Conversas que todo homem deveria ter com sua mãe

Veja quais assuntos são importantes de serem conversados com seu filho, pois, futuramente, ele constituirá a própria família. Vai precisar desses conselhos.

Adriana Acosta Bujan

“Querido filho, como eu gostaria que você ouvisse meu conselho, gostaria que você nunca me julgasse e que tudo o que lhe ensinei ao longo de sua vida seja uma ferramenta útil para você construir seu próprio caminho e destino. Desejo que todos os meus sacrifícios sejam recompensados por vê- lo plenamente feliz. Lembre-se de que estarei sempre ao seu lado para amá-lo incondicionalmente”.

Este é um pequeno trecho de uma carta que escrevi ao meu filho algum tempo atrás, agora isso faz parte das minhas orações e pedidos que costumo fazer todas as noites antes de dormir.

Confesso que o tempo me ensinou a importância de manter uma boa comunicação com meu filho, pois agora ele formou sua própria família.

Assim como eu, você certamente sabe da importância de transmitir mensagens significativas aos filhos, pois recairão muitas responsabilidades sobre eles quando formarem sua própria família.

Todos os ensinamentos e aprendizados que podemos transmitir a nossos filhos devem conter um conjunto de valores e não apenas palavras vazias.

Advertisement

Conversas que deixam lições de vida

Desde muito pequenos, nossos filhos nos fazem perceber o grande amor que sentem por nós; somos suas heroínas, seu modelo e nos tornamos suas valentes defensoras, não importa o que aconteça.

Com o passar do tempo, esse amor vai se transformando, pois muitos aspectos influenciam, como a forma como os educamos, ensinamos, criamos, o contexto e as circunstâncias, entre outras coisas.

Porém, um dos aspectos em que devemos focar como mães é o de ter uma boa comunicação com nossos filhos do sexo masculino, fazendo com que essas conversas criem memórias de grande valor e importância, para que um dia possam aplicar esses ensinamentos de vida em sua própria família.

Que tipo de conversa todo homem deve ter com sua mãe?

1. “Amo você de diferentes maneiras”

Para as mães, o mais importante é que os filhos estejam bem. Com uma mensagem de texto ou um telefonema, nosso coração fica em paz. Agora,
devemos entender que, para alguns homens, o amor que demonstram pela mãe tem nuances diferentes.

Alguns homens podem deixar de telefonar para a mãe durante muito tempo, e isso não significa que tenham deixado de amá-la. E para outros, o mais importante é manter contato com a mãe, para não apenas dizer que a ama, mas para saber como ela está.

Advertisement

Neste ponto, é importante esclarecer com os filhos essas diferentes formas de demonstrar amor. É apropriado os dois expressarem seus sentimentos e o que pensam, assim poderão fazer acordos para terem uma boa comunicação.

2. “Não vamos julgar um ao outro por nossas decisões”

A maioria de nós, mães, tende a sacrificar tudo o que está ao nosso alcance pela felicidade dos filhos. Nesse caso, é importante que vocês dois (filho e mãe) evitem se magoar com palavras que deixam grandes feridas na alma ao se julgarem mutuamente.

Pode acontecer de seu filho, já adulto, realmente não pôr seus conselhos em prática, mas seguir a própria intuição, embora você o faça enxergar seus erros. Neste caso, convém não julgar para poderem apoiar um ao outro.

3. “Você será um grande exemplo de vida”

Uma das conversas que devemos retomar continuamente com nossos meninos é justamente para fazê-los entender que eles mesmos serão um grande exemplo de vida. Ou seja, quando formarem suas próprias famílias, serão exemplo para seus filhos e estes, para os filhos deles, e assim por diante.

Portanto, tudo o que eles fizerem ou as decisões que tomarem serão refletidos em seus próprios filhos. É por isso que devem estar cientes de que carregam consigo uma grande responsabilidade que não devem tratar levianamente.

Advertisement

4. “Você é dono de sua privacidade”

Normalmente, nós, mães, queremos escolher a futura nora, aquela mulher que tem todas as qualidades e virtudes que contribuirão para a felicidade de nossos filhos. Entretanto, não devemos interferir em suas decisões e escolhas, pois eles têm maturidade para decidir sozinhos.

Então, a conversa com filhos seria no sentido de fazê-los entender que são livres para escolher uma mulher para constituir família, contanto que assumam a responsabilidade por suas decisões.

5. “Ouça-me e, então, tome suas decisões”

Todas as mães podem dar sua opinião, aconselhar e expressar seus sentimentos. Só que, às vezes, os filhos não levam em conta a importância dessas conversas.

Por isso, o ideal seria conversar com eles de forma que reflitam sobre a nossa opinião, analisem e pensem antes de tomar qualquer decisão na vida.

Talvez possamos nos equivocar, mas nunca é demais pedir ao nosso filho que reflita sobre aquilo que dissemos, pois todo conselho que damos é pensando sempre no seu bem.

Advertisement

6. “Vamos confiar um no outro”

O vínculo de amor entre mãe e filho é indestrutível. Por isso, devemos transmitir a mensagem de confiança absoluta, ou seja, fazer nosso filho entender que sempre pode confiar em nós e vice-versa.

Nessa confiança não há lugar para culpa, críticas ou rancor. Pelo contrário, os dois devem ser transparentes para se ajudarem e apoiarem.

Nunca pare de se comunicar com seu filho, embora ele tenha formado sua própria família e seguido seu caminho. Lembre-se de que, como mães, somos seu exemplo de vida, e que nossa missão nunca termina, mesmo que sejam adultos e maduros. “Uma mãe sempre estará lá para seus filhos.”

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Conversaciones que todo hombre debería tener con su madre

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.