Como saber se o seu marido está mentindo

Para descobrir se o seu marido está mentindo, basta seguir 3 passos, são eles: Olhar, gestos corporais e comportamento.


Roberta Preto

Um relacionamento forte precisa ser construído através do famoso “traço” – nome dado pelos pedreiros para as misturas homogêneas que constituem uma argamassa. Assim como essa mistura necessita de ingredientes como cimento, areia, cal e água, o mesmo sucede com as relações amorosas. Entretanto, para se ter uma excelente argamassa, também é preciso ter cuidado no preparo, considerando seus fatores mais importantes como: qualidade, composição da água, flexibilidade e temperatura.

Para se ter um casamento feliz o primeiro passo é construir um bom alicerce, assim como uma construção precisa de boa argamassa, o matrimônio carece de uma argamassa de qualidade e, só assim, ele será forte o suficiente para resistir às “tempestades da vida”.

Uma relação que não possui os ingredientes e não se atenta ao preparo como: comprometimento, paciência, tolerância, respeito, apoio, bondade, compaixão e amor, tende a não durar muito tempo. Pois, essas são as misturas necessárias, sem elas o alicerce deixa de ser seguro, porque sua argamassa estará cheia de rupturas.

A verdade é sempre a melhor de todas as argamassas, basta colocar os ingredientes de qualidade e não haverá rupturas. Caso surjam, a boa argamassa pode cobri-las para sempre.

As rupturas são um grande mal nas construções, o mesmo sucede a relacionamentos, elas podem ser as mentiras contadas pelo cônjuge, o que leva a destruição do lar. E para evitá-las é preciso fazer o mesmo como o Engenheiro Carlos Mafei da USP disse sobre as construções: “Muitas vezes, o solo bom está muitos metros abaixo da superfície, por isso temos que cavar fundo para encontrá-lo”.

O grande desastre de contar uma mentira, mesmo que você a tenha contado para ter facilidade diante de uma situação complicada, é que ela nunca sobrevive sozinha. Após ela virão outras para tentar ocultar a primeira, e a cada mentira contada, mais afastado da verdade você ficará, pois mentiras e verdades sempre viverão em oposição.

Se você deseja saber se seu marido está mentindo, como também quer acabar com as mentiras no seu lar, você deve fazer o que foi citado acima, cavar bem fundo e pode ser muito dolorido. Haverá verdades das quais você talvez não desejasse ver ou ouvir, porém, serão necessárias para que você possa encontrar o “solo bom”, pois é nele que você irá resgatar seu casamento ou dar um ponto final. É um risco que precisa ser vivido.

Advertisement

Segue abaixo alguns passos para “cavar bem fundo”:

Tenha um olhar firme

O problema da mentira é que ela costuma ser rápida, curta e grossa. O mentiroso precisa pensar em cada detalhe para esconder o seu erro de todos e principalmente dele mesmo, por isso quem mente não consegue olhar nos olhos o tempo todo durante uma conversa. Alguns desviam o olhar para a direita ou para cima, mas hesitam olhar como se a pessoa a sua frente fosse um espelho em que ele tivesse que encarar a verdade. Portanto, seja firme, exija que ele a olhe nos olhos, diga-lhe que olhar para você é uma forma de demonstrar respeito e amor por quem ele diz tanto valorizar.

Acredite, isso fará ele sentir um grande remorso, caso ele seja um homem de integridade, pode ser que ele se desculpe com você, assim sendo, a relação tornar-se-á mais forte e verdadeira.

Observe os movimentos do corpo

Segundo Paulo Sérgio de Camargo, autor do livro “Não minta pra mim!” Psicologia da mentira e linguagem corporal. “O músculo das cordas vocais fica enrijecido quando a pessoa está sob pressão, o que deixa a voz diferente, geralmente mais alta.”

Quando as pessoas mentem, elas costumam ficar nervosas, algumas elevam as vozes, outras mexem os ombros, escondem as mãos estremecidas, devido ao nervosismo que é automático nelas. Alguns mentirosos costumam até gaguejar, outros encontram dificuldades em repetir a mesma história, então, ele poderá usar de frases curtas do tipo: “eu esqueci”, “eu não me lembro de ter dito isso”, “estou com memória muito fraca. “

Observe o afastamento

Quando o marido está mentindo é bem provável que ele irá afastar-se de sua esposa, principalmente, se a mentira estiver ligada à traição. Por mais difícil que seja encarar a situação, o melhor a ser feito é exigir a verdade. A verdade dói, todavia, é a única que pode curar as dúvidas e enganações.

Segundo a sexóloga e psicóloga Carla Cecarello, geralmente a maioria dos homens sempre mudam de comportamento quando estão traindo suas esposas. “Muitas vezes, a mudança de comportamento em relação à parceira fixa é uma forma inconsciente de agredi-la pelo fato de ela não ser mais aquilo que ele procura e, por isso, busca essas qualidades em outra”.

Pode ser que depois de descoberto o problema, juntos, os cônjuges possam superá-lo; entretanto, caso não seja possível retornar à confiança e aos dias felizes, depois de ambos esforçarem-se, ainda sim, terá válido a pena acabar com todo esse mal. No final de tudo, você sempre terá forças para superar com ou sem ele.

Toma un momento para compartir …

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.