo não existe.

Nesses momentos, podemos ver os nossos problemas tão grandes e complicados, que nos torna impossível encontrar soluções. Sentimos que ninguém nos compreende. Talvez nos culpemos constantemente até acreditarmos merecer o que nos está acontecendo.

Como se diz por aí, “ninguém sabe o que se passa na mente alheia”; o que significa que as batalhas que enfrentamos são lições que temos que aprender. E é por isso que visualizamos os problemas que vivemos como sendo tão grandes e totalmente destrutivos.

No entanto, há pessoas que, ao tomarem conhecimento dos nossos problemas, podem dizer-nos que não é para tanto; que essa situação complicada tem solução; que devemos pensar positivo, caso contrário, os problemas se tornarão invencíveis.

Embora seja verdade que dramatizar os nossos problemas os fará ainda maiores, porque todos temos diferentes maneiras de interpretar as situações que experimentamos, a realidade é que não é tão simples transformar um problema em um doce pensamento. Tudo tem um processo.

Advertisement

O lado negro dos problemas

Pensar demais nos problemas pode trazer graves consequências em nosso estado físico e emocional; já que o organismo produz cortisol, o hormônio do estresse. Com o tempo essa liberação constante de hormônio provoca esgotamento e desgaste.

Somado a isso, sua capacidade de encontrar soluções também se verá atrofiada. Um estudo britânico afirmou que pensar demais nos problemas pode fazer com que você fique sem ideias e não encontre soluções; criando obstáculos mentais que impedem o fluxo de criatividade.

Portanto, dramatizar os problemas e vê-los como gigantes não lhe servirá de nada; só prejudicará sua saúde. É por isso que eu quero compartilhar com você algumas estratégias que irão ajudá-lo a transformar seus sentimentos e emoções negativas em aprendizados valiosos.

1. Entender o problema

Diminuir as consequências dos problemas é uma maneira de entender o que você fez de errado, para que possa aprender as lições que precisa aprender.

Não se trata de procurar culpados ou ver-se como uma vítima perante as situações; mas, ao contrário, pensar pouco a pouco o que foi o que acontece com detalhes.

Advertisement

2. Lições de vida

Às vezes, detalhar as concrescências dos problemas que experimentamos revelam as lições de vida que devemos aprender. Pode ser que você perceba imediatamente ou demore um pouco para descobrir a razão de sua dor e sofrimento.

No entanto, será tempo de reflexão e autoconsciência pensar com precisão e insistência que o que você precisa aprender é o que há por trás desse problema, que cenários diferentes surgiriam se você agisse ou decidisse de outra maneira.

3. Ocupar-se com o problema

Ninguém pode julgá-lo por se sentir destroçado e sem motivação quando estiver passando por uma situação complicada. É a sua batalha e sua lição de vida.

É por isso que você deve parar de ouvir por um momento as opiniões dos outros para se concentrar em resolver sua situação.

Deixar de se vitimizar e de dramatizar os problemas. Como dizia meu pai, “Você já tem o problema; agora pense em como vai resolvê-lo.” É importante que se concentre e relaxe para que cheguem novas ideias.

Advertisement

4. Um passo de cada vez

As pequenas mudanças de atitude aos poucos se tornarão hábitos no seu estilo de vida. Refiro-me a mudar seus pensamentos negativos para positivos. É um trabalho constante que requer esforço e dedicação.

Quando se sentir derrotado, tente mudar seu sentimento fazendo outra coisa. Mudar de ações para tentar limpar a mente pensando em algo diferente e não no problema. Muitas vezes isso funciona quando o problema que experimentamos não tem uma solução que dependa de nós.

5. Exercício

O exercício é uma estratégia recomendada por especialistas; quando ativamos nosso corpo fazendo algum esporte, o cérebro libera um hormônio que se encarrega da felicidade chamado serotonina.

Este hormônio é fundamental na regulação do estado de espírito e emoções, pois é capaz de gerar reações químicas necessárias para aumentar os níveis de bem-estar, relaxamento e positividade.

Lembre-se que o exercício tem benefícios antidepressivos; ao aumentar os níveis de serotonina você estará se libertando do estresse e dos problemas.

Advertisement

6. Procurar apoio

Depois que você analisou as causas e consequências do problema, entendeu as lições que deve aprender e encontrou algumas soluções, é hora de compartilhar suas ideias e encontrar apoio em outras pessoas.

Sentir que somos ouvidos, compreendidos e que não estamos sozinhos enfrentando as situações complicadas da vida nos fará sentir especiais e empoderados, valentes e motivados. É como encontrar uma equipe de heróis que ajudarão, aconselharão e o guiarão para ganhar a batalha.

Pense desta maneira, a união faz a força, e quando lutamos as nossas próprias batalhas rodeados do amor uns dos outros, é muito agradável saber que não somos os únicos no mundo que passaram por tal situação e que existem outras pessoas que conseguiram vencer esse problema.

Dramatizar os problemas causará agravos à sua saúde, suas relações com os outros e em seu próprio estilo de vida. Liberte-se pouco a pouco desse fardo, desses sentimentos e emoções negativas; concentre-se em soluções e não no passado.

Lembre-se, ainda há um grande caminho que você deve percorrer e milhares de problemas que deve vencer. Você é uma pessoa lutadora, capaz, inteligente e indestrutível!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Dramatizar tus problemas solo los empeora

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.