Como obter uma boa noite de sono

Conheça os principais distúrbios do sono e dicas para alcançar o sono ideal.


Guilherme Kuceki

Que dormir é uma necessidade todo mundo sabe, passamos, ou pelo menos deveríamos passar, em média um terço do dia dormindo. Para boas dicas de ambiente, produtos e preparação para dormir, leia o artigo Sono, sono meu, por Marcelo Bighetti.

Porém, um bom colchão, boa alimentação, travesseiro ideal e até uma boa canção de ninar, às vezes não são suficientes para muitas pessoas que apresentam quadros de insônia, sonambulismo, ronco e bruxismo.

A qualidade do sono interfere muito na vida diária das pessoas, dormir mal reflete em cansaço, mal humor, dores de cabeça, dificuldade de concentração e outros sintomas desgastantes no dia seguinte.

Quais são os distúrbios mais comuns?

1- Insônia

A insônia pode ser resultado de depressão, estresse, ansiedade ou ser decorrente de alguma doença. Pode se manifestar pela demora em iniciar o sono, o acordar durante a noite e o despertar muito cedo. Pode ocorrer de forma transitória, num período de preocupação e estresse ou pode persistir por mais de três semanas, neste caso se denomina como crônica. Para combater esse distúrbio é importante diagnosticar sua causa e fazer o tratamento correto, mas alguns hábitos diários e alimentação adequada podem minimizar os efeitos.

2- Ronco

O ronco ocorre devido a obstrução parcial das vias respiratórias, isso pode acontecer por causa do ganho de gordura na área do pescoço, perda de elasticidade que acontece com o decorrer da idade, ou decorrente de uma obstrução nasal, entre outros fatores. O ronco é uma manifestação inicial de um problema mais sério chamado apneia do sono.

3- Sonambulismo

O sonâmbulo sai da cama e pode andar, ir ao banheiro, comer, realizar tarefas comuns e mesmo sair de casa, enquanto permanece inconsciente. Mas, ao contrário da crença comum, não é perigoso acordar o sonâmbulo, na verdade pode até ser perigoso deixá-lo dormindo. Ainda não existe cura para o sonambulismo.

Vale a pena adotar alguns hábitos simples que ajudam no processo de pegar no sono e dormir bem, assim como:

Advertisement
  • Beber leite morno, pois o leite contém triptofano, que é um aminoácido essencial, ele age como um indutor natural do sono.

  • Evitar o consumo de frituras e alimentos gordurosos antes de dormir.

  • Evitar bebidas estimulantes como chá preto, chá mate, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas antes de dormir.

  • Tente dormir sempre no mesmo horário.

Dormir é uma das coisas boas da vida, portanto você não precisa conviver com dificuldades para ter boas noites de sono. 

Toma un momento para compartir …

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.