Como organizar uma sala de costura

Aprenda como organizar uma sala de costura de modo simples, prático e barato. Saiba como ter uma sala de costura organizada.


Maria Rogado

Você decidiu aprender a costurar, comprou todos os itens necessários à costura e ainda tem a felicidade de poder reservar um quarto em seu lar apenas para essa atividade? Que ótimo! É realmente muito bom poder se dedicar a alguma atividade prazerosa e construtiva.

Para tornar a tarefa de costurar ainda melhor, vamos analisar alguns aspectos a serem observados para uma boa organização do seu novo quartinho de costura.

Espaço

Pode ser um quartinho pequeno, mas bem organizado e apenas com os móveis necessários, o espaço poderá ser bastante otimizado.

Móveis

Para costurar não são necessárias muitas coisas, mas algumas são importantes, a saber:

Máquina de costura

quase indispensável, a não ser que você decida costurar a mão.

Mesa

para cortar o molde, o tecido e passar as roupas, o ideal é que esteja posicionada de modo que você possa dar a volta nela toda enquanto a utiliza, ou seja, sem encostar um dos cantos na parede.

Cadeira

para se sentar enquanto costura.

Advertisement

Ferro de passar roupas

para passar seus projetos durante a costura.

Estante, prateleira ou armário

para guardar os diversos materiais de costura, como linha, agulha, régua, tesoura, alfinetes, fita métrica etc.

Manequim

não é primordial, mas é bem útil para observar o caimento da roupa no corpo.

Espelho

vide item anterior.

Sabendo organizar esses itens no quarto, procurando manter espaço entre eles, o quarto, já de saída, apresentará uma aparência mais organizada.

Luminosidade

Você vai precisar de muita luz enquanto costura, já que a costura é uma atividade que requer muita concentração visual. Para não forçar os olhos e poder enxergar bem o que se está a fazer, aconselho você a utilizar boas lâmpadas e reforçar a claridade do local com luminárias.

Organizadores

Na casa todos eles são bons. No quartinho de costura, onde terá muitas peças pequenas como os botões para guardar, são praticamente imprescindíveis. Separe os itens e guarde-os juntos, como por exemplo: botões, agulhas, linhas, bobinas, alfinetes, viés, retalhos. Cada um em seu espaço fica muito mais fácil localizar quando se precisa.

Enfeites

Ao seu gosto e critério, porém, procure não enfeitar demais, não encher o quarto de bibelôs, quadros, tapetes, para não ter muito trabalho para mantê-los. Sem contar que dependendo da quantidade e do posicionamento dos enfeites, você sem querer pode acabar esbarrando em um deles ou quebrando-os. A ideia é deixar o ambiente mais limpo e agradável de estar quanto possível. Afinal, você vai passar grande parte do seu tempo nele enquanto costura.

Esperamos que estas dicas simples ajudem você a organizar seu quartinho de costura!

Toma un momento para compartir …

Maria Rogado

Maria Rogado é mãe solteira, escritora freelancer e gateira assumida.