Como treinar os seus filhos para serem independentes: Deixe-os assistir

Dicas para inspirar os filhos a terem o desejo de se tornarem independentes, aprendendo o que precisam para isso.


Merrilee Boyack

Lembro-me de meu pai me ensinando como enrolar um cordão para que não ficasse emaranhado. Até hoje, toda vez que eu enrolo uma corda, eu penso naquele dia e da forma como meu pai pacientemente me ensinou.

Lembro-me de ver a minha avó cozinhando. Ela morava com a gente e todos os dias às 04:30 começava a preparar o jantar. Fiquei emocionada quando ela me deixou ajudá-la. Eu sabia que era um grande negócio e que eu estava aprendendo algo importante.

Treinando nossos filhos e ensinando-lhes as coisas que precisam ser capazes de fazer para serem independentes pode ser uma experiência maravilhosa. Mas também pode ser um desafio.

Desenvolva um programa de treinamento

Decida sobre quais habilidades você quer ensinar a seu filho. Você pode montar um plano escrito para determinar o que você quer ensiná-lo e quando você quer começar.

Introduza a criança à tarefa com MUITA antecedência

Por exemplo, você pode dizer: “Mateus, você irá aprender a fazer saladas este ano. Isso não é emocionante? Eu acho que nós vamos trabalhar nisso em cerca de três meses, portanto, em junho, vamos começar.” Isso faz a diferença.

Primeiro, você pode avaliar a reação de seu filho. Mateus pode ficar absolutamente extasiado e querer começar imediatamente. Ou, pode absolutamente odiar saladas e odiar ainda mais a ideia de fazer. Saber disso irá ajudá-lo a criar estratégias de como proceder no treinamento.

Algumas crianças estarão animadas e felizes para aprender quase tudo na lista. Algumas vão gostar de algumas coisas, mas não de outras, isso dependerá de seus interesses.

Advertisement

Então, você vai ter essas preciosas crianças que lutam contra qualquer coisa que você tenta ensiná-las. Paciência e perseverança são necessárias para esse tipo de crianças. Para aquelas que persistem em não querer, mude de assunto e escolha outro dia para voltar a conversar sobre o mesmo assunto. Nesse ponto, é suficiente apenas incentivá-la.

Deixe-os assistir

A segunda coisa boa sobre a introdução da tarefa com bastante antecedência é que você pode ter um período de treinamento e observação. Isso soa meio fantasioso? Apenas significa que eles podem observar você fazendo. Quando você estiver preparando a salada para o jantar, você pode dizer: “Mateus, você pode me dar o aipo para esta salada? Eu estou fazendo uma salada verde. O que mais devemos colocar nela?”

Então, Mateus pode observar quem está cozinhando durante o período de alguns meses. No momento em que se tornar a sua responsabilidade, ele já terá aprendido como fazer. Isso também ajuda porque você não tem expectativas sobre Mateus durante esse tempo e ele pode observar você sem qualquer estresse de ter de realmente fazer naquele momento.

Tendo um plano de treinamento, em seguida, um tempo para a criança assistir vai ajudá-lo a ser bem-sucedido na preparção de seus filhos para serem independentes. Nunca é tarde demais para começar. Basta perguntar-lhes o que eles querem saber para ser um adulto, em seguida, começar.

Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original How to train your kids to be independent: Let them watch, de Merrilee Boyak.

Toma un momento para compartir …

Merrilee Boyack

Merrilee Boyack é mãe de quatro filhos homens, avó de dois netos e advogada, autora, e palestrante profissional.