Como se divertir exercitando-se

Estar consciente dos benefícios que a atividade física proporciona. Começar pelo começo, escolhendo a atividade física que mais goste. Estar comprometido comigo mesmo ou com um amigo.

Márcia Diniz

A partir do momento que o exercício é visto como um bem estar e sua importância para a qualidade de vida, a predisposição a fazer uma atividade física muda totalmente.

Benefícios

Mesmo se você é uma daquelas pessoas que não gosta de fazer exercícios, ao conseguir entender os benefícios de uma atividade física regular e a importância para nosso corpo e mente, tanto agora quanto com o passar dos anos, ficará muito mais satisfeita ao se exercitar.

Primeiro passo para começar

O primeiro passo sem dúvida é escolher uma atividade que goste. Exemplos:

  • Para aqueles que gostam de água, a natação e a hidroginástica são boas opções.

  • Para aqueles que preferem manter os pés em terra firme, a caminhada, a corrida ou mesmo aulas na academia são bem recomendadas.

    Advertisement
  • Para os mais itinerantes ou aqueles que se sentem um pouco pesados para a corrida, a bicicleta ou aula de spinning é uma solução atraente.

Poderia ficar citando tantos exemplos aqui de atividades compatíveis com cada um, que seria impossível você não se identificar com alguma.

Estar comprometido

Passada esta primeira etapa, encontrando uma atividade adequada para você, nada melhor que uma amiga ou um amigo para compartir este momento. Esta hora de exercício passará tão rápida, conversando, dando risada, contando amenidades ou falando da vida.

O comprometimento com alguém além de nós mesmos nos mobiliza a cumpri-lo, e a lembrança dos momentos bons também. Se você não conseguir alguém para acompanhá-lo, a outra possibilidade é entrar em aulas coletivas de ginástica, de spinning, de natação. Enfim, escolher alguma atividade em que possa fazer novas amizades, entrar em um ambiente em que se sinta bem e seguro, sendo bem recebido; faz com que nos motivemos mais.

Criar um vínculo com o/a professor/a também ajuda, pois ele sempre fará questão da sua presença, notará sua ausência e com certeza sempre com incentivos legais e até brincadeiras.

Advertisement

Um hábito que gere prazer

O exercício quando se torna um hábito como qualquer outro, como a leitura ou o trabalho, e ao perceber seus benefícios, por exemplo uma disposição melhor, é muito mais difícil largá-lo.

A diversão está relacionada com o prazer que temos em determinada atividade. Eu costumo ter amigos em cada atividade que faço, antes de sair imagino com quem eu vou encontrar, que gostoso vai ser tomar aquele café e jogar uma conversa fora no término.

O que importa realmente na vida é sermos felizes, e buscarmos o prazer em tudo que fazemos, nas pequenas coisas, no nosso cotidiano e logicamente compartindo com pessoas que tem afinidades conosco e nos trazem uma energia positiva.

Toma un momento para compartir ...

Márcia Diniz

Márcia Diniz é Wellness, Professional & Mental Fitness Coach. Proprietária da MD Coaching em São Paulo. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro do The Inner Game School of Coaching e da ICF.