Deixe os seus filhos ajudarem no planejamento do jantar

Uma boa refeição deve ser saborosa e saudável. Envolva toda a família no processo de planejamento e preparação das refeições para que saia também a gosto de todos.


Amy Peterson

Alimentar a sua família com alimentos saudáveis é importante, bem como a qualidade do tempo gasto em torno da mesa de jantar. É difícil quando as crianças reclamam da comida ou se recusam a comer. Uma solução para esses problemas comuns é envolver as crianças no planejamento das refeições. Essa é uma habilidade de vida mais bem aprendida quando jovem.

Comece por discutir nutrição e grupos de alimentos

Uma refeição equilibrada básica deve ter proteína, carboidrato e gordura. Dê exemplos de cada um. Por exemplo, fontes de proteína incluem carne, peixe, nozes, ovos, feijão e leguminosas. O almoço e o jantar serão ótimos se incluídos uma fruta e um vegetal ou dois tipos de legumes. Refeições saudáveis têm pouco sódio e gordura saturada e têm grãos integrais.

Em seguida, faça uma lista de pratos favoritos da sua família

Deixe que cada criança contribua com a lista. Tente não vetar nenhum alimento. Se o seu filho de seis anos de idade diz que quer cachorro-quente, adicione este item à lista. Incentive comentários positivos sobre as sugestões dos outros. Você pode querer dividir a lista em pratos principais, acompanhamentos, legumes, pães, sopas, etc. Ou você pode fazer isso em um momento posterior. É bom ter uma lista principal como referência e para adicionar algo mais quando você estiver planejando o que cozinhar.

Plano de refeições semanal, quinzenal ou mensal

Usando sua lista principal e livros de receitas favoritas da família ou novas receitas que você gostaria de tentar, escreva as refeições em um calendário. Deixe que cada criança escolha uma refeição que elas gostariam de comer. Ajude-as a fazer uma escolha equilibrada, nutritiva. Os cachorros-quentes, por exemplo. Se você optar por cachorros-quentes de carne em um pão de trigo integral com batata frita e uma salada, você terá uma refeição saudável. Anote isso nas escolhas do calendário. Faça uma lista de compras, baseada na programação das refeições. Considere outras atividades da sua família ao escolher o que será servido em determinados dias. Alguns pratos levam mais tempo para preparação.

Após as refeições serem planejadas, seus filhos podem ajudar na preparação

Compras de supermercado, preparação da refeição, cozinhar e limpar são todos trabalhos que precisam ser feitos. A inclusão dos seus filhos irá ajudá-los a dominar o processo de alimentar uma família. Eles também irão desenvolver habilidades úteis, como cortar legumes, ler receitas, cozinhar e lavar a louça. Se uma criança quer adicionar um toque especial a uma refeição, deixe. Minha filha gosta de decorar a mesa, dobrar os guardanapos de uma maneira especial e adicionar uma bebida como suco de frutas espumante na ocasião.

Quando você compartilha os momentos juntos ao planejar e ao fazer o jantar, as crianças gostam de comer as refeições que elas escolheram e prepararam

Elas também podem aprender a comer e desfrutar de novos alimentos. Incentive toda a família a parabenizar os outros sobre a seleção do cardápio. Minha família acaba debatendo sobre comida e planejando as futuras refeições na mesa de jantar com bastante frequência.

Se você estiver preso na rotina do mesmo jantar, como muitas famílias estão ao longo do tempo, incluir os seus filhos em seu planejamento de refeição pode mudar as coisas. Experimente!

Advertisement

Traduzido e adaptado por

em,Jaguaraci N. Santos

do original Let your kids help plan dinner, de

Amy Peterson.

Toma un momento para compartir …

Amy Peterson

Amy M. Peterson, a former high school English teacher, currently lives in Oregon with her husband and four children. She spends her days writing, reading, exercising and trying to get her family to eat more vegetables.