Dicas práticas para reformar seus estofados

Reformar o sofá é uma alternativa interessante para quem busca mudar o visual da casa sem gastar muito e ainda valorizar a peça do mobiliário.

Beth Proenca Bonilha

Quem tem crianças ou animais em casa provavelmente terá que reformar os móveis e estofados com maior frequência, e isso não deve ser um bicho de sete cabeças ou um desespero para a família.

É só tomar alguns cuidados na hora de escolher o profissional e na escolha do material.

Normalmente os estofados são os móveis que mais requerem reforma em sua vida útil.

Dicas importantes para saber se vale a pena reformar o estofado

  • Leve em consideração a estrutura do estofado, avalie se a estrutura de madeira e as tiras de sustentação do assento valem o preço da restauração. Devem estar em bom estado, sem infecção de cupins, sem partes quebradas ou desgastadas demais. Caso apresente algum desses defeitos a reforma talvez não seja aconselhável.

  • Observe também a espuma, se estiver esfarelando, com furos ou sem tensão, é fato que a troca deste material também deverá ser feito, isso significa aumento no preço do serviço de reforma.

    Advertisement

Como escolher o melhor serviço?

Se a estrutura do estofado foi avaliada e concluiu-se que vale o trabalho e preço a ser pago, o próximo passo é a escolha do melhor profissional e o novo revestimento a ser colocado.

  • O profissional deve apresentar referência de seus serviços. O melhor mesmo é conhecer alguns trabalhos feitos anteriormente. Após este passo, avalie o preço da mão de obra e o tipo de material que é oferecido. Isso só é possível com pesquisa de mercado. Ligue, visite outras empresas e compare preços e qualidade de serviço. Não deixe de avaliar o acabamento do serviço.

  • Independente de sua preferência por material sintético, como o corino, napa, couro ou tecido como matelasse, gorgorão ou gobelin o mais importante é a durabilidade e conforto que o material mostrar. Informe-se sobre cada tipo de produto.

Escolhendo entre material sintético e tecido

  • Sintético – favorece a limpeza e não deixa cheiro no ambiente. A impermeabilidade é outro benefício, porém, como não absorve o suor do corpo pode ser incômodo ficar em contato com este material por tempo prolongado, principalmente em ambientes quentes. Além disso, os sintéticos precisam ter cuidado especial na limpeza, evitar produtos abrasivos e exposição ao sol, mesmo através de janela, isso pode ressecar o material levando a rasgar com o tempo.

  • Tecido – favorece o conforto, por absorver o suor e pela durabilidade na limpeza, porém, com o uso, se a higienização não for adequada, pode exalar cheiro, além das manchas se algum produto for derrubado sobre ele.

    Advertisement

Escolher reformar um estofado pode ser um ótimo negócio quando a estrutura é resistente, além de dar a oportunidade de unir a preferência, a cor, textura e estampa. Após avaliar os prós e contras faça sua escolha e aproveite o velho com cara de novo.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu