Conselhos para fortalecer os laços familiares

O maior e melhor conselho que os pais podem adquirir para ter um lar fortalecido é simplesmente assumir a responsabilidade de ser o alicerce de sua própria família.


Roberta Preto

Os pais representam o alicerce que fundamenta e sustenta a família, eles são a base que serve de apoio para os filhos na infância e na vida adulta. Se uma construção carece de um alicerce bem estruturado para se manter firme, o mesmo ocorre na responsabilidade dos pais para com seus filhos.

Os conselhos familiares se fazem necessários dentro do lar, e cada membro da família que possua idade suficiente para entender os problemas que os afligem, não só merecem como devem fazer parte, para que juntos pais e filhos possam chegar a uma solução para vencerem as dificuldades.

Leia: O melhor conselho que já ouvi sobre parentalidade

Sabemos que diante da correria da vida cotidiana, nem sempre os pais se mantêm presentes na vida de seus filhos, devido às obrigações de suprirem as necessidades de seus lares; mas este não é o motivo para justificar a ausência deles em todos os momentos, já que há momentos que se forem perdidos jamais serão justificados ou recompensados.

Há uma frase que muitos já devem ter lido, ouvido e até aprendido por experiência própria que diz: “Ame o que você tem, antes que a vida lhe ensine a amar o que você tinha.”

Passamos nossos dias buscando ser felizes e fazer as pessoas que nós amamos mais felizes ainda, mas cometemos o grave erro de achar que elas precisam de bens materiais, sendo que, elas somente precisam de nosso apoio, correção, amor e, principalmente, de nossa presença com qualidade.

Todas as experiências que vivermos em família será de vital importância para todas as condições de nossas vidas, pois é na família que encontramos amparo nas tribulações e tristezas. Nada e nem ninguém pode substituir o lugar de uma família.

Advertisement

Cada família possui seus desafios e diferentes necessidades, e sempre que juntos conseguem vencer um obstáculo, surge outro. Todavia, o que os faz lutarem mesmo estando muito cansados é simplesmente o desejo de permanecerem juntos.

Os conselhos familiares continuarão a existir sempre que houver pais e mães prontos para falarem e ouvirem seus filhos e a si mesmos. O dever dos pais é apontarem aos filhos os limites, sem extravasar nas condições de ensinar e preparar os filhos sobre os perigos do mundo que eles vivem.

Quando há uma comunicação saudável entre marido e mulher, surge o conselho de família e se os filhos estão presentes, eles também aprenderão através do exemplo assistido a exercerem esse mesmo tipo de comunicação, e também terão o desejo de assumirem seu papel dentro do lar para proporcionarem ajuda em todas as coisas, sejam elas pequenas ou grandes.

Leia: Casamento à prova de fogo: Como fortalecer os laços matrimoniais

Todas as famílias precisam se esforçar para manterem dentro de seus lares os atributos divinos que irão fortalecê-los e são eles:

Perdão

Uma família é feita de muitos membros e cada um possui características diferentes, e isso não deveria ser visto como um problema, mas como uma bênção, porque o que falta em um, há no outro para completar e vice-versa. As pessoas que não se desculpam diante de suas próprias falhas e das fraquezas de seu semelhante acabam por machucar profundamente quem muito as ama e a elas mesmas, tornando-se pessoas tristes e vazias.

Oração

Como é triste quando os pais não fazem de seu lar “um pedacinho do céu” e não transmitem aos filhos esses valores. A oração está entre os bens mais preciosos que os pais podem ensinar aos filhos. Os pais precisam ensiná-los a saberem que há um Pai Celestial que se importa com eles e que mesmo quando os pais não puderem estar presentes, eles não precisarão ter medo, porque Deus estará lá, pronto para ampará-los.

Bondade

Os pais precisam ajudar os filhos no ato da bondade. Alguns filhos podem se tornar egoístas e mesquinhos, por isso que os pais devem sempre estar atentos para enxergar as fraquezas deles, e através do amor e do bom exemplo, eles poderão adquirir bondade em seus corações.

Amor

O parceiro que se dedica ao seu cônjuge e aos filhos torna seu lar mais forte e mantém a união dentro de casa. O amor tem o poder de curar qualquer dor, se for usado a tempo, somente ele é capaz de impedir as rupturas que esmagam tantos lares, levando-os à completa destruição.

Se quisermos criar bem nossos filhos e se desejamos que eles se tornem “grandes homens” precisamos, através da prática, amá-los para que eles aprendam a amar e só desta forma eles se tornarão tudo o que deveriam se tornar. A família sobrevive e se fortalece quando se amam e se dedicam um ao outro.

Advertisement

Leia: Lidando com um cônjuge que não é comprometido com os laços do matrimônio

Toma un momento para compartir …

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.