Como sobrepujar a morte de um ente querido

A morte precoce de um ente querido traz muita tristeza.Veja dicas para sobrepujar esta dor.

Devin Thorpe

Quando um ente querido morre, especialmente se a morte acontecer cedo demais, ela poderá alterar a sua visão do mundo de maneira dolorosa. Por um tempo, poderá parecer que nada será bom ou certo novamente.

Todos pranteiam à sua própria maneira, não há um único processo de luto e de cura que funcione universalmente. Com o tempo, as coisas geralmente ficarão melhores. Você será capaz de rir e se divertir. Uma vez mais, a vida parecerá ter propósito. Um retorno à normalidade – mesmo que ainda se lembre dolorosamente da perda de seu ente querido – poderá acontecer em menos de um ano.

Se estiver tendo problemas em melhorar e parece não conseguir sair do abatimento criado pela morte do seu ente querido, considere estas ideias para ajudá-lo a superar seu sofrimento.

Lembre-se de que seu amado não morreu por sua causa

Alguns que lutam com a tristeza após o falecimento de um ente querido, o fazem porque inadequadamente colocam-se no centro do fato. Você não é a causa dessa morte. O falecimento do seu ente querido simplesmente aconteceu e não foi o reflexo de nenhuma ação sua. Você ficará bem.

Lembre-se de que a dor não durará para sempre

No começo, pode parecer que nada poderá, eventualmente, eliminar a dor que você sente. Simplesmente não é verdade. Mesmo que o seu amado se tenha ido, você poderá se curar. Embora possa sempre sentir sua ausência, não sentirá essa dor para sempre. Permita-se curar dizendo a si mesmo que você pode.

Advertisement

Lembre-se que o resto da sua vida ainda está intacto

Quando um ente querido morre, você pode sentir-se inicialmente como se toda a sua vida estivesse arruinada, que você não poderá retornar ao trabalho, que suas relações com os outros ficarão para sempre danificadas pela tragédia e que nada mais fará sentido. Lembre-se que, de fato, você tem muitas pessoas ao seu redor que o amam. Você poderá retornar ao trabalho e seguir adiante, afinal de contas você está vivo e precisam de você.

Procure distrair-se

Faça um esforço para encontrar oportunidades de fazer atividades que poderão levar sua mente para longe da tragédia. Você não mostrará desrespeito à pessoa amada por ser feliz e certamente esse seria seu desejo, de que você seja feliz. Saia com seus amigos, assista a um filme, leia um livro, vá ao trabalho e volte à sua rotina normal.

Programe um tempo para ficar de luto

Se perceber que não pode parar para dar um tempo para si mesmo durante esse momento de aflição, tente agendar alguns dias fora para passar por esse período de luto. Isso lhe permitirá espairecer por um tempo e o ajudará a recompor suas forças.

Busque conforto na fé

Muitas pessoas encontram um grande conforto na fé. Essas pessoas acreditam profundamente na vida após a morte, onde as pessoas ficam com seus entes queridos e são felizes lá. Certamente, se você puder encontrar a fé para acreditar em tal lugar, onde o seu amado falecido possa estar feliz, será mais fácil dar a si mesmo a permissão para ser feliz.

Várias dessas ideias são provenientes do livro de Martin Seligman, Aprenda a ser Otimista”, o que poderá ser uma leitura útil se você estiver preocupado em que seu sofrimento possa levá-lo à depressão.

Advertisement

Todo mundo experimentará a perda de um ente querido, a maioria passará por isso várias vezes. Mas mesmo o sofrimento poderá ser amenizado pelo uso de estratégias como as listadas aqui. Assumir o controle de seu processo de luto poderá ajudá-lo a superar a dor associada à sua perda.

Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original Healing from the death of a loved one, de Devin Thorpe.

Toma un momento para compartir ...

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.