Definindo um plano de ação para o cumprimento de metas

Aprenda 7 sugestões de técnicas para realizar seus sonhos e desejos de forma a tornar sua vida mais produtiva e repleta de resultados positivos.

C. A. Ayres

Depois de ler o artigo Buscando a mudança de hábitos para estabelecer metas de vida, e ter estabelecido quais áreas de sua vida precisam de melhorias, o próximo passo é encaixar suas metas em certas categorias. Você sabe que, para atingir metas maiores, precisamos fazer várias metas menores até que consigamos realizar o que precisamos para atingir resultados. Então aqui, mais algumas dicas:

Fazer metas menores:

1. Metas de 5 anos

Uma vez que você listou as metas de vida em todas as áreas que lhe interessam, você pode fazer uma lista de metas menores para serem buscadas pelos próximos 5 anos, relacionadas com o cumprimento de suas metas gerais.

2. Metas de 1 ano

Em seguida faça uma lista de metas de 1 ano para conseguir as metas de 5 anos, todas relacionadas com suas metas gerais.

3. Outras metas em menos tempo

Se houver necessidade, apenas mantenha fazendo metas menores para que as atitudes diárias sejam contadas para o cumprimento de suas metas.

4. Lista diária

Todos os dias de manhã, tire uns 10 minutos para verificar suas obrigações para o dia e planejá-lo, verificando suas listas de metas semanais, ou mensais, coligadas com as anuais. Inclua todos os dias uma nova atividade relacionada ao cumprimento de metas. E trabalhe para realizá-las, um dia de cada vez.

Advertisement

5. Não se desviar do caminho

Há tantas distrações e imprevistos no nosso dia a dia. Seja a perda de um emprego, a doença de um parente querido, ou mesmo um acidente, deve-se contar com imprevistos, e não deixar a lista ou as metas de lado. Elas inclusive poderão nos servir de motivação para que tenhamos forças contra as provações da vida.

Uma vez que você tem suas listas, mantenha as atividades diárias revisando-as e incluindo ou excluindo coisas se precisar. Às vezes, temos metas que se cumprem antes do prazo esperado, podemos fazer outra meta relativa a uma meta maior no caso.

De tempos em tempos, revise o plano de vida geral, e mude o que precisa dependendo das prioridades atuais e experiência adquirida.

6. Metas inteligentes

  • Específicas – significativas e reais.

  • Mensuráveis – você pode colher resultado palpável.

    Advertisement
  • Atingíveis – realistas, ações definidas.

  • Relevantes – farão a diferença.

  • Rastreáveis – podem ser realizadas num determinado período de tempo.

Exemplo: ao invés de fazer uma meta tipo “Emagrecer”, faça uma meta específica, tipo “Emagrecer 10 quilos até 15 de janeiro”. Colocar um prazo traz urgência de ação específica.

Monte um calendário com metas menores por semana, meça resultados e mantenha-as à vista.

Advertisement

7. Ferramentas de uso

Alguns podem se assustar com tantas listas a serem feitas, o uso de papel para todo lado. Lembre-se, você pode usar um computador, ou mesmo a opção de notas do telefone. As listas não devem ser quilométricas se você seguir o padrão de metas simples e palpáveis.

Faça listas curtas e quando realizar aquelas metas, faça outras. O bom senso é necessário para conseguir se organizar.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.