Dicas para incentivar talentos

Independente de seu nível financeiro, decida ser o tipo que corre atrás, afinal, quem espera perde a vez e quem tem vontade faz acontecer.

Beth Proenca Bonilha

Cada pessoa tem uma habilidade, talento, dom singular. E a união de todos os talentos é que faz com que o mundo seja completo e complexo atendendo às necessidades de todos os povos e culturas.

Muitas vezes os pais não percebem o talento que o filho traz desde cedo, mas como pudemos ver no vídeo, o talento é como a água que sempre encontra um caminho para seguir seu curso.

Os pais devem dar oportunidades a seus filhos de conhecer diversas formas de arte para que estes possam perceber qual sua inclinação cultural. E quando demonstrar habilidade em determinada área devem ser estimulados.

Dicas para incentivar talentos sem gastar muito

  1. Desde bebê exponha seus filhos à música, filmes, teatro, fotos, dança entre outros.

  2. Esteja preparado e disposto a se dedicar, pois terá que acompanhar seu filho na busca de seu talento.

    Advertisement
  3. Lembre-se, você deve ser o maior incentivador de seu filho.

  4. Ao perceber qual é o talento de seu filho incentive-o a continuar mesmo perante as dificuldades do início.

  5. Cuidado para que a dedicação ao talento descoberto não se torne um fardo para a criança. Tudo deve ser dosado, use de bom senso na hora de definir as tarefas diárias.

  6. Busque programas patrocinados por empresas ou pelo poder público. Há muitos programas de incentivo à cultura, esporte, artes, etc.

  7. No caso de programas gratuitos a atenção deve ser redobrada, pois normalmente são poucas as vagas e isso significa que terá que se dispor, em alguns momentos, até mesmo a “madrugar” em filas para conseguir a vaga desejada.

    Advertisement
  8. Conheça as leis e regras dos programas de interesse para que não perca a oportunidade por algum detalhe como idade mínima ou documento exigido.

  9. Esteja atento aos programas locais e próximos de sua residência, como centros esportivos, escolas e igrejas, pois geralmente essas instituições oferecem ótimas oportunidades direcionadas às crianças, assim você economiza com transporte.

  10. Utilize a internet a seu favor para buscar informações e conhecimento dos programas disponíveis nos sites governamentais como:

  11. MEC – Ministério da Educação

  12. MinC – Ministério da Cultura

    Advertisement
  13. Bibliotecas Municipais

  14. Centros Esportivos

  15. PAC – Programa de Ação cultural

  16. Secretaria da Cultura – Projeto Guri

  17. Escola da Família

    Advertisement
  18. Petrobras – valorizando a Cultura

Busque sempre se inteirar das programações de cursos em instituições do Sistema “S” – SESC, SESI, SENAI.

Independente de seu nível financeiro, decida ser o tipo que corre atrás afinal quem espera perde a vez e quem deseja faz acontecer.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu