Como prosperar a partir de sua renda atual

Saiba como ser próspero começando com os seus recursos atuais.


Antonio Alexandre Silva Neto

Quando chega a data de pagamento, para os assalariados, é comum ouvirmos a seguinte pergunta no expediente de RH: “Já chegou o miserite?”, referindo-se ao holerite.

Essa conotação de miséria aos rendimentos recebidos passa a sensação de derrota constante, mês a mês. Não importa os esforços que se faça para aumentar o salário, será sempre uma miséria. Portanto, não será possível obter prosperidade a menos que se ganhe uma fortuna em prêmios para compensar. As filas das lotéricas estão sempre cheias, principalmente quando os prêmios se acumulam.

Eis a questão: É possível obter prosperidade a partir do seu salário atual?

Antes de responder essa pergunta é preciso conhecer os conceitos de riqueza e prosperidade.

Quando as pessoas pensam somente no dinheiro e seu salário, pensam em ser ricos. Querem uma grande soma para ter poder de compra, adquirir posses, bens materiais. Por essa razão sempre acham que ganham pouco. Riqueza é diferente de prosperidade.

Prosperidade significa, dentre outras coisas, aumento de algo que se possui. Nem sempre uma pessoa rica é próspera. Isso porque se adquire riquezas (posses, bens) também por meios ilícitos. E os bens não duram para sempre e podem ser furtados. Bens em relação a prosperidade são voláteis.

Já uma pessoa próspera, é rica. A prosperidade está intimamente ligada ao sentimento de felicidade e desenvolvimento. Nesse sentido, uma pessoa que não tinha trabalho ou renda, quando assume um emprego e recebe seu primeiro salário, ela prosperou por que houve elevação social e desenvolvimento.

Advertisement

Se olhar para sua renda como algo que pode ser ampliado, então será próspero na medida de seu crescimento em cada momento que atingir objetivos e realizar seus projetos.

De maneira prática:

  • Seja grato por sua renda. Você a conquistou por merecimento. Você escolheu a profissão que sua habilidade atual permite recebê-la. Há pessoas que não têm trabalho ou emprego.

  • Tenha metas e objetivos para alcançar e use sua renda adequadamente para atingi-las.

  • Faça um orçamento e planeje suas compras e obtenção de bens sem atropelo. Cada coisa tem seu momento de acontecer.

  • Tenha o hábito de poupar pelo menos 10% de seus rendimentos líquidos, mês a mês.

  • Aprenda a fazer investimentos.

  • Preserve e cuide das coisas que já possui. Manter um patrimônio sólido e constante dá satisfação e deixa herança para os filhos.

  • Obtenha bens duráveis e de valor expressivo. Não compre cacarecos que só fazem ficar acumulados e ficam obsoletos em pouco tempo.

  • Não compare as suas posses com as de outras pessoas. Seu tempo é o seu momento. Ninguém está numa competição. Siga seu ritmo e faça sua hora você mesmo.

    Advertisement
  • Aumente sua capacidade de rendimento e produção fazendo aprimoramento educacional e profissional.

  • Aproveite os bons momentos em família e com amigos. A vida não é só trabalho ou preocupações com dinheiro. Divirta-se e encontre belas paisagens ao seu redor.

Ao mudar sua visão sobre sua renda como um bem próspero, terá maior satisfação em seu trabalho e ampliará seu entendimento de como melhor gerenciá-las para aumentar seu patrimônio e atingir seus objetivos.

Abraços e sucesso sempre!

Toma un momento para compartir …

Antonio Alexandre Silva Neto

Antônio Alexandre é Tecnólogo em Gestão Empresarial e trabalha como Diretor Administrativo na Weyes Technology Solutions, empresa de inovações em Tecnologia da Informação. Autor do livro "Salário e Prosperidade", é casado, pai de cinco filhos com um neto (ou neta) a caminho. Gosta do mar, nadar e passear de bicicleta na praia, além de ler e escrever.