Como saber se você está ouvindo a voz de Deus ou se está criando uma voz em sua cabeça

A forma como podemos saber a vontade do Senhor é mais simples do que pensamos. Leia o artigo para saber.

João Martins

Como sei se a resposta que recebo vem de Deus ou é criação da minha mente? Penso que esta dúvida já passou pela nossa mente em algum ponto da nossa vida; por isso, antes de prosseguir com o artigo, eu gostaria de deixar um convite: Duvidem das vossas dúvidas antes de duvidarem da vossa fé (citação de Dieter Uchtdorf, ex-piloto da aviação alemã).

A nossa vida é feita de decisões; algumas simples e outras que podem mudar o curso da nossa vida e a de outros. Para as decisões mais complicadas nós procuramos a sabedoria e o conselho do Senhor e, por isso, oramos a Ele por esse discernimento.

O problema vem depois – como sei a resposta?

Quando nos comunicamos com Deus nós chamamos isso de oração, mas quando Ele se comunica conosco, a isso chamamos de inspiração ou revelação. O meio pelo qual nós somos inspirados poderá apresentar várias formas, no entanto, todas elas têm algo em comum – tudo o que vem de Deus incita a fazer o bem e ao que é bom. Se a resposta que obtivermos nos levar a fazer algo mau (e algo mau pode ser quebrar mandamentos como ser desonesto, por exemplo) então não foi algo que veio do Senhor.

Leia: A fórmula para receber respostas de Deus

Advertisement

Quando nós sabemos isso então já temos uma boa forma para distinguir se algo é inspirado pelo Senhor ou não.

Talvez devido às tradições que vivemos, por vezes pensamos que as respostas que vêm de Deus têm de ser grandes experiências espirituais – como anjos, visões, uma voz a dizer claramente o que temos de fazer, etc… – mas essas experiências são muito raras e, em muitos casos, são desnecessárias.

Leia: 6 maneiras de saber que Deus está falando com você

Irei contar uma pequena história para ilustrar esse conceito: Certo homem, apressado para ir trabalhar, ia a sair de casa e algo o fez parar. Um pensamento chegou à sua mente, era uma memória sua, quando ainda era criança, da sua mãe lhe dizendo – ‘já fizeste a tua oração antes de sair?’. O homem, já pronto a sair de casa, parou. Ele se ajoelhou e fez aquilo para o qual fora ensinado desde pequeno, pela sua mãe, a orar antes de começar o seu dia.

Esta pequena história mostra uma das formas como o Senhor comunica conosco. Porque é que Ele usaria uma visão, ou anjo, para lembrar a esse homem que ele deveria orar antes de sair quando a forma mais eficaz seria usar uma memória da sua mãe, algo tão familiar e cheio de amor, a dizer-lhe exatamente o que ele precisava ouvir naquele momento?

Advertisement

Leia: Será que Deus responde às orações?

Outra forma que o Senhor usa para se comunicar conosco é através das Sagradas Escrituras. Se nós desejamos conhecer melhor a vontade de Deus e de Seu filho, Jesus Cristo, então nós devemos estudar as escrituras. Como ensina em II Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;”.

Muitas das respostas que precisamos encontram-se nas escrituras e a resposta a uma oração pode ser algo tão simples como uma passagem que lemos depois de orar ao Senhor.

O Senhor também nos pode dar respostas através de amigos, familiares ou através dos nossos líderes eclesiásticos. Uma simples conversa entre amigos, um abraço carinhoso ou até uma proposta ou ideia, podem ser a forma usada para nos responder e nos fazer saber qual a decisão a tomar.

Leia: 4 dicas para comunicar-se de verdade com Deus

Advertisement

Devemos nos lembrar que a revelação vem, muitas vezes, da forma como Isaías descreve: “Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.”Isaías 28:10.

O Senhor ensina preceito a preceito, um pouco de cada vez; à medida que ficamos mais preparados Ele nos abençoa com um pouco mais até, por fim, nós somos capazes de ver tudo, como um nascer do Sol que gradualmente ilumina tudo a nossa volta.

Para terminar volto ao início de tudo, a oração. Todo o caminho começa com a nossa oração de fé. Tiago ensina muito sobre este tema: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.”Tiago 1:5-7.

Quando oramos ao senhor, pedindo conselho e ajuda, nós o devemos fazer com fé, com real intenção de fazer a Sua vontade, seja qual for. Por vezes, o que Ele deseja para nós não será aquilo que nós queremos e aí entra a verdadeira batalha na nossa mente – fazer a vontade do Senhor ou fazer o que eu quero fazer e acho melhor.

Se nós nos esforçarmos para fazer a Sua vontade, se vivemos os Seus mandamentos e damos o nosso melhor para ser melhores a cada dia, então nós estaremos mais preparados para reconhecer a Sua voz, pois, como ensina Jesus Cristo na parábola do Bom Pastor:

Advertisement

“[Ele] vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.” João 10:4

Leia: Como estabelecer um relacionamento pessoal com Deus

Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts