Como saber se a sua empresa oferece uma boa remuneração emocional para seus colaboradores
Dicas de como o empresário ou líder entender e visualizar o grau de satisfação de seus funcionários.
Fernanda Ferraz
Muitos funcionários por diversas vezes sentem-se desestimulados, desanimados, por alguns fatores que ocorrem dentro da organização. É relevante estar atento a esses indícios e fazer uma avaliação sobre o salário emocional dos colaboradores, se está sendo suficiente ou insuficiente.
Vamos falar sobre estes pontos da satisfação sobre o salário emocional.
O que é o salário emocional?
São os fatores de motivação dentro da organização, é a carreira, o salário, o desenvolvimento, os benefícios, e o aprendizado.
Atender as necessidades
. Todas as pessoas têm necessidades particulares e diferentes em grau, tema, e intensidade. O gestor deve avaliar a necessidade individual de cada um e buscar soluções para atendê-las.
Progresso pessoal
. Cada pessoa quer progredir e ter reconhecimento, seja uma gratificação pelo empenho no trabalho, um bônus, uma premiação, as férias tão merecidas, carteira assinada conforme a lei, oportunidade de treinamento, entre outros.
Novos desafios e recompensas
. Os funcionários desejam também sentir a confiança de seu empregador, delegar novos desafios e apostar no colaborador dá respeito e mais liberdade de expressão a ele. Recompensa pode ser um grande estímulo para a realização de novas tarefas.
Treinamento de funcionários
. Treinamentos como workshop, palestras, atividades práticas, tudo isso pode ajudar a aumentar o desenvolvimento profissional e é um investimento no salário emocional.
Qualificação do líder
. Não adianta instruir e orientar seus colaboradores se o líder não estiver bem preparado para desempenhar a função. Já encontrei diversas vezes líderes que não sabiam orientar, que não tinham uma boa gestão e que trouxe perda emocional e consequentemente financeira para a empresa. Os líderes também precisam de qualificação, especialização para poder administrar bem a sua equipe de trabalho e evitar o caos. É comum encontrar líderes que em vez de motivar, agem ao contrário, em vez de despertar talentos, os oculta. Por medo? Talvez, mas em todo caso é preciso treinar a todos.
Clima organizacional
. O clima organizacional está diretamente ligado com a satisfação do salário emocional, algumas perguntas devem ser feitas, como:
-
É um bom ambiente de trabalho?
Advertisement -
O trabalho promove algum risco à saúde ou à vida?
-
Dá os meios e materiais adequados de trabalho?
-
Como anda a fisionomia dos funcionários?
-
Os funcionários são ouvidos?
-
Os funcionários são reconhecidos, de que forma?
Advertisement -
A lei é cumprida quanto a seus direitos e deveres no trabalho?
-
Sua remuneração é compatível ao cargo?
-
Qual a última vez que foi dado aumento salarial?
-
O que o colaborador recebe é o suficiente para suprir suas necessidades? (Isso envolve gastos com educação dos filhos, alimentação, despesa com estudos particular, doença pré-existente, deslocamento para o trabalho, entre outros. Deve-se colocar no lugar do funcionário e oferecer melhor remuneração).
-
O trabalho é desafiador?
Advertisement -
Traz desenvolvimento profissional?
-
O aprendizado é contínuo?
-
Que benefícios são oferecidos?
-
Qual a taxa de satisfação?
-
Os funcionários têm abertura para contribuir com ideias?
Advertisement -
Essas ideias são executadas pela empresa?
-
Há bom ou mau desempenho?
-
Com que frequência há falta dos colaboradores? (Se houver bastante frequência, isso indica grande nível de insatisfação).
-
Os colaboradores mostram ou não soluções estratégicas?
-
Criam ou sugerem projetos para aumentar ou melhorar o faturamento e a satisfação dos clientes?
Advertisement -
Qual o índice de inadimplência?
-
O colaborador obteve algum sucesso material ou financeiro desde que começou a trabalhar na empresa?
-
Há segurança no trabalho?
-
Existe qualidade no suporte técnico?
-
Tem equipamentos de segurança de trabalho para todos?
Advertisement -
O ambiente é insalubre ou periculoso?
Todas essas perguntas servem como base para saber se seus funcionários estão satisfeitos ou não com a remuneração emocional que recebem.
Um bom líder sabe se colocar no lugar de seu colaborador e verificar por si só, se estivesse sob as mesmas circunstâncias que ele, se estaria feliz ou não com o que recebe de seu empenho.