Como preparar seu filho para faculdade

Dicas de como motivar e preparar seu filho para se sair bem na faculdade.


Érica Keiko Nagasse Mendes

O desejo de todos os pais é dar aos filhos as oportunidades que eles mesmos não tiveram e poder ter a alegria de vê-los bem sucedidos. É de conhecimento de todos que, para se alcançar sucesso hoje em dia, é necessário muito preparo e conhecimento. Nada melhor do que o estudo para nos qualificar para estarmos prontos para abraçar, da melhor forma possivel, as oportunidades que surgem em nossa vida.

Desenvolver o talento e o hábito de estudar

É importante lembrar que as crianças têm muito mais facilidade em aprender do que os adultos.

  • As crianças sempre estão abertas para novas possibilidades e nunca se fecham para alternativas inusitadas.

  • Elas aceitam todas as novidades e encaram tudo sem o menor preconceito, sempre com a humildade de perguntar sobre tudo.

  • De acordo com especialistas, as crianças têm maior facilidade de aprender novos conteúdos porque é na infância que o cérebro está com suas janelas abertas para assimilar, de forma acelerada, novos conhecimentos.

  • É na infância que a criança tem a oportunidade de aprender a falar um outro idioma sem sotaque. O potencial é tão grande que elas podem aprender dois ou mais idiomas ao mesmo tempo sem interferência da língua materna.

Há tempo para tudo, inclusive ser criança

Mesmo com toda essa capacidade, os pais precisam ter a consciência de que as crianças não conseguem absorver tanta informação de um dia para o outro. Portanto, é recomendável que tenham paciência, não se mostrem rígidos e respeitem o ritmo da criança. Mas claro que é nessa etapa que os pais devem agir com mais sabedoria e devem direcionar os filhos, analisando o que eles mais gostam de fazer e identificando possiveis cursos que eles podem fazer no futuro, procurando desenvolver desde cedo o desejo de conhecer coisas novas.

Advertisement

Observar, guiar e nutrir

Os pais precisam, primeiramente, conhecer as habilidades dos seus filhos. Isso se desenvolve por meio de conversas francas e claras e, acima de tudo, passando mais tempo com eles, se tornando um amigo próximo. Depois de conhecer os limites e desejos da criança, o pai pode incentivar o filho ensinando a importância da leitura, ajudando-o a estudar outro idioma e apresentando para o filho algumas carreiras que possam se encaixar com a personalidade dele. Mas acima de tudo, o mais importante é respeitar a vontade do seu filho, mesmo que ela seja contraria a sua.

Quando ele estiver mais velho, já no ensino médio, é um bom momento para levá-lo em feiras de profissões. Incentive-o a conhecer o mercado de trabalho, e claro, sempre demonstre a ele que você estará ao lado dele para tirar dúvidas e motivá-lo.

Toma un momento para compartir …

Érica Keiko Nagasse Mendes

Érica Keiko Nagasse Mendes é supervisora comercial do Grupo Anhanguera Educacional.