Como uma mulher pode mudar uma vida

Nossa atitude amorosa tem o poder de influenciar a vida das pessoas ao nosso redor. Aprenda a força que você tem como mulher e use sua força para o bem.


Francione Sousa

Ao longo de minha vida, tenho tido o privilégio de conhecer mulheres maravilhosas e fantásticas. Seus exemplos perante o mundo com aqueles que as cercam são sem sombra de dúvida fonte de inspiração. Elas mudam o mundo e refletem o amor de Jesus Cristo. É exatamente essa inspiração o principal motivo que me levou a escrever este artigo. Por causa dos seus simples atos, esses que fizeram diferença em várias vidas. Escrevo especificamente para todas nós mulheres.

Juntas, somamos uma força extraordinária. Apesar de sermos mulheres comuns, somos quem somos e temos o que temos, pois de fato temos dons e talentos individuais capazes de mudar vidas, provendo ao mundo ajuda, que sem nossos atos de amor, bondade e padrões elevados seria impossível. Porque nosso propósito maior não é de disputar melhores posições com os homens, já sabemos que podemos exercer diversas funções na sociedade e com total eficiência, mas lembrar que somos o coração do mundo, a caridade, o amor, a prudência é o que nos motivará a fazer a parte que cabe a nós no mundo. Sem a nossa ajuda as gerações futuras estarão comprometidas.

Por que nós mulheres deveríamos nos importar em contribuir com o mundo?

  • Primeiro, porque é o certo a fazer.

  • Segundo, porque estamos vivendo em tempos trabalhosos.

  • Terceiro, porque uma simples atitude pode mudar vidas, a nossa própria vida, como também a vida de outras pessoas.

Luiz Alves escreveu em seu poema “Por que Deus criou as mulheres?”: “[…] Ele sorriu quando criou as mulheres porque sabia que tinha criado o amor e a felicidade de todo ser humano.” Como Luiz Alves bem escreveu, somos o amor e a felicidade de todo ser humano. É interessante pensar sobre esse assunto, principalmente porque o mundo em que vivemos está em tempos difíceis, tem um número muito grande de mulheres esquecendo quem realmente são e como podem influenciar para o bem muitos dos filhos dos homens.

Relatarei alguns exemplos de mulheres que mudaram vidas com seus atos, e convido você que estiver lendo este artigo aqui a refletir e se perguntar como você pode mudar vidas, e não se surpreenda se talvez a única vida que mudar for a sua própria. Algumas são experiências pessoais, outras são o que eu observei acontecendo na vida de outras pessoas, que me fizeram refletir como realmente as mulheres são importantes na sociedade.

Advertisement

Como uma mulher pode mudar vidas?

1. Lembre-se de quem realmente você é

É primordial estar ciente de quem você é e de seu papel no mundo. “Eu disse: vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.” (Salmos 82: 6).

2. Dando atenção para os netos e as crianças mais próximas

Uma senhora em Bom Jardim, Maranhão, Brasil, apesar de tantas preocupações, tinha tempo para abençoar a vida dos netos e dos filhos dos vizinhos. A hora do almoço em sua casa era o momento que todos os netos sentavam juntos com os filhos dos vizinhos para se deliciarem com o gostoso e simples almoço. Aquela atitude ficou marcada na vida de muitas daquelas crianças, que hoje amam e sentem-se gratas por aquele momento na infância.

3. Conversando com uma criança solitária ou com seus próprios filhos

Conheci uma senhora, seu nome é Terezinha, que fez amizade comigo quando eu tinha uns nove anos de idade. Por alguns meses, ela se sentou comigo para me ensinar sobre coisas que eu tinha curiosidade, o que mais gostava era o fato de que ela reservava parte de seu precioso tempo para dar atenção a mim.

4. Protegendo seu lar

Protegendo seu lar contra as influências do mal, mantendo um relacionamento seguro e aberto com seus filhos, expressando seu amor por eles, oferecendo-se para participar de uma causa social, principalmente aquelas que estejam voltadas para fortalecer o lar, as famílias e as pessoas individualmente.

5. Aumentando sua fé em Deus

Acreditando que Ele realmente existe. “E não havendo retidão nem felicidade, não haverá castigo nem miséria. E se estas coisas não existem, não existe Deus. (…) Digo-vos estas coisas para vosso proveito e instrução; pois existe um Deus e ele criou todas as coisas […]” (Extraído do Livro de Mórmon – referência 2 Néfi 2:13,14).

6. Sendo um exemplo na sua comunidade

Lydia Moschette foi uma mulher de infância triste e sofrida, mas não deixou as circunstâncias abalarem seus desejos justos, ela lutou por sua sociedade, criou instituições filantrópicas na cidade de Porto Alegre, lutou por seus ideais humanitário e tornou-se um exemplo para aqueles de sua época.

Jucineide P. Batista, em Recife, cuida de todos que a cercam, ainda não a vi dizer “não” para atos de caridade, ela cuida dos filhos dos outros, apoia mulheres necessitadas, leva alguém ao médico, participa de serviços voluntários, é avó de netos dos outros.

Para concluir, gostaria de citar Madre Tereza de Calcutá, ela foi um dos maiores exemplos de caridade que conheço, e sem sombra de dúvidas, ela mudou vidas, tanto as que estavam ao seu redor, quanto inspirou muitas que estavam distantes. Não é diferente de Jesus Cristo que pregou o amor e a pura caridade.

“Não usemos bombas, nem armas para conquistar o mundo, usemos o amor.” (Madre Tereza de Calcutá)

Advertisement

Então, o que podemos fazer para mudar vidas: amar, cuidar, lembrar de quem somos, mulheres que têm a verdadeira essência da divindade.

Toma un momento para compartir …

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.