Crianças a bordo! Como fortalecer a nossa relação de casal?

Que a benção de ser pais não destrua sua relação amorosa! Aprenda como fortalecer o amor, mesmo em meio à criação de filhos.

Adriana Acosta Bujan

Os filhos são um presente divino que representa o grande amor de um casal. Transformam-nos em vencedores, invulneráveis e fortes, para que se eles se sintam bem. É um amor puro, incondicional e insubstituível, que nos faz esquecer todos os problemas e adversidades da vida. No entanto, com a sua chegada, muitos casamentos tendem a atravessar uma crise pela dificuldade de encontrar momentos para a convivência e intimidade, já que toda a atenção é apenas para os filhos.

Embora quando nascem e vão crescendo os filhos requeiram toda nossa atenção, cuidado e amor, ao mesmo tempo devemos aprender a não descuidar de nosso relacionamento, já que estaremos criando um vazio que pode deixar sequelas profundas.

Um dos problemas mais comuns entre casais que têm filhos pequenos é que não há um espaço de tempo livre para dedicá-lo ao cônjuge, ou mesmo para si mesmo. Entre as preocupações, falta de sono, aumento de responsabilidades, o tempo passa como água, já que toda a atenção é para os filhos.

Um reencontro especial

É possível que tudo isso possa desencadear conflitos intensos com o seu parceiro. Muitas vezes as mães pensam que o maior fardo de responsabilidades recai sobre seus ombros, visto que o homem (normalmente) é aquele que sai de casa para trabalhar e chega quando os filhos já estão dormindo. Nesses momentos, a mulher encontra-se tão cansada, que a única coisa que deseja é dormir e por isso não tem vontade de ter relações com seu parceiro.

No entanto, os casais podem fazer um reencontro especial identificando o problema e aceitando-o de maneira mútua, para poder encontrar soluções em conjunto. Caso contrário, toda a responsabilidade por tentar mudar a situação terá mais peso em apenas um dos cônjuges.

Advertisement

Lembre-se de que ser pais é um trabalho para dois, que deve ser justo para que a relação funcione. Por isso será importante levar em conta estas chaves que ajudarão a fortalecer sua relação de casal:

1 Responsabilidades compartilhadas

Talvez lhe pareça que dividir as responsabilidades no cuidado dos filhos é loucura, porque normalmente o homem não está em casa a maior parte do tempo. No entanto, é algo que devem fazer caso queiram melhorar a relação.

Pense desta forma, será de grande ajuda para a mãe que o pai seja o responsável por fornecer os insumos necessários para o cuidado dos filhos como fraldas, leite, lenços umedecidos, óleo, talco, roupa, comida entre outras coisas. Além disso, seu parceiro também pode ajudá-la a assumir a responsabilidade por levar as crianças para a escola ou creche, ou ao pediatra.

Também podem delegar responsabilidades que não envolvem o cuidado dos filhos, mas da casa em geral, talvez o seu parceiro possa tirar o lixo, lavar a louça, passear com o cachorro, qualquer função que torne a sua vida mais leve.

2 Acordos íntimos

É fundamental que os dois possam conversar e chegar a acordos sobre o tempo que devem dedicar um ao outro, como casal. É como um requisito para poder fortalecer a relação; neste espaço de tempo poderão desfrutar da companhia um do outro, poderão tomar decisões juntos, solucionar problemas e ter intimidade, inclusive conversar uns 15 ou 20 minutos, só os dois, será de grande utilidade.

Advertisement

Também será importante concordar com o tempo que cada um precisa para se sentir bem; lembre-se de que todos precisamos de um espaço de tempo para cobrir as próprias necessidades de maneira individual. Talvez fazer exercício, descansar, ler um livro ou estudar, etc.

3 Demonstrações de amor

O psicólogo Andrés Asturias assegura que não há justificativa para não mostrar ao parceiro o quanto o ama. Todos precisamos nos sentir amados e saber que somos importantes para nossos companheiros de vida. Por isso é necessário dedicar alguns minutos por dia para alimentar o amor.

Os beijos, os abraços, as mensagens inesperadas, os presentes significativos entre outras coisas, serão as chaves para fortalecer a relação.

4 Escapar da rotina

Este ponto pode realizar-se em maneiras diferentes. Podem escapar da rotina em família; isso será de grande ajuda para distraírem-se, divertir e fortalecer os vínculos com os filhos. Trata-se de fazer coisas diferentes, visitar lugares, brincar, entre outras coisas. Também podem escapar da rotina sem levar os filhos; isso é como se apaixonar novamente e criar momentos significativos que os motivem a continuar. Pode ser um jantar romântico, ir ao cinema, ao teatro, entre outras coisas.

5 Alimentar o positivo

É comum que, entre o casal, queira-se encontrar um culpado por todos os conflitos que envolvem a criação dos filhos. Com o estresse, o cansaço e a carga de responsabilidades ao ser pais, começam a ter-se conflitos frequentes. É quando você começa a vibrar em uma frequência negativa, onde tudo o que você faz ou deixa de fazer é errado, o que faz com que você encontre seus defeitos de forma mais simples.

Advertisement

O ideal é concentrar-se nas coisas positivas que o outro realiza, valorizar seus esforços e recompensá-los de alguma forma. As palavras amorosas e motivacionais são sempre chaves para se concentrar nas coisas boas e fazer com que o cônjuge se sinta bem.

Lembre-se: todos os casamentos com filhos passam por essa lacuna de conflitos, mas sempre é superada quando os dois trabalham juntos e se esforçam para fortalecer sua relação. É sempre bom dar o melhor de cada um e ter empatia com o outro, para poder ter um equilíbrio.

Agora que já sabe, ponha em prática estes conselhos e dedique-se a ser feliz.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¡Hijos a bordo! ¿Cómo fortalecer nuestra relación de pareja?

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.