Criolipólise: o tratamento sem bisturi que congela suas células de gordura

O efeito é encorajador. Eu testei e conto em primeira pessoa minha experiência.

Adriana Acosta Bujan

Kim Kardashian, Megan Fox, Jennifer Aniston e muitas outras celebridades já testaram este incrível método para queimar (literalmente) gordura corporal para sempre. Uma amiga me encorajou a experimentar e hoje, neste artigo, quero lhe contar do que se trata.

A criolipólise ou o Coolsculpting (esculpido a frio) é uma técnica não invasiva nem dolorosa que se realiza em centros médicos e em gabinetes de estética certificados, para reduzir aquelas zonas onde a gordura se acumula e não podemos reduzi-las por nada no mundo.

Mas eu preciso disso no corpo todo!

Foi o que eu disse à minha amiga quando me falou desta técnica que ela oferece em seu consultório. Brincadeiras à parte, depois de me familiarizar sobre o tema, ler revisões médicas a respeito e me certificar de que não tenha efeitos secundários nocivos, decidi submeter-me a uma sessão e a verdade é que fiquei fascinada!

Sim, acompanhei o tratamento com uma alimentação saudável e comecei a beber mais água do que costumava. Porque, para ser franca, já que tinha investido uns trocados, era melhor fazer as coisas bem-feitas.

Depois de minhas duas gravidezes, fiquei com alguns quilos a mais, e ainda que, quando sigo uma dieta, meu metabolismo responde às mil maravilhas, mas no meu abdômen ainda fica uma barriguinha um tanto quanto irritante. Mas além disso, o mais irritante era a quantidade de calças que não me cabiam.

Advertisement

“Eu me recuso a comprar calças maiores”, eu disse, então me enchi de energia e fui para a minha primeira sessão de criolipólise.

Em que consiste a criolipólise?

O termo criolipólise refere-se à destruição das células de gordura através do “congelamento” das mesmas. Faz-se com aparelhos especialmente concebidos que, sem danificar outros tecidos, se concentra no aglomerado de adipócitos e os resfria a uma temperatura entre 5º e -10º (dependendo da zona e quantidade de gordura a tratar) e os destrói por completo.

Em seguida, as células começam um processo natural de eliminação durante os próximos dois ou três meses. Ou seja, a gordura eliminada vai para a urina e fezes, mas o corpo remove-a de forma natural e paulatina, sem danificar os rins ou qualquer outro tecido ou órgão.

Assim, os resultados podem ser vistos nas primeiras semanas após a sessão, mas o resultado ideal só pode ser visto em torno de dois meses. No meu caso, 10 dias depois de aplicar a primeira sessão, pude comprovar como meu abdômen parecia muito mais desinchado e minha pele com melhor aspecto. A melhor parte é que, com o passar das semanas, a gordura continuava a sair do meu corpo.

Como se aplica?

A tecnologia deste tratamento é feita com aplicadores que se acoplam sobre a pele e uma ponteira faz uma sucção – causando um vácuo na zona a tratar. Sobre a pele se estende um pano anticongelante, para que o frio não danifique a epiderme, e a máquina então começa a sugar para colocar a pele em contato com as placas de resfriamento.

Advertisement

Dói, não é?

Ao primeiro instante se sente uma leve pressão, como um beliscão e uma dormência, que logo vai diminuindo com o correr do tempo. Ou seja, apenas no começo do tratamento o paciente pode sentir um incômodo e um pouco de desconforto, mas em poucos minutos vai diminuindo.

Claro que tudo depende do limite da dor de cada um. Mas as mulheres estão acostumadas à dor: os partos, depilar-se, usar saltos por horas, etc. Um leve beliscão por escassos minutos não nos amedronta.

Quanto tempo dura cada sessão?

Dependendo das áreas a tratar e dos equipamentos utilizados, uma sessão de criolipólise pode durar entre 30 e 60 minutos. E depois da primeira sessão, tem de esperar seis semanas para aplicar outra no mesmo local.

Onde pode ser aplicado?

Pode ser aplicado no abdômen, flancos, pernas, cintura, costas e até no queixo. Não é indicado para pessoas com obesidade, mas sim para aquelas que têm gordura acumulada em certas áreas.

Efeitos colaterais

Uma das razões pelas quais esse tratamento é aclamado por milhares de pessoas no mundo é porque os efeitos colaterais são mínimos. No meu caso, deixou-me hematomas escuros, devido à pressão de vácuo que o aparelho realiza, mas foram desaparecendo com o correr dos dias. Além disso, eles não doem como hematomas, são simplesmente um escurecimento da pele; ao pressionar não se sente dor alguma.

Advertisement

O procedimento não requer anestesia e é ambulatorial, por isso pode-se ir para casa ao término da sessão.

Polegar para cima para criolipólise

Se você tem esse pneuzinho rebelde que não quer ir, ou adiposidades acumuladas em áreas muito difíceis de tratar, a criolipólise pode ser uma excelente opção para se sentir mais confortável com seu corpo.

Só não precisa enlouquecer. Não devemos ir ao extremo, pois devemos nos amar como somos, mas sempre fazendo aquilo que nos faça sentir bem com nós mesmas.

Encorajo-a a que, se tiver oportunidade de fazê-lo, faça (não sem primeiro consultar um médico), pois os resultados são encorajadores e a motivarão a continuar se alimentando de forma saudável – a levar um estilo de vida mais saudável.

Eu me amo e quero ter boa aparência

Já passei daquela fase em que ficava louca quando tinha um quilo a mais. Estou naquele período vida em que amo meu corpo, aprecio a mulher que me tornei e orgulho-me de ser quem sou.

Advertisement

Adoro ter boa aparência, cuidar de mim e sentir-me bem. E, sem fanatismo, posso dizer que gosto de cuidar desta “embalagem” e sentir-me bonita, como seguramente acontece com você também.

Então, vá em frente! Cuide de seu corpo e da sua beleza, mas nunca se esqueça de deixar acesa essa luz que a faz única e especial.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Criolipólisis: el tratamiento sin bisturí que congela tus células de grasa

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.