Como ser uma pessoa bem-sucedida

Como ser uma pessoa mais bem-sucedida.


Carla Pinheiro Alves

O sucesso é muito pessoal, varia de acordo com a esfera em que a pessoa vive e seus desejos, segundo o filósofo grego Aristóteles, “Sucesso é alcançar a felicidade”.Mas podemos nos questionar sobre: como alcançar a felicidade? Em que pontos podemos trabalhar para termos mais felicidade em nossa vida? O que nos faz feliz de verdade? Uma pessoa bem-sucedida só pode se considerar assim quando ao menos três aspectos importantes são bem trabalhados: o pessoal e familiar, o financeiro e o emocional.

O pessoal e familiar

Paz, essa palavra tão ampla é muito importante para fazer uma pessoa bem-sucedida. Como afirma Harold B. Lee, “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”, assim sendo, é natural afirmar que o sucesso na vida é intimamente ligado ao sucesso no lar, sim, amor, paz e respeito a todos os familiares, principalmente, ao companheiro e aos filhos.

Sobre o companheirismo, procuramos uma pessoa com quem possamos viver todos os dias de nossa vida, alguém que esteja disposto a desenvolver as qualidades indispensáveis à felicidade, que seja compreensivo, que tenha a capacidade de perdoar, de doar de si mesmo para o sucesso da relação. Mas de nada adianta buscarmos essas qualidades e aptidões em nosso cônjuge se, também, não estivermos dispostos a exercer essas mesmas qualidades.

Para termos sucesso no lar, na vida pessoal e familiar, primeiro precisamos buscar e exercitar em nós esses princípios da felicidade que citamos.

Financeiro

É triste, mas a maioria das desavenças conjugais se dá por problemas financeiros, por esse motivo, é extremamente importante que a vida financeira esteja com “boa saúde”, que as sangrias das despesas exageradas estejam estancadas. As seguintes áreas devem ser controladas e acompanhadas com esmero:

Não gaste mais do que se ganha.

Controle financeiro familiar.

Advertisement

Os filhos devem participar.

Recuperar o crédito, eliminando as dívidas.

Ao buscarmos ter uma vida financeira equilibrada, com certeza, teremos mais chances de termos felicidade.

Emocional

Quando a vida pessoal e familiar bem como a parte financeira está controlada e fluindo bem, nosso lado emocional também fluirá melhor, pois os possíveis fatores que podem levar grandes preocupações à mente e situações que podem trazer desconforto emocional estarão mais neutralizados. Porém, ainda assim, é necessário estar de bem com a vida, fazendo coisas simples que, com certeza, trarão mais tranquilidade e paz a mente.

Estar com as pessoas que lhe fazem se sentir melhor.

Buscar ter uma boa noite de sono.

Ocupar-se, preenchendo os momentos livres com atividades salutares.

Fazer exercícios físicos.

Ler bons livros entre outras atividades que lhe tragam paz e, respectivamente, felicidade.

Como dissemos, o sucesso é relativo, mas quando estamos de bem com a vida, estamos bem conosco. Se nossa vida financeira estiver sob controle, se o ambiente em nosso lar estiver em harmonia, teremos mais paz, mais felicidade e isso, com certeza, nos trará o sucesso. Se quiser ser bem-sucedido, seja feliz primeiramente.

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.