Dicas para fazer o seu intestino funcionar melhor

? Dicas para melhorar o funcionamento intestinal.


Erika Strassburger

Intestino preso ou constipação intestinal crônica é um problema que pode afetar as pessoas em qualquer idade. Crianças, jovens e adultos podem ficar vários dias sem evacuar. Sentem-se inchados, desconfortáveis e irritados.

Quem tem intestino preso evacua menos de três vezes por semana. Suas fezes são ressecadas e fragmentadas. Mesmo uma pessoa que evacue com mais frequência, cujas fezes são ressecadas, é considerada como tendo o problema. Outros sintomas comuns são: dor ao evacuar, sangramento causado pelas fezes endurecidas e sensação de evacuação incompleta.

As fezes consideradas normais precisam ser pastosas e umedecidas. Mesmo que uma pessoa não evacue diariamente, se suas fezes tiverem essa consistência, ela não tem constipação.

A constipação pode ser causada por:

Não evacuar quando se está com vontade

Quando as fezes ficam retidas, o intestino absorve o seu líquido. Elas ficam ressecadas e espessas, e a dificuldade para eliminá-las aumenta.

Causas hormonais

Os hormônios femininos favorecem a constipação. 75% das pessoas constipadas são mulheres.

Má alimentação

Alimentação pobre em fibras e líquido.

Advertisement

Falta de horário para as refeições

O intestino bem treinado funciona como um relógio. Para que isso aconteça, as refeições precisam ser feitas sempre nos mesmos horários.

Perda do reflexo natural

Segundo esta revista on-line, o hábito de segurar as fezes quando não se tem tempo para ir ao banheiro, acaba inibindo, com o tempo, “o reflexo espontâneo de abertura do ânus e esta ação involuntária desaparece, tornando a evacuação cada vez mais difícil”.

Estresse e outros problemas de saúde

Uso prolongado de alguns medicamentos

O intestino preso pode atrapalhar a absorção dos nutrientes contidos nos alimentos. Pode também favorecer o surgimento de espinhas e aumentar a oleosidade na pele. A longo prazo, pode causar hemorroidas e ser um dos fatores desencadeantes do câncer de cólon.

Veja, agora, 6 dicas para melhorar o trânsito intestinal:

1. Aumente o consumo de água e outros líquidos

2. Faça uma alimentação rica em fibras

  • Dê preferência à farinha, pães, massas e arroz integral.

  • Consuma verduras, legumes e frutas diariamente.

  • As frutas mais indicadas são: mamão, ameixa, manga. A maçã sem casca e a banana podem prender ainda mais o intestino.

  • Coma os bagaços da laranja e tangerina.

  • Inclua aveia, linhaça nas suas batidas e sucos.

  • Coma grãos como feijão, milho, soja e ervilha.

    Advertisement
  • Se aumentar a ingestão de fibras sem aumentar a de água, o efeito pode ser inverso.

3. Coma, diariamente, duas ou três unidades de castanha-do-pará, nozes, ameixa preta, damasco e tâmara.

4. Reserve um horário fixo (15 a 30 minutos) diário,

após uma refeição, para sentar no vaso sanitário. Não importa se você está ou não com vontade de evacuar. O propósito é treinar seu intestino a trabalhar sempre no mesmo horário.

5. Pratique atividades físicas

Os exercícios aceleram a digestão e auxiliam na movimentação do intestino, ao aumentar o fluxo de sangue naquela região, ajudando no seu bom funcionamento.

6. Consuma alimentos probióticos

Os micro-organismos adicionados a alimentos como queijos, ricotas, leites e iogurtes fermentados contidos na sua fórmula auxiliam no trânsito intestinal.

Essas dicas tendem a melhorar bastante o trânsito intestinal. No entanto, elas não substituem uma consulta com um médico. Dependendo da gravidade da constipação, são necessárias outras medidas mais urgentes. Em outros casos, a constipação é somente um sintoma de outro problema mais sério.

Informação importante

: Exceto sob orientação médica, não faça uso de laxantes. Eles são prejudiciais ao organismo. Seu uso contínuo pode causar síndrome do intestino preguiçoso, situação em que o intestino só funciona com a ingestão desses produtos.

Toma un momento para compartir …

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.