Como melhorar sua atitude em relação ao ciúme do cônjuge

Para uma relação estável e respeitosa, são necessárias algumas atitudes benéficas. O ciúme pode ser uma grande armadilha para brigas e desentendimentos.

Fernanda Ferraz

Uma considerável parte das crises e desentendimentos constantes no casamento acontecem porque algumas atitudes são egoístas e ciumentas. Irei falar sobre como melhorar suas atitudes em relação ao seu cônjuge que, sendo aplicadas, certamente trarão mais harmonia e entendimento dentro da relação.

Não existe meu, mas nosso

Depois do casamento, não deve existir mais “aquela” mesquinha individualidade – não é “seu carro, sua casa, seu computador, seu dinheiro”. Um casamento é feito de parceria, de compartilhar, isso significa tudo, sentimentos, ideias, sonhos e finanças. Se quiser um relacionamento duradouro e feliz, terá que abrir mão do “meu” e passar a dizer e a viver o “nosso”.

Para quê segredos?

Já ouvi a infeliz ideia de que num casamento deve haver segredos! Para quê isso? Para enganar, machucar e esconder? A não ser que o segredo seja temporário, a fim de presentear. Para mim e os grandes construtores de casamentos felizes, não existe razão nenhuma em manter segredos! Segredos negativos são destruidores de relações amorosas, de uma amizade construída com base na confiança e mais uma vez mostra egoísmo.

A mentira

A omissão, pode ser também muito prejudicial e ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma mentira. Deve-se ter muito cuidado com esse tipo de atitude ao omitir os fatos. Pequenas mudanças de ações inexplicáveis, podem criar grandes confusões para sua vida e trazer muita infelicidade. Mentir ao dizer que vai ficar no trabalho até mais tarde para resolver umas pendências, e na verdade estar na companhia de outra pessoa, não ser honesto, ter intenções maléficas e destrutivas a respeito do próprio casamento, é altamente prejudicial, inclusive para a saúde espiritual. Trata-se de infidelidade e é o caminho para um futuro divórcio ou uma crise no casamento, trazendo dor desnecessária.

Evite contatos

Homens e mulheres devem valorizar-se e respeitar seu cônjuge e filhos, nunca devem se aproximar intimamente de outra pessoa, a não ser seu cônjuge. Evite contatos que parecem inofensivos e que não o são, como toques nas mãos, acariciar os cabelos, elogios impróprios sobre a beleza do outro, beijos no rosto (que facilmente podem ser desviados para a boca), convites informais com pretexto de falar sobre negócios, quando na verdade o intuito é destruir seu casamento, e que seduz e o deixa confuso sobre seus sentimentos pelo seu cônjuge.

Advertisement

Arrume-se

Mantenha-se bonito e arrumado para seu cônjuge, independente de quanto tempo se tenha de relacionamento. Aja como se estivessem no início do namoro, onde tudo encanta e estar na presença do outro em qualquer dia, é maravilhoso!

Dê tempo

Não dê desculpas que o trabalho toma todo seu tempo para a família. Sua família deve ser prioridade em sua vida, nada deve vir antes dela. A família é a base do ser humano, o alicerce, é onde facilmente deve se encontrar apoio, carinho e força.

Façam atividades juntos

Fiquem e passem mais tempo juntos, conversem mais, sobre qualquer coisa, não permitam que o silêncio tome conta do seu relacionamento ou que o vazio torne-se amigo de ambos, sejam criativos, passeiem mais, sorriam mais um para o outro…

Sejam humildes

A humildade deve fazer parte constante da atitude de um casal, humildade nada tem a ver com pobreza, e sim com generosidade, amabilidade, coerência, respeito, afeto. Compreender que um casamento não é feito sozinho e que se desfazer de um relacionamento para entrar em outro, com o desejo de ser mais feliz, não ocorrerá. Você deve ser feliz com quem escolheu para casar, mudar de relacionamento como se muda de roupa, não é bom. O que acontece é que um indivíduo casa, depois encontra mil motivos para dizer que o outro o faz infeliz, então se separa e casa novamente, e em todos os outros relacionamentos passados, descobre que não houve amor, talvez temporariamente atração, mas isso passa e aí novamente a pessoa indecisa está no mesmo dilema, de empurrar o relacionamento com a barriga ou se divorciar.

Se esse é o seu caso, faça uma autoanálise, certamente o problema está em você e você só está buscando desculpas e justificativas para fazer algo que sabe no fundo não ser o correto.

Advertisement

Com boas atitudes, um casamento pode ser salvo e a antiga felicidade perdida pode ser restaurada. Se persistir, vai ver que nunca deixou de amar, apenas fechou os olhos para seu amor!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.