Dicas altamente eficazes para dormir melhor

Ter o descanso que você precisa é essencial para conseguir um dia feliz e produtivo. Mas não é sempre fácil pegar no sono, permanecer dormindo, ou fazer com que seu sono seja restaurador e eficiente.


Margot Hovley

Ter o descanso que você precisa é essencial para conseguir um dia feliz e produtivo. Mas não é sempre fácil pegar no sono, permanecer dormindo, ou fazer com que seu sono seja restaurador e eficiente. Aqui estão algumas dicas que irão ajudar-lhe a ter o descanso que você necessita:

Cuide de si mesmo

Se você se alimentar corretamente e exercitar-se, seu corpo terá mais facilidade de descansar. Além de todos os outros benefícios que o exercício proporciona, ele lhe ajuda a dormir melhor e mais profundamente. Algumas pessoas descobrem que se fizerem exercícios à noite ficam muito agitadas. Se você acha que esse é seu caso procure exercitar-se pela manhã. Ioga e alongamento são opções para a tarde também, e podem promover um melhor sono.

Ajuste seu relógio

Você sabia que pode ajustar seu relógio biológico? Algo que seu corpo se baseia é a quantidade de luz que encontra. Se sua agenda permitir, passe um tempo extra durante o dia na luz do sol, ao invés de passar o tempo todo sob luzes artificiais. Desta maneira seu corpo saberá a diferença entre dia e noite. Também, se precisar usar o banheiro durante a noite, evite acender luzes fortes, isso pode afetar seu ritmo natural e pode dificultar retornar a dormir.

Ame o escuro

Quando a hora de dormir aproximar-se, limite seu uso de TV, computadores e outros eletrônicos para que sua reserva natural de melatonina, um hormônio do sono, possa entrar em ação. Mantenha seu quarto tão escuro quanto for confortável para você.

Utilize sua cama para dormir

Muitas pessoas usam seu notebook na cama para tarefas ou coisas relacionadas ao trabalho. Tente não associar sua cama com o trabalho. Mantenha sua cama como um lugar de descanso e relaxamento.

Ajuste a temperatura correta

A maioria das pessoas dorme melhor quando a temperatura do quarto está fresca – mais ou menos 19 Cº. Tente manter o quarto a uma temperatura que seja confortável para você… Nem tão quente, nem tão frio.

Utilize óleos com essência de lavanda

Esses óleos têm se demonstrado eficientes em ajudar as pessoas a relaxarem e pegarem no sono. Experimente pingar algumas gotas em seu travesseiro, esfregue algumas gotas na parte de trás de seu pescoço ou no peito de seus pés. Procure por essência natural pura. As versões sintéticas podem prejudicar seu sono ou até causar dores de cabeça e reações alérgicas.

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Limite o nível de barulhos

Alguns barulhos externos não podem ser controlados, como sirenes, carros, cachorros latindo etc. Se os barulhos estiverem lhe mantendo acordado ou interrompendo seu sono, experimente mascarar o barulho com um som que lhe favoreça o sono. Algumas pessoas descobrem que simplesmente ligar um ventilador portátil é o suficiente. Direcione o ventilador para longe da cama se o vento lhe incomodar.

Acima de tudo, tente focar em relaxar. Deixe de lado os problemas do dia o máximo que puder, deixe para se preocupar com eles pela manhã. Se você conseguir dominar essas técnicas, você não terá mais dificuldade para dormir a noite toda.

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Margot Hovley

Margot Hovley has published two novels with Covenant Communications: "Sudden Darkness" (2012) and "Glimmering Light" (2014).