Casamento
    Filhos
    Superação
    Saúde

Como lidar com um cônjuge que não respeita suas crenças religiosas

Reflexões sobre a importância do respeito das crenças religiosas nas relações amorosas e como alcançá-lo através da firmeza dos princípios e da fé.

Suely Buriasco

Respeito é o elemento fundamental no casamento, até porque onde não há respeito, não há entendimento e muito menos harmonia. O ideal é que esse tipo de incompatibilidade seja resolvido antes do casamento, mas infelizmente o mais comum é que os nubentes protelem a situação para depois da efetivação do casamento.

Intolerância

No livro “Mediando Conflitos no relacionamento a dois”, trato das questões mais comuns que envolvem a intolerância no casamento e uma delas é a religiosa: “As diferenças religiosas, infelizmente, ainda causam graves conflitos nos relacionamentos, principalmente em relação à educação religiosa dos filhos“. A intolerância não pode ser alimentada pela aceitação servil, também não se pode combatê-la no mesmo nível; duas pessoas intolerantes jamais chegarão a um acordo. Nesse sentido é importante que se tenha em mente que um não pode obrigar o outro à conversão; esse é um processo que se faz na intimidade do ser. Portanto, responder à intolerância com tolerância e mansuetude é atitude sábia, pois a maneira como um cônjuge lida com o outro é fundamental para a saúde da relação.

Renúncia

Quando um cônjuge desrespeita as crenças religiosas do outro a situação é muito difícil, pois forma-se um impasse: quem deverá ceder? Mesmo que encontrem um consenso, pode resultar em muitos sentimentos dolorosos como culpa, rejeição e dor. Assim, não se pode decidir pela renúncia sem genuína certeza de que conseguirá manter-se bem da mesma forma. A renúncia no casamento é uma ação benéfica quando praticada por ambos os cônjuges, dessa forma ceder não pode ser fruto do servilismo e da humilhação. Os valores de cada um fazem parte de suas personalidades e devem ser sempre considerados. Insira princípios que você crê nos contextos do dia a dia; isso fará com que seu cônjuge observe que sua crença vive em você.

Diálogo

Entendimento se faz através da conversa amiga e desprovida de acusações, queixas e cobranças. É assim que se deve esclarecer ao cônjuge sobre os sentimentos em relação à crença religiosa e a importância dela para a própria vida. É importante procurar falar de sentimentos e usar de muita afetividade para facilitar a flexibilidade do cônjuge. Também não se pode transformar o diálogo numa pregação, quem quer ser respeitado, primeiramente, tem que dar o exemplo. Outro ponto muito importante que exigirá muita paciência e diálogo é sobre como vão educar os filhos, afinal o casal deve estar alinhado de preferência antes mesmo que o filho nasça. Nesse sentido, muitos casais ensinam as duas religiões e deixam a criança escolher qual seguir quando tiver maturidade para isso. Havendo respeito, o entendimento acontece.

Fé

Advertisement

Não se pode ser íntegro sem viver em verdade, sem ser e praticar o que se acredita e ter fé nisso. Por isso uma pessoa de fé segue firme em seus princípios, testemunhando os próprios valores na vida. Administrar uma situação de incompatibilidade não é tarefa fácil, mas é possível, principalmente quando, pelo menos um dos cônjuges, compreende que no fundo toda religião fala de amor, de equilíbrio e fé. E é essa concepção que pode transformar a resistência do cônjuge intolerante, agindo com firmeza e benevolência será possível demonstrar que religião não pode ser um obstáculo para a felicidade no casamento, muito pelo contrário.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Advertisement

Ideias de presentes para o Dia das Mães que vão encantar a sua

6 tradições antigas que deveríamos resgatar para sermos mais felizes

Ataque às escolas e videogames, a relação que não se confirma

Pequenos detalhes, grandes resultados

Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la

4 problemas comuns na adolescência

Como influencia o mês de seu nascimento em sua personalidade e temperamento, segundo a ciência

Constipação: 10 remédios naturais para tratar

O déficit de atenção de uma criança pode estar relacionado à idade da mãe, segundo um estudo

3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Los Artículos Más Buscados

  1. 240 nomes COMPOSTOS – clássicos e modernos – para meninos e meninas
  2. 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens
  3. 6 remédios que podem lhe matar (você tem eles dentro de sua casa)
  4. 11 brincadeiras para divertir os adolescentes
  5. Desafio dos 40 dias: Casamento à Prova de Fogo
  6. 8 coisas que os homens SÓ fazem com a mulher que amam
  7. 5 sinais de que seu marido não lhe ama mais
  8. 7 métodos supereficazes e caseiros para saber se você está grávida agora, sem gastar dinheiro em um teste
  9. Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem
  10. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis
Advertisement
Facebook
Seguir
18,235,315
Twitter
Seguir
3,881,246
Pinterest
Seguir
491,879
Instagram
Seguir
52,600
YouTube
Seguir
35,503
RSS Patrocinadores Términos de uso Privacidad Não Vender Meus Dados Diretrizes da Comunidade Patrocinadores Anuncie PKV DominoQQ BandarQQ Judi Bola

Familia.com.br não fornece aconselhamento financeiro, legal ou médico. Por favor, consulte um profissional. Veja informações adicionais

© 2025 Copyright Familia. Todos os direitos reservados

Close Ad
pkv games slot88 dominoqq pgsoft slot pulsa slot hoki slot demo bandarqq togel hk sbobet88 mpo slot idn slot bocoran admin jarwo togel singapore online bandarqq pkv games jam hoki main slot poker online dominoqq pgsoft slot77 mix parlay judi online pkv games pkv games slot deposit pulsa tanpa potongan pkv games hk