Distrações x concentração: 5 alternativas para educar sua mente
Você pega o celular pra resolver algo importante. O Facebook está aberto, já se passaram 10 minutos e você continua curtindo e comentando imagens e feeds. O que você ia mesmo fazer no celular?

Michele Coronetti
Que o mundo está cheio de distrações agradáveis e que tarefas diárias se tornam entediantes não é novidade pra ninguém. A novidade é que todo ser humano possui dificuldades em se concentrar. E isso não pertence a esta geração, sempre foi assim.
A distração pode atrapalhar em muito o relacionamento familiar e conjugal. É difícil sentir-se importante em uma conversa onde o ouvinte por vezes olha para o celular ou responde mensagens. Normalmente as pessoas que mais amamos estão conosco em momentos de lazer, mas não significa que são menos importantes que o trabalho, por exemplo.
Disposição e disciplina são necessários para aprimorar a concentração. Podem ser adquiridas através de algumas mudanças de comportamento, ou mesmo da forma como as tarefas serão executadas.
Algumas dicas para dominar as distrações:
1. Concentre-se na tarefa a sua frente
Lavar a louça é entediante, repetitivo e altamente distrativo. Para esta tarefa ou qualquer outra busque exercer a inteligência a fim de obter o melhor resultado. Observe, analise, busque atingir um melhor potencial no que está fazendo, tornando a atividade interessante e prazerosa, afinal você estará se superando.
Ainda usando o exemplo da lavagem da louça, ao invés de apenas ensaboar as peças e enxaguar, olhe uma a uma, prestando atenção nos detalhes e em como podem ser melhor limpas ou cuidadas. Quanto mais difícil a tarefa, mais o cérebro evita pensar em outras coisas. Algo simples e rotineiro pode se tornar desafiador.
2. Estabeleça um procedimento e o siga
Transforme sua tarefa em jogos ou desafios. O relatório é extenso, detalhado e chato? Estabeleça etapas e ao final de cada, presenteie a si mesmo com algo diferente.
Pode ser uma saída para beber água e conversar rapidamente com outro funcionário, uma olhada nas suas mensagens no celular, ir até uma janela e apreciar a vista. À medida que as etapas forem eliminadas você se sentirá muito mais satisfeito e ansioso para o término e conseguirá maior concentração durante a tarefa.
3. Decida optimizar o uso do seu tempo
Considere o tempo com familiares algo tão ou mais importante quanto qualquer outra tarefa que mereça sua atenção. Faça metas de não ficar com o celular enquanto conversam e demonstre o quanto a outra pessoa é importante a você.
Seu cérebro é capaz de conversar e ler mensagens ou ver notícias em redes sociais, mas o olho no olho transmite segurança e amor. Divirta-se conversando com seu parceiro, filhos ou outros familiares e faça desta uma prática diária.
5 maneiras criativas para conseguir tempo para seus filhos
4. Organize sua rotina
Estabelecer uma rotina é importante para a própria segurança cerebral. A alteração ou falta de uma rotina transformam a distração em objetivo do cérebro que fica perdido, sem rumo e vagueia.
Utilize uma agenda para se acostumar com todas as tarefas do dia, horários para alimentação, realização de tarefas mesmo pequenas e horários para lazer. O dia renderá mais e as distrações serão bem menores com uma previsão das coisas que devem ser feitas e horários.
5. Pratique
Leia mais. No início pode parecer difícil se concentrar no livro, mas insista. Jogue mais videogames, faça palavras cruzadas, é claro em horários livres e cuidadosamente planejados.
Estes pequenos atos aumentarão a capacidade de concentração do cérebro. Tire alguns minutos para relaxamento, planeje meditar, orar ou simplesmente estar em um local silencioso sem interrupções onde é possível pensar sobre a vida, o que você espera dela e a direção que está tomando.
Um cérebro limpo e calmo tem maior poder de concentração.
A tecnologia não é só a grande vilã da distração. Alguns aplicativos foram criados para auxiliar, como por exemplo um que marca o tempo das suas tarefas e ainda dá alguns minutos de descanso entre uma e outra, e outros que bloqueiam acessos que são altamente distrativos como as redes sociais.
Com o cérebro devidamente educado, a concentração fica muito mais fácil e as distrações tornam-se agradáveis nos momentos de lazer, trazendo satisfação com as lidas diárias no lugar de decepção consigo mesmo.
Leia também: 4 dicas práticas para gerenciar seu tempo da melhor forma