Conheça os hábitos saudáveis dos casais eternos

Se você é uma dessas pessoas que se pergunta como muitos casais fazem para se amar da mesma forma de quando eram namorados, vou dar-lhe a resposta aqui.

Erika Otero Romero

É sempre bom ver casais que passam anos juntos como se ainda fossem namorados ou recém-casados, pelo menos nos tempos modernos isso é uma façanha. Tenho certeza de que essa situação faz com que você se pergunte como é possível que eles tenham um relacionamento tão saudável apesar da monotonia e os inevitáveis problemas de compartilhar a vida com alguém. Bom, posso dizer-lhe que esses casais conseguem encontrar uma maneira de ter sucesso apesar dos aspectos acima citados, mas além disso também sabem que é necessário tempo para amadurecer, conhecer-se melhor e, acima de tudo, estarem dispostos a dar de si mesmos para o bem do relacionamento.

Leia: 3 meios de saber se seu casamento irá durar

Esses casais felizes, além do citado acima, cultivam aspectos que os casais que se frustram e abandonam a busca da felicidade marital não cultivam. A seguir vou expor aspectos para que você e seu companheiro também possam colocá-los em prática e juntos alcançarem um casamento feliz e saudável que dura até o fim dos tempos.

Procure uma comunicação eficaz

Como já disse em outros artigos, uma boa comunicação entre as partes é vital para compreender e expressar o que se pensa, quer e sente. Uma comunicação eficaz envolve saber discutir educadamente, por isso é importante verificar como as coisas são ditas e o que é dito, porque até mesmo o tom de voz que você usa é importante para não ofender o seu parceiro.

Leia: 25 coisas que casais saudáveis não fazem

Advertisement

Mantenha o respeito mútuo

Respeito significa valorizar o seu cônjuge, amar e cuidar. Mas também envolve respeitar seu tempo, individualidade e sentimentos, portanto, fique atento para o cuidado em não ultrapassar o limite saudável entre as partes.

Respeito ao tempo: vale mais a qualidade do que a quantidade

Tal como acontece com os filhos, é inútil passar o dia todo em casa ou passeando se você não estiver compartilhando de coração sua atenção e compreensão. Não é uma questão de dinheiro, é questão de valorizar uma conversa agradável no café da manhã sobre qualquer assunto, mostrando que você realmente se interessa pelo seu companheiro de vida.

Preste atenção nos pequenos detalhes que expressam o amor

Se você acha que os detalhes (presentes) ficam em segundo plano quando unem suas vidas em casamento, você está errado. Tanto os homens quanto as mulheres apreciam um presente, mesmo que pequeno, já que são uma manifestação material do afeto que você tem. Não é necessário dar diamantes ou pagar jantares caros, mas um café da manhã na cama de vez em quando ou um passeio romântico sob o luar faz a diferença e cria grandes memórias para a posteridade.

Leia: Pequenos detalhes, grandes resultados

Valorize seu cônjuge

Um refrão conhecido diz: “ninguém sabe o que tem até que o perde” e uma vez eu li um complemento sábio, que dizia o seguinte: “CORREÇÃO: sempre soube, mas nunca pensou que o iria perder.”

Advertisement

Um homem ou uma mulher que valoriza o seu parceiro nunca irá conhecer o sentimento de desolação que gera não ter em sua vida alguém que amava, mas que por descuido perdeu. Cuide de seu amado(a), do que ele faz para você, ele está com você porque o ama. É possível que para unir a vida dele à sua tenha feito sacrifícios. Valorize o seu parceiro porque ele investe no relacionamento um tempo e afeto que não poderá ser recuperado.

Considere o “bom” e “ruim” do relacionamento

É claro que ninguém é completamente bom ou ruim e relacionamentos não são a exceção. O justo é não dar maior importância a uma dificuldade que aparece e concentrar-se no bom, é algo que o leva para a realidade e lembra a pessoa por quem você está apaixonado.

Saiba quando se calar e quando discutir

Que relacionamento não tem problemas? Eu não conheço. Para manter um relacionamento saudável é preciso saber calar-se antes de cometer um erro fatal e distinguir quando é necessário fazer uma reclamação. Mas tenha em mente: não crie um problema por algo mínimo, pois quando uma discussão for realmente necessária, o relacionamento já estará muito frágil para aguentar mais uma discussão.

Leia: Porque as brigas são ótimas para o seu casamento

Relações íntimas

Sabe-se que a vida íntima saudável é a mais alta expressão de afeto entre o casal. Façam com que estejam em sintonia nesse aspecto. Isso já é diferente em cada união conjugal, apenas tente torná-lo interessante para não extinguir a chama da atração entre parceiros.

Advertisement

Manter uma relação duradoura não é tão complexo quanto se pensa. É apenas uma questão de cuidar desses pequenos detalhes que às vezes são negligenciados. Se você cuidar desses aspectos, o seu relacionamento não só será eterno, mas também será resistente a quaisquer dificuldades.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do orginal Conoce los sanos hábitos de las parejas eternas

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.