Compartilhar o quarto com o seu animal de estimação pode beneficiar a ambos

Um cão pode mudar sua vida sempre para o bem e em aspectos que você nem imagina. E dormir perto dele pode lhe trazer benefícios.

Erika Otero Romero

Quando era criança e adolescente, eu dormia como uma rocha; literalmente, nada me acordava e podia dormir direto das 9 ou 10 da noite até as 9 da manhã quando estava de férias. As coisas mudaram na fase adulta; comecei a sofrer de insônia e o sonho só vinha quando já tinha que me levantar.

Essa situação chegou a me gerar não só muita ansiedade, mas mau humor, cansaço e pouco rendimento em meus trabalhos.

Sempre tivemos animais em casa, mas não era permitido que dormissem nos quartos; dormiam no interior da casa, mas na cozinha ou perto do banheiro. As coisas mudaram quando um dos cães que tenho se acostumou a dormir no meu quarto.

Primeiro, dormia numa cama que arranjamos para ele. No entanto, numa ocasião em que adoeceu e tive que cuidar dele, coloquei-o perto da minha cama, e terminou dormindo comigo.

Sei que essa não é uma das melhores opções; apesar disso, notei uma mudança na minha rotina de sono, e foi favorável. Já não me levantava cansada, dormia muito melhor. Talvez isso se devesse ao facto de ser apenas um cãozinho de poucos centímetros; a verdade é que o meu descanso é definitivamente muito melhor.

Advertisement

Nem todas as pessoas acham que é o melhor ou o mais higiênico, mas para todo gosto, há uma cor.

Pontos a favor de dormir com um cão dentro de seu quarto, de acordo com a ciência

Um estudo realizado pelo Centro do Sono da Clínica Mayo, em Scottsdale, Arizona (EUA), e que foi publicado na revista Mayo Clinic Proceedings, deixou os seguintes dados como conclusão:

Foram 150 participantes do estudo. Desses, 74, ou seja, 49%, disseram que tinham animais de estimação, 56% deixaram os animais de estimação dormirem com eles no quarto. Cerca de 15 donos de animais de estimação (20%) relataram que, para eles, foi contraproducente compartilhar quarto, enquanto 31 dos participantes (41%) qualificaram a presença de seus animais de estimação como benéficos na hora de dormir.

Como já disse, há pessoas que não se sentem beneficiadas por seus animais de companhia partilharem o quarto com eles. Isto deve-se possivelmente ao fato de os cães ou os gatos poderem chegar a ter atividade noturna (levantar-se, ladrar, ou até mesmo miar para que lhes abram a janela e saiam).

Em vez disso, outras pessoas sentem muito mais favorável e benéfico a companhia de seus animais de estimação enquanto dormem. Para eles, é igual a dormir tranquilos, despertar sem sentir ansiedade, estresse, tristeza ou solidão.

Advertisement

Precauções ao compartilhar quarto ou dormir com seu animalzinho (cão ou gato)

Estas são as recomendações mais comuns que você encontrará:

1 Tente arejar muito bem o seu quarto todos os dias.

2 Da mesma forma, limpar completamente os pisos, e se possível mudar os lençóis, cobertores e roupa de dormir muito frequentemente.

3 Banhar o seu cão pelo menos a cada 15 dias.

4 Se for alérgico ou tiver asma, é melhor evitar que o seu animal de estimação durma na sua cama ou no seu quarto.

Advertisement

5 Vermifugue-o com frequência.

6 Confira se ele tem todas as suas vacinas em dia e leve-o ao veterinário regularmente.

Todas essas recomendações são necessárias para evitar que algumas doenças que o seu animal pode sofrer possam afetá-lo a curto, médio ou longo prazo.

Benefícios de ter um animal de estimação

Há pessoas que não têm um gosto especial por ter um animal de companhia, isto é muito respeitável; no entanto, para quem não concebe a vida sem um animal de estimação, isso parece-nos uma escolha drástica, mas digna de respeito.

Ter um cão, um gato ou qualquer outro animal de companhia, é uma responsabilidade muito grande já que não é questão de só alimentá-los; também deve:

Advertisement

– Levá-lo ao veterinário.

– Levá-lo para passear.

– Brincar com ele.

– Educá-lo.

– Atender suas demandas de carinho.

Advertisement

Apesar de tudo isso, asseguro-lhe que todo esse esforço é retribuído com tremenda facilidade. Um cão ou um gato são capazes de lhe dar muitos benefícios:

– Muito carinho.

– Companhia incondicional.

– Longas horas de descanso e relaxamento.

– Tempo para exercitar-se: sim, inclusive se se trata de um gato.

Advertisement

– Boa saúde: como já dito anteriormente, dorme-se melhor.

– Há cães treinados para ajudar a lidar com doenças físicas. Alguns cães sabem quando você vai sofrer um ataque de epilepsia, ou se seu diabetes está piorando.

– Alguns cães treinados vão ajudá-lo a lidar com ataques de pânico, ansiedade, estresse e depressão.

– Acariciar seu cão todo dia ajudará a lidar com a pressão arterial.

– Se seus filhos têm a sorte, desde bebês, de ter uma mascote, seu sistema imunológico vai ser mais forte.

Advertisement

– Além disso, os animais de estimação ensinam as crianças a serem responsáveis e a respeitar os seres mais indefesos.

– Melhoram suas habilidades sociais. Isto porque como muitos gostam dos animais, quando os leva a passear é mais simples que as pessoas se aproximem de você e estabeleçam uma conversa espontânea e relaxada.

É maravilhoso ver como um animal, que não pede nada em troca e dá tanto, pode ser capaz de fazer tanto bem com a sua existência. Convido-o a, se está em suas possibilidades, adotar um animal de um abrigo, asseguro-lhe que sua vida melhorará cem por cento.

Leia também: Além da diversão: animais de estimação e sua influência na saúde física e psicológica das crianças

Desejo-lhe, como sempre, o melhor.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Compartir habitación con tu mascota puede beneficiar a ambos

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.