Como manter roupas bem lavadas em uma rotina corrida

A rotina deve ser bem planejada e ter disciplina é outra tarefa.

Beth Proenca Bonilha

Máquinas de lavar, secadoras, tanquinhos, produtos que prometem lavar a roupa quase que milagrosamente são diversos no mercado. Aliás, a cada dia surge um novo produto ou um velho reformulado.

Mesmo com todas essas facilidades ainda há o grande desafio de manter as roupas limpas sem machas ou que se acumulam por causa da rotina exacerbada que as mulheres levam hoje em dia. Muitas trabalham fora, muitas não trabalham, mas tem compromissos com as atividades de seus filhos, cuidam da casa, fazem compras, entre tantas outras tarefas.

Pode parecer piegas, mas devo confessar que de todos os serviços de uma dona de casa lavar roupas é o meu preferido. Sim, gosto de sentir o frescor, o cheiro de limpeza e maciez ao guardá-las nas gavetas. Tenho seis filhos, às vezes, os netos estão em casa também e como trabalho oito horas diárias, tenho uma ótima companheira de trabalho, uma máquina de lavar do tipo tanquinho com centrífuga acoplada a ela. É excelente!

A rotina deve ser bem planejada e ter disciplina é outra tarefa que não pode falhar.

As dicas são:

Advertisement

Separar a roupa

corretamente é o passo mais importante. Muitas pessoas pensam que separar por cor é o suficiente, mas não é o mais prático. Sugiro que a separação deva ser feita da seguinte forma:

  • Por tipo de tecido, por exemplo, malha, algodão, tecido fino, jeans, brim, sintéticos. Depois de separadas por tipo de tecido, separar por grau de sujidade e cor.

  • Preparar baldes ou bacias com o sabão em pó ou líquido bem diluído. De nada vai servir colocar o sabão e não dissolver bem o produto para que a ação seja eficaz.

  • As peças com grau de sujidade mais elevada devem ser deixadas de molho por mais tempo, ou seja, serão as últimas a serem lavadas.

  • O mínimo de molho que a roupa deve ficar é por 20 minutos, pois as tramas do tecido em contato com a água e o produto de lavagem abrirão e a sujeira se soltará ou amolecerá. Enquanto as peças estão de molho, você poderá fazer outra coisa e quando for lavá-las, estarão muito mais fáceis de limpar.

    Advertisement
  • Após 20 minutos, começar a lavar as peças menos sujas e mais claras, evitar colocá-las na água do molho neste momento, prefira água e sabão novos, porém o produto poderá ser utilizado em menor quantidade para não saturar as tramas do tecido e causar as desagradáveis manchas esbranquiçadas nas roupas.

  • Se for utilizar tanquinho, a vantagem é que você pode reaproveitar a água das roupas mais limpas e mais claras para bater as que são mais escuras. Após bater as peças que ficaram de molho, o passo mais importante é o enxágue. Costumo passar a peça pela água corrente, rapidamente, e colocá-la em uma grande bacia e deixar por, aproximadamente, cinco minutos de molho. Enquanto isso, enxágue as outras peças.

  • Após os cinco minutos de molho na água limpa, coloque-as para centrifugar, é neste momento que se coloca o amaciante, mas em pouca quantidade, pois ele pode deixar a peça ensebada ou com machas também. O amaciante é bom para dar um cheirinho na roupa, um truque que utilizo é na hora diluir o amaciante muito bem diluído e colocar a mesma quantidade de vinagre branco. O vinagre ajuda na limpeza, desinfecção das peças e é um excelente amaciante.

Dicas importantes

  • Aproveite a água do molho de enxágue para lavar as peças que estão aguardando serem lavadas no molho com o sabão.

  • Como o processo é lavar as mais limpas e claras primeiro, há muita economia de água e a garantia de que a lavagem será bem feita.

    Advertisement
  • Ao terminar a centrifugação, retire as peças da máquina e, ao por no varal, sacuda a peça, isso fará com que fique menos amassada quando secar.

  • Nunca coloque para secar ao sol peças escuras, e não deixe as roupas por muito tempo após estarem completamente secas.

  • Lave roupas íntimas separada de qualquer outra peça, não coloque amaciante, mas pode colocar uma tampinha de vinagre branco. Lembre-se de enxaguá-las bem.

  • Para que a roupa fique fácil de passar ou mesmo nem precise ser passada, retire peça por peça e dobre como se tivesse passado a ferro ainda quente e vá empilhando uma sobre a outra, o calor das peças e a posição que você a deixou fará com que não precisem ser passadas ou pelo menos facilitará muito esse trabalho.

  • Um ótimo tira manchas é o detergente de cozinha neutro ou de coco. Coloque-o puro na mancha com a peça ainda seca, deixe por cinco minutos e depois coloque de molho como as outras peças e lave normalmente.

    Advertisement
  • O uso do sabão em pedra é muito eficaz. Se a roupa estiver encardida, mesmo após todo o processo, ainda permanecer com vestígios de sujeira, coloque a peça na base reta do tanque, passe o sabão em pedra e esfregue, deixe de lado por cinco minutos, e faça o processo de enxágue.

Parece tudo muito complexo, mas na rotina diária irá perceber que é prático e eficaz, pois só colocar a roupa na máquina e por no varal pode parecer mais rápido, mas certamente com o tempo você começará a ficar incomodada com o aspecto da roupa. E esse processo deixará você livre enquanto a roupas estão no processo do molho e lavagem.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu