Como lidar com uma nora que joga o filho contra a mãe

É importante que a sogra reflita sobre as situações conflitantes na relação com a nora para evitar novos confrontos e harmonizar a relação familiar.


Suely Buriasco

A dificuldade de relacionamento entre sogras e noras não é surpresa para ninguém. Desde que o mundo é mundo ouve-se falar nisso. O fato é que chegam a comparar as sogras com bruxas e muitas piadas são feitas sobre isso. Entretanto, olhando a situação com a seriedade necessária não é difícil concluir que se há conflito, existem, no mínimo, duas partes que o fomentam.

O relacionamento nora e sogra é, muitas vezes, baseado na disputa pelo amor do mesmo homem. O que corresponde a um grande contrassenso, afinal uma é a mãe e a outra a esposa. O pior é que no meio disso tudo está o homem, filho e esposo, que sem saber como agir e acaba se indispondo com as duas. Se você sente que isso está acontecendo com seu filho e que ele está triste ou ressentido com a situação, algo precisa ser feito.

Analisamos como a sogra deve agir em cinco situações propostas na matéria Sete atitudes da nora prejudiciais à relação com a sogra:__

1. A nora tenta afastar o marido e os filhos do convívio da sogra

“. Essa é uma situação muito delicada, mas pense: se você não faz o mesmo, isso é se não tenta afastar seu filho dela, então a atitude de sua nora perde força porque seu filho vai perceber a diferença no proceder de vocês.

2. Não dar ouvidos à opinião da sogra

“. Você sente que tudo o que fala é tido por sua nora como bobagem e nada ela acata? Muito bem, então pare de dar palpites. Contenha as suas opiniões e se achar de grande necessidade a sua intervenção fale em particular com o seu filho. Mas muito cuidado para não fazer disso uma crítica ou você recairá na primeira questão.

3. Falta de respeito com a sogra

“. Claro que você não tem que aceitar tudo para manter a harmonia, até porque seria uma situação falsa. Falta de respeito é inadmissível e, se você se sente desrespeitada deve falar disso com a sua nora. Nesse caso é recomendável deixar seu filho fora da questão.

4. Ela não está cuidando do meu filho e dos meus netos direito

“. Isso pode doer muito, mas você terá que respeitar a forma como funciona a família que seu filho formou. Se eles estão convivendo bem assim, não deve ser você a fazer objeções. Lembre-se que cuidar diferente nem sempre significa cuidar melhor ou pior e emancipe a nova família.

Advertisement

5. Tratar a sogra como uma inimiga

“. Nesse caso o conflito já se instalou e você terá que fazer uma autoanálise para detectar o que você poderia ter feito diferente para que a situação não chegasse nisso. O caminho para reverter a relação pode ser sinuoso, mas certamente valerá a pena. Mude o tratamento com a sua nora e ela acabará percebendo que é mais sadio e inteligente mudar também.

O melhor a fazer é não entrar em posição de disputa com a sua nora, deixando sempre muito claro que os papeis de vocês são diferentes e igualmente importantes na vida do homem que vocês duas amam. Procure ser uma sogra compreensiva e amorosa, entenda a atitude da sua nora como imatura e aja de forma que ela perceba que não existe ressonância nesse proceder. Seja o elemento pacificador da relação e a harmonia se fará naturalmente.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.