Como o homem vê a si mesmo? E como ele vê a mulher?

É bem sabido que existem muitas diferenças entre o homem e a mulher. Mas como o próprio homem vê a si próprio? E como ele vê as mulheres?

Luiz Higino Polito

Levando-se em conta que os homens são diferentes uns dos outros, e que tiveram comportamentos diferentes nas diversas eras da humanidade, vamos tentar analisar como um homem vê a si mesmo hoje em dia, e como esse homem vê a mulher.

O que é ser “homem”?

O dicionário diz que o homem é um “Indivíduo masculino do gênero”, e uma “Pessoa do sexo masculino que demonstra força, coragem ou vigor”. Além dessa definição “fisiológica” do dicionário, o que poderíamos acrescentar a essas definições de “homem”?

O nosso sargento do Tiro de Guerra, quando servi o Exército, há muito tempo, “…nos exortou a sermos “homens de verdade”, e não somente meninos, e dizia que o fato de termos desejo sexual por uma mulher não era prova nenhuma da verdadeira masculinidade”. Os animais também têm desejos sexuais. Completava dizendo que masculinidade tem a ver com ser responsável, cumprir os compromissos assumidos, respeitar os outros, etc.

O homem moderno

O filósofo Demóstenes disse que “É extremamente fácil enganar-se a si mesmo; pois o homem (ser humano) geralmente acredita no que deseja”. Podemos dizer, então, que uma coisa é o que o homem pensa que ele é (o que ele deseja ser), e outra coisa, o que ele realmente é. Neste artigo vamos nos concentrar apenas no que o homem moderno pensa que ele é.

Confuso quanto aos papéis que têm de assumir

“Cada homem se vê às voltas com um emaranhado de papéis e estereótipos que se misturam, se defrontam e se transformam a cada momento”, diz o psiquiatra Dr. Luiz Cuschnir, em seu livro Masculino – Como Ele se Vê/Feminina – Como o homem vê a mulher. Este psicoterapeuta pediu a muitos homens que escrevessem o que eles pensavam qual seria o papel que eles deveriam assumir como homens. Da lista que surgiu daí, eis algumas coisas que os homens escreveram:

Advertisement

Ser homem é

1. Ser provedor econômico da família

2. Ser reprodutor

3. Tomar decisões familiares

4. Tomar a iniciativa nas relações sexuais

5. Conseguir ter (ou já ter tido) a mulher amada

6. Não ser machista

7. Conviver bem com seus medos

8. Ser livre e dono de si

9. Ser afetuoso e amoroso

10. Fazer os trabalhos braçais

11. Proteger (a mulher) mesmo que ela não queira ser protegida

12. Proporcionar e permitir prazer e liberdade para si e sua parceira

13. Manter sempre a esperança de melhora

Por esta lista, vemos que o homem moderno tem o desejo de ser o provedor, ser forte em suas emoções e fazer sua companheira feliz, mas nem sempre ele consegue isso, devido a muitos fatores. Nem todos amadurecem a ponto de conseguirem exercer com sucesso tais papéis. Muitos não tiveram as condições familiares ideais para se tornarem amadurecidos e têm muitas dificuldades nos seus relacionamentos.

Na verdade, a vida moderna não facilita muito o desenvolvimento de homens fortes, viris e ao mesmo tempo amorosos e compreensivos.

Como o homem vê a mulher

Dependendo de quão amadurecido seja um homem, sua maneira de ver a mulher será muito diversificada, podendo levá-lo a ver a mulher como um simples objeto sexual, ou vê-la como uma pessoa com direito a se realizar emocional, cultural e financeiramente.

“As relações amorosas entre homens e mulheres ‘modernos’ contêm suas armadilhas. Cada um quer exercer o seu poder e se, aparentemente, consegue, não imagina que possa haver, (do outro lado), um poder altamente eficaz e atuante na relação a dois, o poder é uma grande ilusão quando não é compartilhado; só é efetivo quando os dois caminham no mesmo sentido”. (Dr. Cuschnir).

O que as mulheres realmente desejam dos homens

Para concluir, nada melhor do que vermos o que disse a especialista na prática do psicodrama, Zerca Moreno, sobre o que as mulheres desejam dos homens: “(…)nós queremos ser respeitadas por nossas realizações, que são enormes, mesmo se diferentes. Queremos ser conhecidas e tratadas como iguais, sócias, colegas, amigas, assim como companheiras, e nada menos”.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!