Como se recuperar de um casamento problemático

Mesmo quando as coisas parecem muito difíceis, ainda assim é possível agir em favor de transformar o seu casamento. Este artigo diz como.


Suely Buriasco

Como mediadora de conflitos atendo muitos casais em crise, alguns em verdadeiro desespero; cônjuges que não encontram solução para os problemas que os envolvem. São relacionamentos marcados pela dificuldade de comunicação, intolerâncias e incompreensões profundas.

Leia: 5 regras para quando você brigar com o seu marido

Se você tem vivenciado isso em seu casamento, acredite que nem sempre o fim é a única alternativa, muito pode ser feito no sentido de resgatar o melhor e transformar seu relacionamento.

Para resgatar a saúde de um casamento conturbado algumas dicas podem fazer a diferença:

1- Comprometa-se com o respeito

Não importa quão magoado(a) você esteja, repense suas atitudes e decida por tratar bem o seu cônjuge. Quando se está com raiva as palavras podem facilmente tornarem-se sarcásticas e isso causa grande irritação e só serve para afastar vocês ainda mais. Respeito é fundamental e deve ser tido sempre como limite na relação.

2- Desenvolva a empatia

Tente compreender seu companheiro ou companheira, busque ouvir sem prejulgamento, faça um esforço e dê a si mesmo a chance de entender melhor o que está acontecendo com vocês. Tente realmente ouvir o seu companheiro. Por que ele está sofrendo? O que você fez para agravar essa situação? Quais são as suas necessidades? Apure a sua percepção do que você acha que está acontecendo com ele ou ela.

3- Ouça mais e fale menos

Nada é tão bom para a alma como alguém que se preocupa o suficiente para ouvir, todos gostamos disso, nos faz sentir valorizados. Estamos encorajados também pelas Escrituras, em Tiago 1:19 temos: “seja pronto para ouvir, tardio para falar.” Permita que seu companheiro ou companheira manifeste seus sentimentos, ouça com atenção, tentando compreender.

Advertisement

Leia: Relacionamento familiar: Aprendendo a ouvir

4- Faça e honre acordos

Quando você fala e ouve, um leque de novas possibilidades se abrem e os acordos se tornam possíveis, foque nisso. Acordos quebrados destroem qualquer casamento, pois sugere que você não honra o seu companheiro ou companheira o suficiente para fazer o que você diz que vai fazer. É muito provável que a confiança entre vocês já esteja abalada, então todo o cuidado para a reconstrução é imprescindível.

5- Seja gentil

Claro que você está magoado(a), mas palavras ásperas já fizeram estrago suficiente, não é mesmo? Ouse fazer diferente, a mansuetude e a gentileza são poderosos remédios para um relacionamento conturbado, use sem moderação e obtenha resultados diferentes. Palavras suaves aproximam, enquanto o contrário cava abismos, muitas vezes, intransponíveis.

6- Busque ajuda profissional

Se os comportamentos destrutivos viram padrão no relacionamento é difícil enxergá-los e mais ainda mudá-los. Encontrar um conselheiro, terapeuta ou mediador confiável e qualificado facilitará muito esse trabalho, pois apontará direção mais segura para o comportamento de ambos. Comprometer-se a obter essa ajuda é fundamental para alcançar resultado para as mudanças desses padrões.

Chegou o momento de reverter essa situação e a sua última preocupação deve ser com o seu orgulho ferido, deixe disso e lembre-se que importante mesmo é você fazer o melhor que pode por seu casamento e a própria vida.

Leia também: 10 pequenas coisas que tornam o seu relacionamento superforte

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.