Como posso contribuir no dia a dia para edificação da minha família

Tal qual o trabalho de uma pequena formiga é preciso constância e determinação para edificar um lar feliz. Trabalhe todos os dias com esse propósito, valerá todo e qualquer esforço.


Renata Finholdt

Todos em uma família podem e devem colaborar para edificá-la e tornar o lar um lugar de refúgio e um porto seguro, onde se recuperam as forças para enfrentar toda e qualquer jornada. Mas, para construir uma família unida, é preciso um trabalho diário de todos os membros, tal como uma pequena formiga que trabalha todos os dias um pouquinho para ajudar sua comunidade.

Algumas atitudes podem ajudar na edificação de um lar feliz. São qualidades e virtudes que precisam ser trabalhadas diariamente e que começarão a construir os alicerces desta mudança. Veja algumas delas:

Amor

  • Demonstre amor diariamente através de palavras e atos a todos os membros de sua família. Diga a eles o quanto os ama e são especiais para você. Sempre que possível, faça coisas que ajudarão a cada um, esteja presente.

Paciência

  • Procure cultivar a paciência dentro do seu lar. É como um exercício, que pode parecer difícil no começo, mas com perseverança você perceberá como agir em cada situação, demonstrando paciência e assegurando paz e tranquilidade em sua família. Seu exemplo acabará influenciando a todos.

Comunicação

  • Mantenha o diálogo. Converse com sua família sempre que tiverem um tempo. Procure saber como foi o dia de cada um com atenção e interesse. Tenha momentos junto de sua família para que possam, unidos, tomarem as decisões que afetarão a todos. Incentive esses momentos. Use palavras amáveis uns com os outros. Evite ao máximo discussões e desentendimentos. Tenha isso como objetivo.

Devoção

  • A fé é um importante alicerce para o fortalecimento de uma família. Encoraje todos para que orem juntos em família todos os dias. Ajoelhem-se e façam uma oração agradecendo pela família que possuem e pelas bênçãos que recebem diariamente. Neste momento, também é possível pedir para que o Senhor possa ajudar a cada membro da família a superar suas dificuldades. O hábito de orarem juntos tornará seu lar mais forte e feliz.

Respeito

Apesar de formarem uma família, cada membro possui uma personalidade diferente e todos precisam respeitar o jeito de ser de cada um. Todos precisam se respeitar mutuamente. Quando há respeito há felicidade também.

Dedicação

  • A dedicação em edificar e fortalecer a família precisa sobrepujar qualquer desafio que apareça. É provável que haja dias melhores e outros piores, mas a força de vontade em conquistar este desafio precisa ser diário. Será um trabalho de anos mas que valerá todo e qualquer esforço.
Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.