Cuidados com a família em dias muito quentes

Aproveitar os dias quentes com os cuidados necessários fará com que eles sejam lembrados como dias felizes e sadios.


Renata Finholdt

Há quem prefira o verão ao inverno porque são dias mais iluminados e quentes, onde as pessoas aproveitam mais o dia ao ar livre, além de passarem horas se divertindo na praia ou piscina.

Independente de seu gosto pessoal, é preciso ter alguns cuidados importantes com toda a família quando os dias e noites se tornam mais quentes, típicos do verão. Apesar de serem dias bonitos e ensolarados, o calor pode trazer grandes empecilhos para quem pretende aproveitar a época.

Ao contrário do que se possa imaginar, toda a família precisa de cuidados em dias quentes, eles não se restringem apenas às crianças e idosos.

1. Bebam muito líquido

Quando há muita transpiração há também muita perda de líquidos e nutrientes importantes para manter a saúde. A ingestão de líquidos precisa ser observada a fim de que doenças como a desidratação, por exemplo, não acabem com a alegria destes dias.

2. Evitem o excesso de sol

Todos querem aproveitar o sol para se bronzear e ficar com uma aparência mais bonita, mas é preciso muito cuidado, o excesso de sol pode causar insolação, além de queimaduras sobre a pele e ambos podem levá-los a uma emergência médica, algo que ninguém pretende. É importante observar os horários adequados de exposição ao sol.

3. Alimentação

É muito comum que nos dias mais quentes o apetite fique comprometido, porém, é importante manter uma alimentação adequada para que o organismo possa se manter forte e saudável; de outra forma, fraqueza e mal-estar podem acompanhá-los durante todo o verão.

Outro cuidado importante é com relação aos alimentos pesados e de difícil digestão. Alimentos mais leves são os ideais para os dias mais quentes.

Advertisement

4. Conservação dos alimentos

Manter alimentos fora de refrigeração nos dias mais quentes permite com que eles entrem em processo de contaminação e desenvolvam bactérias que atacam perigosamente o organismo.

Todo cuidado é pouco, tanto dentro quanto fora de casa, qualquer sobra de alimento que você queira conservar precisa ser refrigerado antes de duas horas do término do preparo para evitar contaminação.

Alimentar-se fora de casa também exige cuidados, é preciso conhecer o local para garantir que nenhum alimento inadequado seja servido e possa trazer prejuízos à saúde.

5. Uso de protetor solar

Mesmo que vocês não estejam aproveitando o verão na praia, o uso de proteção solar é importante para evitar que os raios UV possam causar algum dano à pele. Essa recomendação é válida para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Com esses cuidados é possível aproveitar o verão e os dias mais quentes com saúde e disposição.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.