Como limpar profundamente sua cozinha

Preparar os alimentos de forma saudável também requer um ambiente limpo e higienizado. A limpeza da cozinha é muito importante. Veja algumas dicas de como fazê-la.


Renata Finholdt

Preparar refeições, pequenos lanches, bolos, doces e quitutes para a família é algo que faz parte da vida de muitas donas de casa. No entanto, para que todas essas coisas gostosas possam oferecer ainda mais saúde, é preciso manter a cozinha, local onde elas são preparadas, bem limpa e higienizada.

Limpar rigorosamente a cozinha semanalmente é algo necessário e primordial, afinal a preparação de alimentos requer cuidados de higiene, mas durante os outros dias da semana é fundamental mantê-la sempre limpa. Para os cuidados diários de higiene, evite deixar a pia suja e cheia de louças, lave, seque e guarde as louças. O piso também deve ser limpo toda vez que a cozinha for utilizada para o preparo de alguma refeição, para isso, um pano umedecido em um limpador de sua preferência é o suficiente. Procure limpar o fogão sempre depois de utilizá-lo.

Já no dia da limpeza, separe os materiais necessários e mãos à obra.

  • Comece pelo teto, enrolando um pano limpo em um rodo ou vassoura, é possível limpar o teto e aqueles cantinhos onde pode juntar poeira.

  • Os azulejos precisam ser limpos, porque a gordura proveniente do preparo dos alimentos engordura esses revestimentos. Uma esponja umedecida em um limpador e detergente faz bem essa função. Esfregue a esponja nos azulejos e naqueles lugares mais difícieis, você pode contar com a ajuda da vassoura envolta em pano umedecido. Depois de esfregá-los bem e secar com a ajuda de um pano, você ainda pode passar um pouco de álcool para que eles sejam bem higienizados.

  • Os armários são um capítulo à parte. Eles devem ser limpos por dentro e por fora. Para isso, um pano ou esponja umedecida em água e detergente e depois um pano seco colaboram para que seus armários fiquem bem cuidados.

  • Geladeira e fogão também fazem parte da limpeza. Limpe a geladeira por dentro quinzenalmente, com um pano úmido. As prateleiras removíveis podem ser lavadas com água e detergente e bem secas antes de retornarem ao interior do refrigerador. O fogão pode ser limpo com a ajuda da parte macia da esponja, já o forno conta com aqueles limpadores específicos para essa função. Porém, é preciso cuidado na hora de manter contato com esse produto, ele é um limpador de gordura bem potente, use luvas e tenha todo o cuidado. Coifas e depuradores de ar também precisam de higienização, use a esponja com detergente e seque bem depois.

    Advertisement
  • Não descuide do micro-ondas.Retire o prato e lave-o na pia com água e sabão. Dentro do aparelho, uma esponja macia umedecida em água fará um bom trabalho. Depois, seque-o com o auxílio de um pano seco.

  • Lave bem a pia com água e sabão. Para os cantinhos, tenha uma escova de dentes usada apenas para essa função e, depois da pia bem limpa, seque-a bem.

  • Para o chão, uma mistura de água, detergente e seu limpador perfumado preferido. Esfregue bem com a ajuda de uma vassoura para que toda a gordura seja removida, remova com água e seque com um pano seco. Pelo menos uma vez por semana é importante fazer a limpeza do piso da cozinha com água e sabão para eliminar toda a sujeira, nos outros dias, não descuide, um pano umedecido com o limpador perfumado precisa ser usado.

  • Limpe também as portas e janelas e todos os móveis de cozinha, mesas, cadeiras, prateleiras.

Mantendo a cozinha sempre limpa e organizada, o dia dedicado à “faxina” dela será mais fácil. Com esse ambiente bem limpinho, você poderá fazer com tranquilidade todos aqueles pratos deliciosos para sua família.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.