Cuide destes 6 pontos em sua apresentação pessoal e terá sucesso profissional

De acordo com especialistas em imagem, há certos elementos de sua apresentação pessoal que você deve cuidar se quiser que o sucesso o acompanhe.

Emma E. Sánchez

Todos concordamos que ser uma boa pessoa é o mais importante, certo? Mas o que acontece quando nossa apresentação pessoal nos fecha as portas e não nos permite mostrar nossas habilidades, talentos e muito menos nossos bons sentimentos?

Nossa apresentação pessoal pode ser uma chave que abre muitas portas e, às vezes, também pode fechá-las.

Em nossa conversa, mais de 90% depende de nossa linguagem corporal e o resto, daquilo que dizemos. Nossa voz, o tom, a postura e os gestos dizem muito mais que nossas palavras. A mensagem que desejamos transmitir se confirma e fortalece quando nossa apresentação coincide com ela, e a destrói e desqualifica quando nossa imagem não coincide nem lhe dá sustento.

Hoje em dia, há inclusive companhias dedicadas a desenhar a imagem de uma pessoa, de um político ou qualquer figura pública para conseguir seus fins e propósitos. Há pessoas que perderam o emprego, a credibilidade, a fama e até os cargos relevantes devido a uma má imagem pessoal.

Então, dando ouvidos a especialistas em imagem, eu apresento 5 pontos que você deve considerar ao escolher sua roupa e causar sempre uma grande impressão.

Advertisement

1 Como quer ser visto pelos outros?

Dependendo da situação, do trabalho ou do tipo de reunião que vai ter, defina em sua mente qual imagem quer projetar, como quer que as pessoas o percebam e por quê.

Muitas pessoas cometem o erro de não pensar antes de se vestir, de não refletir e, então, apresentam-se ao mundo de tal maneira que podem ser julgadas por “mostrarem demais”, vestirem-se inapropriadamente para sua idade, parecerem ridículas ou bastante chamativas numa situação que requer mais formalidade e seriedade.

Medite se a imagem em sua mente é apropriada à reunião, e então aja.

2 Asseio, limpeza e um cheiro agradável

Esta é a regra número um da apresentação pessoal. Muitos parecem acreditar que, se eles não percebem o seu cheiro, os outros que o rodeiam não o notarão, falso! Nossos odores corporais podem ser notados por animais e muitas pessoas com olfato sensível. Não corra riscos e cuide de sua higiene pessoal regularmente.

No inverno, o odor pessoal diminui, enquanto aumenta no verão.

Advertisement

A roupa branca deve sempre parecer assim, branca, não amarela ou com manchas nas axilas, punhos e pescoços. A roupa deve estar e não só parecer limpa, assim como tudo em você. Não há nada mais desagradável que aproximar-se de uma pessoa e descobrir que suas unhas, pescoço, orelhas ou boca estão sujos.

Antes da roupa, sua higiene pessoal é fundamental.

3 Aprenda a combinar cores e texturas

Todos sabemos que as cores desempenham um papel fundamental na mente das pessoas. Os designers, publicitários, especialistas em marketing e até os psicólogos usam muito frequentemente as cores para alcançar seus objetivos.

Faça o mesmo! Confira as cores que lhe favorecem, mas, acima de tudo, certifique-se que as cores transmitam o que você quer dizer. Por exemplo, não é nada recomendável ir a uma entrevista de trabalho formal usando cores néon, que são de mau gosto, podem ser irritantes e passam a imagem de alguém pouco sério.

As texturas dos tecidos junto às cores podem favorecer a silhueta, fazendo parecer ter mais ou menos peso, ser mais alto ou mais baixo, assim, é possível fazer combinações, tirar fotos e vê-las posteriormente, isto o ajudará a ver de outra perspectiva como se apresenta e o que lhe favorece.

Advertisement

4 O sucesso está nos detalhes

Como assim? Simples: suas mãos devem estar sempre limpas, unhas limpas e bem-feitas, não necessariamente pintadas, mas que denotem bom cuidado; se você usa as unhas pintadas, aplique a mesma recomendação de cores, prefira cores mais sóbrias, caso se trate de trabalhos formais ou que requerem seriedade.

Roupas passadas, roupas amarrotadas são facilmente notadas, não é atrativo e, por mais que insistam, não denota alguém ecologicamente correto. A limpeza dos sapatos é fundamental, bem como o seu bom cuidado e, finalmente, mas não menos importante, o cabelo deve sempre estar limpo e bem penteado ou preso.

Os acessórios em mulheres podem desempenhar um papel decisivo, desde que não sejam abusados e se opte por algo simples e discreto, especialmente se você trabalha em escritório ou com crianças.

5 Autoconfiança é tudo

Caminhe de forma ereta, sem curvar-se, um passo firme denota segurança e se seu aperto de mão for firme, mostrará sua capacidade de liderar, sua segurança e confiança. Você nunca terá que se preocupar se está mal ou com o seu peso, ou porque o seu corpo não é o que você quer, se você se veste confortavelmente e sabe que está bem, então se moverá livre mostrando autoestima e atrairá atenção às suas habilidades.

6 E por fim

Esforce-se para ser uma boa pessoa, para ser honesto, dedicado e confiável, então seu caráter e seu ser se projetarão em sua apresentação pessoal de tal maneira que não só o vejam como confiável, mas também a pessoa idônea para o posto! Lembre-se: congruência entre o que pensa, o que faz e o que diz, essa é a chave.

Advertisement

A nossa preparação acadêmica deve ser demonstrada na nossa relação com os outros, a educação é um privilégio que deve ser posto ao serviço da sociedade.

Tire algum tempo para se conhecer e aproveite ao máximo, lembre-se: você tem o suficiente para triunfar!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cuida estos 6 puntos en tu presentación personal y tendrás éxito profesional

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.